Categories: Arquitetura

Toda a liberdade da decoração eclética

Às vezes você tem a vontade de comprar um cobogó ou vazo que não combina em nada com o sofá ou a mesa? Sua vontade de levá-lo resume-se apenas ao encanto que sentiu quando viu o produto? Se sim, é muito provável que você seja uma pessoa que prefira o estilo eclético – um estilo muito discutido no mundo das artes e da filosofia. E muito se engana quem pensa que o ecletismo é atual na arquitetura, pois ele tem uma vasta história documentada enquanto movimento arquitetônico.

A decoração certa nem sempre é sobre padrões. Muitas vezes é sobre você se sentir bem e amar o lugar que está: é aí que entra a decoração eclética, que combina uma variedade de influências e períodos para criar um todo pouco convencional e, acima de tudo, extremamente pessoal.

Cores

Esse é um ponto muito importante, afinal são com as cores que toda decoração pode ser unificada, com peças de cores similares, agrupadas em conjunto. E melhor, a decoração de cada móvel pode conversar. Imagine cores suaves e neutras como plano de fundo, combinando com pequenos toques de cores mais vibrantes, enquanto o mobiliário transita entre acessórios de inspiração asiática e móveis de estilo mais tradicional, em madeira mais escuras.

Fator surpresa

Talvez seja o que mais amamos na decoração eclética: o fator surpresa. É um aspecto quase essencial no ecletismo, que muitas vezes faz o ambiente eclético parecer coeso. Nessa hora a cor também pode ser a sua aliada. Imagine uma parede com um laranja bem clarinho, criando harmonia com algumas plantas e um sofá terracota. Entende? O limite é a sua criatividade que impõe.

Tecidos e texturas

Que tal optar por uma infinidade de texturas de acordo com seu gosto? É possível. E ainda combiná-los com uma variedade de cores, assim cada cantinho da casa vai ganhando a sua cara. É indicado escolher um esquema de cores previamente, de acordo as suas preferências, sempre tendo em base os tons neutros e adicionar detalhes de cores sólidas ou texturizadas, como citamos acima.

Então, gostou das dicas? Nós, da Arqplace, particularmente gostamos muito desse estilo, por não limitar a criatividade e permitir criar espaços do jeito que gostamos. Mas, é preciso tomar cuidado para não cair em exageros. Tente criar um elo de ligação entre cada peça, seja pela textura, cor ou até significado de cada tema para si. O resultado é sempre incrível e muito íntimo.

Ah, você pode contar com a Arqplace para te ajudar nessa missão. Possuímos uma grande variedade de itens, com toda certeza muitos serão exatamente o que você procura. Para melhorar e facilitar para você, ainda entregamos para todo Brasil, com toda segurança. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Blog Arqplace

Recent Posts

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

3 dias ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

6 dias ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

1 semana ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

2 semanas ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

3 semanas ago

Casa estilo rancho: O que usar para ter um visual rústico em casa

Sonha em ter uma casa estilo rancho, aconchegante, com a rusticidade e com a beleza…

3 semanas ago