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Arquiteto empreendedor: como garantir mais clientes e otimizar sua estratégia

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O perfil do arquiteto empreendedor vem se destacando cada vez mais no mercado. Isso porque, além de ser um modelo de trabalhador mais antenado às novidades, é também alguém que pensa na viabilidade de seus projetos e na capacidade orçamentária de seus clientes.

Se você é arquiteto e está pensando em modificar a sua estratégia de trabalho, tornando-se mais engajado para a capacitação empreendedora, saiba que essa pode ser uma solução para conquistar mais clientes.

Então, veja só mais sobre esse tipo de perfil e entenda como pode ser uma alternativa para aumentar a rentabilidade do seu negócio!

QUEM É O ARQUITETO EMPREENDEDOR?

O arquiteto empreendedor é o profissional especializado e formado em arquitetura e urbanismo, mas que tem um olhar voltado para o empreendedorismo.

Ele pode ser compreendido como alguém que enxerga as possibilidades empresariais que a arquitetura promove, de criar e fazer prosperar um negócio nesse segmento.

Por isso, além da capacitação técnica, o arquiteto empreendedor também aplica seus conhecimentos em uma rotina empresarial, buscando atrair e fidelizar clientes a partir de um planejamento mais estratégico.

COMO O ARQUITETO EMPREENDEDOR PODE OTIMIZAR O SEU NEGÓCIO E TER MAIS CLIENTES?

Nós organizamos algumas dicas de empreendedorismo que podem ajudar os arquitetos que pretendem focar em um viés mais empresarial em suas rotinas.

Veja só quais são elas:

Pense de maneira empreendedora

Agora você é um empresário e arquiteto. Tenha em mente que empreender não é fácil. É arriscado. Exige dinheiro, muito trabalho, tempo e uma grande capacidade de reinvenção e recuperação em relação ao jogo do mercado.

Porém, o empreendedorismo na arquitetura te oferecerá liberdade, tanto na parte criativa – o que é muito difícil se você não for para seu próprio chefe – quanto em como gerenciar seu negócio. É um investimento de corpo e alma.

Tenha o pé no chão

O grande desafio do autoemprego é que, no começo, você terá que realizar todas as funções do negócio.

Por isso:

  •  Desenvolver um plano de negócios com objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Identifique seus pontos fortes e fracos (matriz SWOT);
  • Faça uma boa pesquisa de benchmarking, para saber sobre seus concorrentes e o mercado;
  • Crie uma clara e descomplicada estratégia de trabalho;
  • Defina seu orçamento: quanto vai precisar para pagar as contas clínicas?

Dê atenção aos detalhes

Estamos falando do seu trabalho. Reflita e analise meticulosamente as soluções que você escolherá. Esteja atento para não decidir ou fazer algo que seja irreversível.

Lembre-se: o mercado da arquitetura é pequeno, todos se conhecem e suas decisões serão lembradas, assim como seus méritos.

Quer agregar valor? No empreendedorismo não existem atalhos: faça sempre o melhor e mais adequado para seu cliente, que será um grande divulgador de seu negócio.

Não tenha medo de se promover

Agora você não é apenas o seu próprio patrão, mas a sua marca, então você precisa trabalhar a promoção.

Felizmente, na internet você encontrará redes sociais e serviços especializados que poderão se converter em aliados para divulgação do seu trabalho.

Procure fazer networking

Empreendedorismo na arquitetura é aumentar e consolidar sua rede de contatos. Vá a workshops, conferências, mantenha contato com amigos de antigos trabalhos, professores da universidade e clientes.

Outra dica é se manter ativo no LinkedIn, principalmente se você tiver clientes corporativos.

Mostre o seu trabalho

Para quem já está ou pretende se aventurar no empreendedorismo na arquitetura, uma das melhores estratégias de branding é participar de concursos para ganhar reconhecimento no mercado.

Existem diversos concursos organizados pelo governo, instituições privadas, alguns até internacionais.

Invista no marketing de conteúdo

Você pode alavancar seu empreendimento com o marketing de conteúdo. Estar nas redes sociais você já sabe que é necessário, mas aqui, fale de ir além, produza conteúdo relevante, em um blog próprio, para atrair seu público-alvo, mostrar seu trabalho e gerar clientes novos e fidelizar os já existentes.

Empresas que nutrem seus leads geraram 50% mais vendas, gastando até 33% menos em verba.

Entre 57% e 70% de uma decisão de compra B2B é definido antes mesmo do consumidor entrar em contato com o fornecedor.

94% dos links que as pessoas clicam são resultados orgânicos, não pagos.

O seu objetivo é fidelizar clientes

Você já tem seus clientes e alguns novos estão surgindo ou demonstrando interesse no seu trabalho.

Dê algo gratuito para eles. Crie uma relação afetiva. Pode ser um e-book ou um vídeo-palestra, por exemplo, mas acredite, isso vai ajudar a sua marca (você) ficar mais forte e atrairá mais clientes.

Essa é uma tática usada em conjunto com o marketing de conteúdo, mencionado acima: ao acessar seu blog, o cliente em potencial se interessa por um e-book ou palestra que você divulgou nas postagens e, em troca do acesso gratuito a elas, deixa seu e-mail e nome, para futuros contatos.

Invista em formação continuada

Manter seu escritório no mercado significa que você está atualizado. Esteja por dentro das novas normas de edificação e uso de materiais, avanços e novas tecnologias sobre sustentabilidade, acompanhe as tendências internacionais e nacionais e faça cursos de capacitação e atualização.

Você deve se diferenciar por ser a melhor opção no seu nicho e nunca por ser o mais barato.

Forme uma equipe produtiva e seja um líder pelo exemplo

Uma empresa nasce e cresce graças às suas colaborações. Um grupo diversificado, em que cada membro traga seu talento para aumentar a produtividade é algo fundamental.

Também é importante que você escute e tenha em mente as sugestões e ideias dos seus funcionários e mostre para eles que é sempre o primeiro a se engajar na busca das melhores soluções e no encantamento dos clientes.

ATENÇÃO, ARQUITETO EMPREENDEDOR: TEMOS UMA INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!

Se você compreendeu que faz parte do perfil de arquiteto empreendedor ou se pretende se adequar a esse modelo de trabalho, saiba que a Arqplace está aqui para ajudá-lo!

Temos diversas opções de parceria, que podem favorecer tanto a sua atuação, quanto a nossa.

Além disso, em nossa loja online você sempre encontrará as melhores opções de itens para a criação de projetos inovadores, inteligentes e apaixonantes.

Venha falar com o nosso tempo de atendimento e saiba como podemos trabalhar juntos!

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