Search
Close this search box.
5 Min

5 elementos da bioarquitetura que você pode aproveitar em sua casa!

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Para encerrarmos a nossa série sobre bioarquitetura, hoje nós vamos fazer uma proposta bem mais prática: que tal conhecer alguns elementos que tem influência nesse estilo e que podem compor os seus projetos de uma maneira bastante natural?

Ao longo dos conteúdos que criamos, nós reforçamos como a bioarquitetura se pauta, especificamente, no equilíbrio e na harmonização de elementos da natureza, com a modernidade e a tecnologia hoje presentes no segmento da construção civil.

São detalhes que podem unificar esses dois mundos, de modo a criar espaços cada vez mais sustentáveis e verdes, contribuindo para mais bem-estar e, porque não dizer, para ter um futuro muito menos cinzento por aí, ocasionado pelo excesso de concreto das edificações.

Aos poucos, fomos citando as características desse estilo de arquitetura que ovaciona a vida e a biodiversidade e demos algumas dicas de elementos de composição que podem contribuir para montar projetos bastante orientados nessa direção.

Mas, hoje nos aprofundaremos nesse tema. Venha conhecer elementos de construção e decoração que você pode incluir em seu projeto bioarquitetônico, que irá favorecer a criação de ambientes mais verdes e vivos!

vasos decorativos na grama

INSERINDO A BIOARQUITETURA EM SEU PROJETO RESIDENCIAL

Apesar de ter uma proposta grandiosa, voltada para tornar as cidades menos frias e recuperar espaços verdes até mesmo nas construções, nada impede que você se aproveite das características da bioarquitetura nos projetos menores, residenciais. Inclusive, nós falamos sobre isso já.

Mas, vale reforçar que essa orientação irá te ajudar a criar um modelo mais sustentável e abraçar a proposta de que, aos poucos, somos capazes de mudar o mundo para melhor.

Então, não abra mão de usar esses elementos que trouxemos como sugestão, caso tenha a oportunidade. Uma redução discreta no gasto de energia, menos tempo com o ar condicionado ligado, mais natureza no seu campo de visão… tudo isso tende a tornar o seu cotidiano mais saudável e, também, contribuir para melhorar o seu futuro.

5 ELEMENTOS QUE PODEM TE AJUDAR A CRIAR UM PROJETO COM INFLUÊNCIA DA BIOARQUITETURA!

Sem mais suspense e pensando nas características que contribuem para aliar a natureza e a construção civil, conheça as nossas cinco sugestões de elementos da arquitetura e da decoração, que podem tornar o seu projeto bem mais sustentável.

Eles não são nenhuma novidade, você já os conhece e, inclusive, estão entre os nossos preferidos aqui na Arqplace, já que a nossa visão é essa, de olhar para um futuro melhor e mais verde.

Então, você irá reconhecer alguns nomes aqui e poderá compreender como eles são perfeitos para fazer parte de seus projetos bioarquitetônicos.

Cobogós

Uma das características mais elementares da bioarquitetura, é de promover a possibilidade da natureza, literalmente, invadir a sua construção.

Logo, usar elementos que tornam isso possível, é uma maneira de contribuir para que as coisas aconteçam de “maneira natural”.

Nesse caso, sugerimos o uso dos cobogós, que são essas peças vazadas e que permitem a intensa circulação de ar e luz pelos cômodos.

Efetivamente, eles ajudam a diminuir os custos com energia elétrica e ventilação, podendo, inclusive, melhorar o seu orçamento no final do mês.

Painel ripado

Nada nos remete mais à natureza do que a madeira, certo? E ela pode estar muito presente em seu projeto arquitetônico, sem comprometer uma proposta mais requintada ou sofisticada.

Nesse caso, você pode apostar no uso de painéis ripados, que são criados, especificamente, com materiais naturais e que podem promover uma inserção ambiental completa em seus espaços.

O painel ripado é um elemento extraordinariamente versátil, que se adapta a qualquer ambiente, ficando ótimo em quartos, salas, cozinhas, banheiros e, até mesmo, em áreas externas. Combiná-los com outros elementos é sempre uma excelente ideia!

Pedras naturais

Mais um elemento decorativo e arquitetônico conhecido e que é puramente natural, são as pedras.

Modelos como o hijau, o hitam e os travertinos são, essencialmente, extraídos diretamente da natureza. Os dois primeiros vindos de áreas vulcânicas e o outro das pedreiras de mármore.

Esses materiais também tem uma orientação holística. Há quem acredite que eles promovem mais relaxamento e contribuam para aumentar a conexão do indivíduo com a sua essência mais intrínseca e natural.

Vasos cerâmicos

A cerâmica, para quem não sabe, é uma das matérias-primas mais antigas que existem, tendo sido uma das primeiras criações do homem no intuito de manipular a natureza a seu favor. E, é algo tão vantajoso, que até hoje é usada em projetos.

Você pode apostar no uso da cerâmica por meio de vasos e, também, nos cobogós, que podem ser feitos desse tipo de material. A terra tem a função de reenergizar e a água é a criadora da vida. Vale a pena ter elementos de cerâmica em sua casa!

Pisos rústicos

Por fim, que tal criar um ambiente que, até mesmo visualmente, dê a sensação de estar em contato com a natureza?

Se essa é uma ideia que te interessa, você pode coloca-la em prática utilizando pisos rústicos, que são elementos que também remetem ao natural.

Há tendência de decoração que apostam nesse tipo de piso e revestimento para todas as áreas da casa, mas você pode ser mais modesto e utilizá-los apenas em áreas externas.

piscina

ONDE ENCONTRAR ESSES ELEMENTOS COM O MELHOR PREÇO?

Viu como não é nem um pouco difícil criar um projeto pautado em bioarquitetura? Esses elementos que citamos já são nossos velhos conhecidos e, provavelmente, já fazem parte dos seus modelos.

Porém, dando uma nova visão a eles, você será perfeitamente capaz de utilizá-los para garantir um projeto mais sustentável, pensado, especificamente, para tornar a cada muito mais engajada em uma proposta de equilíbrio e harmonia com a natureza.

Se quer dar esse passo além nos seus projetos e começar a inserir detalhes que possam torna-los mais verdes, aposte nesses elementos que trouxemos como sugestão.

E, se quiser ter acesso aos melhores, com mais qualidade e com ótimo preço, saiba que pode encontrar todos, desde o cobogó até a pedra natural, aqui na Arqplace.

Nosso time de especialistas está pronto para te atender, inclusive para ajudar na gestão de materiais de sua obra. O que acha? Venha falar com a gente e vamos criar um projeto incrível e sustentável juntos!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.