Os cobogós são um tipo de revestimento muito popular na arquitetura brasileira. Apesar da sua tradição, hoje em dia é possível encontrar uma variedade muito grande de modelos, o que permite que você escolha o estilo do elemento vazado para o seu projeto.
Além de muito belo, este revestimento oferece uma grande funcionalidade, podendo ser aproveitado em praticamente qualquer espaço. Para que você possa entender um pouco mais sobre como ele pode fazer a diferença em sua casa, o Arqplace preparou 5 dicas de usos diferentes para os cobogós.
Talvez a principal utilidade do cobogó seja servir como uma ótima divisória de ambientes. Por ser vazado, esse revestimento pode ainda permitir uma certa conexão entre os cômodos, mesmo estando separados.
As várias cores e formatos encontrados permitem que você use a criatividade e aproveite essa vantagem do cobogó onde achar necessário em seu projeto. Os elementos vazados são muito utilizados para dividir salas, cozinhas e até áreas de lazer, por exemplo.
Um outro uso muito recorrente do cobogó é como um ótimo elemento para decoração. Como comentamos no item anterior, é possível encontrar vários formatos e cores deste revestimento. Ou seja, você pode escolher o modelo que mais combina com seus gostos e usá-lo para compor a decoração da casa.
Além disso, você também pode combinar esse uso com outras funções que os cobogós oferecem. Afinal, a decoração de um imóvel também pode colaborar com a funcionalidade.
A iluminação natural pode transmitir uma sensação de muito aconchego para a sua casa e ainda proporcionar uma certa economia de energia elétrica. O cobogó é um revestimento que pode proporcionar este efeito.
Por ser um elemento vazado, ele permite a passagem de luz, o que mantém os ambientes bem iluminados e de forma natural. Além disso, o cobogó projeta algumas sombras em formatos muito atrativos, o que também colabora com a sensação de conforto.
O mesmo motivo que faz do cobogó um excelente revestimento para quem busca uma iluminação natural dentro de casa, também faz com que ele seja ótimo para deixar os ambientes bem ventilados.
Os elementos vazados permitem a passagem de ar. Assim, são ótimas opções para quem quer espaços bem arejados, o que inclusive é uma tendência da arquitetura no pós-pandemia.
Os cobogós podem também ser aproveitados como nichos para guardar objetos. Este tipo de uso depende muito de sua criatividade e de seus gostos. Muitas pessoas procuram os elementos vazados para salas ou até escritórios, já que eles são ideais para receber livros e jornais.
Além disso, este revestimento pode guardar alguns vasos de planta, o que também contribui com a decoração do local. Outras pessoas também aproveitam essa funcionalidade para construir adegas. No Arqplace você encontra o modelo cobogó garrafeira, da Cerâmica Martins, ideal para abrigar de forma segura os melhores rótulos de vinho.
Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…
A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…
A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…
Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…
A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…
A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…