O perfil do arquiteto empreendedor vem se destacando cada vez mais no mercado. Isso porque, além de ser um modelo de trabalhador mais antenado às novidades, é também alguém que pensa na viabilidade de seus projetos e na capacidade orçamentária de seus clientes.
Se você é arquiteto e está pensando em modificar a sua estratégia de trabalho, tornando-se mais engajado para a capacitação empreendedora, saiba que essa pode ser uma solução para conquistar mais clientes.
Então, veja só mais sobre esse tipo de perfil e entenda como pode ser uma alternativa para aumentar a rentabilidade do seu negócio!
O arquiteto empreendedor é o profissional especializado e formado em arquitetura e urbanismo, mas que tem um olhar voltado para o empreendedorismo.
Ele pode ser compreendido como alguém que enxerga as possibilidades empresariais que a arquitetura promove, de criar e fazer prosperar um negócio nesse segmento.
Por isso, além da capacitação técnica, o arquiteto empreendedor também aplica seus conhecimentos em uma rotina empresarial, buscando atrair e fidelizar clientes a partir de um planejamento mais estratégico.
Nós organizamos algumas dicas de empreendedorismo que podem ajudar os arquitetos que pretendem focar em um viés mais empresarial em suas rotinas.
Veja só quais são elas:
Agora você é um empresário e arquiteto. Tenha em mente que empreender não é fácil. É arriscado. Exige dinheiro, muito trabalho, tempo e uma grande capacidade de reinvenção e recuperação em relação ao jogo do mercado.
Porém, o empreendedorismo na arquitetura te oferecerá liberdade, tanto na parte criativa – o que é muito difícil se você não for para seu próprio chefe – quanto em como gerenciar seu negócio. É um investimento de corpo e alma.
O grande desafio do autoemprego é que, no começo, você terá que realizar todas as funções do negócio.
Por isso:
Estamos falando do seu trabalho. Reflita e analise meticulosamente as soluções que você escolherá. Esteja atento para não decidir ou fazer algo que seja irreversível.
Lembre-se: o mercado da arquitetura é pequeno, todos se conhecem e suas decisões serão lembradas, assim como seus méritos.
Quer agregar valor? No empreendedorismo não existem atalhos: faça sempre o melhor e mais adequado para seu cliente, que será um grande divulgador de seu negócio.
Agora você não é apenas o seu próprio patrão, mas a sua marca, então você precisa trabalhar a promoção.
Felizmente, na internet você encontrará redes sociais e serviços especializados que poderão se converter em aliados para divulgação do seu trabalho.
Empreendedorismo na arquitetura é aumentar e consolidar sua rede de contatos. Vá a workshops, conferências, mantenha contato com amigos de antigos trabalhos, professores da universidade e clientes.
Outra dica é se manter ativo no LinkedIn, principalmente se você tiver clientes corporativos.
Para quem já está ou pretende se aventurar no empreendedorismo na arquitetura, uma das melhores estratégias de branding é participar de concursos para ganhar reconhecimento no mercado.
Existem diversos concursos organizados pelo governo, instituições privadas, alguns até internacionais.
Você pode alavancar seu empreendimento com o marketing de conteúdo. Estar nas redes sociais você já sabe que é necessário, mas aqui, fale de ir além, produza conteúdo relevante, em um blog próprio, para atrair seu público-alvo, mostrar seu trabalho e gerar clientes novos e fidelizar os já existentes.
Empresas que nutrem seus leads geraram 50% mais vendas, gastando até 33% menos em verba.
Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B é definido antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.
94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos.
Você já tem seus clientes e alguns novos estão surgindo ou demonstrando interesse no seu trabalho.
Dê algo gratuito para eles. Crie uma relação afetiva. Pode ser um e-book ou um vídeo-palestra, por exemplo, mas acredite, isso vai ajudar a sua marca (você) ficar mais forte e atrairá mais clientes.
Essa é uma tática usada em conjunto com o marketing de conteúdo, mencionado acima: ao acessar seu blog, o cliente em potencial se interessa por um e-book ou palestra que você divulgou nas postagens e, em troca do acesso gratuito a elas, deixa seu e-mail e nome, para futuros contatos.
Manter seu escritório no mercado significa que você está atualizado. Esteja por dentro das novas normas de edificação e uso de materiais, avanços e novas tecnologias sobre sustentabilidade, acompanhe as tendências internacionais e nacionais e faça cursos de capacitação e atualização.
Você deve se diferenciar por ser a melhor opção no seu nicho e nunca por ser o mais barato.
Uma empresa nasce e cresce graças às suas colaborações. Um grupo diversificado, em que cada membro traga seu talento para aumentar a produtividade é algo fundamental.
Também é importante que você escute e tenha em mente as sugestões e ideias dos seus funcionários e mostre para eles que é sempre o primeiro a se engajar na busca das melhores soluções e no encantamento dos clientes.
Se você compreendeu que faz parte do perfil de arquiteto empreendedor ou se pretende se adequar a esse modelo de trabalho, saiba que a Arqplace está aqui para ajudá-lo!
Temos diversas opções de parceria, que podem favorecer tanto a sua atuação, quanto a nossa.
Além disso, em nossa loja online você sempre encontrará as melhores opções de itens para a criação de projetos inovadores, inteligentes e apaixonantes.
Venha falar com o nosso tempo de atendimento e saiba como podemos trabalhar juntos!
Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…
A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…
A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…
Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…
A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…
A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…