O revestimento 3D se tornou uma verdadeira febre entre os apaixonados por arquitetura e decoração e, hoje, figura entre os itens mais buscados nas lojas especializadas do ramo.
E a previsão é de que ele tenha chegado para ficar! Afinal, tudo o que é versátil, moderno e bonito, sempre tem espaço para se manter no mercado.
É o caso desse tipo de revestimento, que pode ser encontrado em diferentes formatos e materiais, justamente para se adequar a qualquer lugar da casa.
Você já conhece o revestimento 3D? Sabe como utilizá-lo? Está em dúvida se ele ficará bom no lugar em que pretende instalá-lo?
Então, acompanhe a nossa leitura e saiba tudo sobre eles!
O QUE É REVESTIMENTO 3D?
O revestimento 3D são revestimentos de parede, com detalhes tridimensionais. Quando as placas desse revestimento são unidas, criam uma estética visual bastante interessante, com a impressão de alto relevo, como se estivesse “saindo da parede”.
VANTAGENS DE USAR REVESTIMENTO 3D
A popularidade do revestimento 3D vai além da sua característica chamativa, de formar desenhos tridimensionais no local onde está instalado.
Além dessa, ainda podemos citar mais algumas vantagens bastante consideráveis a respeito desse elemento arquitetônico e que justificam o porquê de ele ter caído no gosto dos decoradores e arquitetos em todo o Brasil.
Veja só:
- Efeito moderno, elegante e original;
- Diversos formatos;
- Tamanhos diferenciados;
- Criações de decór exclusiva;
- Custo-benefício interessante;
- Alta durabilidade;
- Fácil instalação;
- Manutenção prática.
Esses são benefícios que não podemos desconsiderar, principalmente por serem relacionados a um produto que fará parte da sua casa durante um bom tempo.
Mas, para ter todas essas vantagens que citamos, é fundamental escolher um revestimento 3D com bastante qualidade, como os que são vendidos na Arqplace.
QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS DE REVESTIMENTO 3D?
Como destacado anteriormente, uma das principais características do revestimento 3D é a sua versatilidade. Isso, inclusive, se estende aos materiais que compõem as placas.
Sendo assim, é interessante que você conheça quais os tipos mais comuns de revestimento que estão disponíveis no mercado, juntamente com a sua matéria-prima, para decidir qual deles ficará mais adequado aos seus ambientes.
Gesso
Os revestimentos de gesso são os mais comuns e populares, sendo encontrados com maior facilidade nas lojas do ramo.
Ele apresenta as vantagens de ser leve, fácil de instalar e apresentar um preço relativamente baixo.
No entanto, possui a desvantagem de ser menos resistente, principalmente à água. Por isso, é essencial verificar se a parede em que ele será instalado não apresenta nenhum foco de infiltração. Também, não é indicado para áreas úmidas, como os banheiros.
Cimentício
Os revestimentos cimentícios são, ao contrário do anterior, mais resistentes e duráveis. A sua instalação também é bastante simples, feita com argamassa colante especial para essas placas.
Em compensação, ele é bem mais pesado que o revestimento de gesso, o que pode ser um problema no momento de instalar. Além disso, essa característica pode torná-lo mais caro.
Cerâmico
Os revestimentos cimentícios também são fortes, resistentes e duráveis, sendo indicado para áreas internas e externas, inclusive para locais mais úmidos.
Uma característica bastante especial desse tipo de revestimento 3D, é a variedade de cores, formatos e texturas que podem ser criados pelo material.
PVC
Por fim, um último tipo de revestimento 3D bastante usado e popular, é o de PVC. Eles possuem uma boa aceitação, mas são menos resistentes que os outros tipos de revestimento e, por isso, não são indicados para áreas externas.
ONDE O REVESTIMENTO 3D PODE SER USADO?
De acordo com o material escolhido para o seu revestimento 3D, você tem a oportunidade de instalá-lo tanto em áreas internas, quanto em áreas externas.
Por isso, verifique se o revestimento escolhido é o ideal para ser colocado no cômodo que planeja. Lembre-se que há várias opções de materiais e que você poderá escolher um mais adequado.
Efetivamente, você pode utilizá-lo em:
- Fachadas, para conquistar um lindo efeito tridimensional, que chamará a atenção de quem passa pela rua. Mas, prefira os revestimentos cimentícios ou cerâmicos, que são mais resistentes a intempéries, como o sol e a chuva. Aproveite que há revestimentos de várias cores e formatos, e, com isso, você pode brincar com desenhos;
- Cozinhas, sendo o cerâmico o revestimento ideal para esses lugares, pois são fáceis de limpar e não acumulam sujeira. Além disso, outros materiais, como o PVC, podem ser arriscados para esse cômodo;
- Salas, para gerar beleza, modernidade e elegância ao ambiente. O revestimento 3D é ainda mais valorizado se o local receber um projeto de iluminação. A luz e a sombra podem destacar as formas geométricas e torna-las ainda mais bonitas. Nesses cômodos podem ser utilizados os revestimentos de todos os tipos de material. Mas, fique atento: por terem formas, o certo é usá-lo em paredes que não precisarão ser cortados, para evitar que não percam o desenho;
- Dormitórios, com a mesma premissa das salas, também recebe o revestimento 3D muito bem. Uma dica interessante é que, se o quarto for pequeno, é melhor escolher revestimentos com formatos menores e menos volumosos;
- Banheiros, mas atente-se com o material escolhido para o revestimento 3D, pois essa é uma área úmida da casa. Prefira os cerâmicos ou de PVC, pois, além de impermeáveis, são fáceis de limpar.
QUE TAL DEIXAR SUA CASA AINDA MAIS BONITA COM REVESTIMENTO 3D?
Também está apaixonado pelo revestimento 3D e quer coloca-lo em sua casa, para conquistar todos os benefícios que citamos? Essa é uma ótima ideia!
Mas, lembre-se que falamos a respeito do material escolhido e da qualidade do revestimento. Senão, não conseguirá alcançar o objetivo de deixar sua casa ainda mais bonita e elegante.
Por isso, quando for comprar revestimento 3D, vá direto à Arqplace. Em nossa loja virtual você vai encontrar os formatos mais bonitos, com materiais de muita qualidade e com o melhor preço do Brasil. Aproveite!