Search
Close this search box.
3 Min

RETRÔ OU VINTAGE? ENTENDA A DIFERENÇA DOS ESTILOS

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

É muito comum ouvirmos alguém falar de uma determinada peça de estilo retrô ou vintage, como se tivessem o mesmo significado. No entanto, você sabia que há uma enorme diferença entre estes dois termos? 

Conhecer a diferença entre os estilos vintage e as peças retrô é algo fundamental para quem esteja a lidar com um projeto de arquitetura ou decoração. Ao saber estes conceitos, torna-se mais fácil tomar decisões na hora de escolher revestimentos, materiais e até mesmo a paleta de cores.

Quer saber qual é a diferença entre retrô e vintage? Acompanhe este post até o final.

Entendendo os conceitos

Antes de falarmos dos componentes de cada estilo, é fundamental que saiba a diferença entre os dois conceitos.

Vintage: Não há nada melhor do que recorrer ao dicionário quando estamos em busca da definição de um conceito. De acordo com o Priberam, vintage é uma palavra de origem inglesa que “Diz-se de produto antigo mas de excelente qualidade (ex.: mobiliário vintage, sapatos vintage).”

Portanto, se estamos falando de uma poltrona, por exempo, da década de 1920, se trata de uma peça vintage.

Retrô: Talvez você fique surpreso, mas retrô se trata de algo bastante diferente. Ainda de acordo com o Dicionário Priberam, retrô é uma palavra de origem francesa e se refere a algo “Que imita um estilo passado ou anterior (ex.: óculos retro).” Sendo assim, se temos uma peça contemporâneo com estilo semelhante ao de décadas passadas, estamos falando então de algo retrô e não vintage.

O retrô e o vintage na decoração

Falar da decoração vintage é algo mais complexo. Afinal, isso significa garimpar peças em antiquários ou utilizar elementos que fazem parte do patrimônio familiar, por exemplo. No entanto, a decoração retrô é algo que está em destaque já há alguns anos.

Quando o assunto é o retrô, é importante ter em mente que podemos abordar diferentes décadas. Uma cozinha em estilos anos 60, um quarto com ar dos anos 20 e um home office inspirado nos anos 90, todos estes projetos podem ser enquadrados no estio retrô.

Além disso, não é preciso pensar apenas em uma decoração que seja completamente retrô. É possível usar apenas alguns elementos, seja na escolha dos objetos de decoração, revestimentos e até mesmo paletas de cores para compor o espaço. 

Cobogós de Louça 

Quer dar um leve toque retrô ao ambiente, sem precisar arriscar demais? Os cobogós de  louça ajudam a trazer este elemento, mas sem abrir mão de um décor moderno e cheio de estilo. Os cobogós de louça são elementos bastante versáteis, portanto, se quiser renovar o ambiente e apostar em outro estilo, os cobogós funcionarão perfeitamente dentro da nova proposta.

No projeto acima, o painel de cobogós além de criar uma divisão moderna e delicada entre cozinha e sala, garante um toque retrô, principalmente pela conjugação entre a escolha para o piso e a cor do sofá.

Quando falamos em projetos retrô, é fundamental deixar de lado a ideia de uma decoração com aspecto antigo, mas sim de um espaço moderno e cheio de personalidade.

Neste projeto, o toque retrô surge na cor dos cobogós utilizados na divisão entre a área externa e a cozinha. Uma forma simples de dar um novo ritmo ao ambiente, sem precisar criar um projeto ousado.

Optar por cobogós de louça coloridos é, sem dúvida, uma maneira de se inspirar no estilo retrô sem precisar ser óbvio em nenhum aspecto. No projeto acima, o toque retrô do painel de cobogós crie um contraste interessante e, ao mesmo tempo, harmoniza perfeitamente com a decoração moderna e linhas dos móveis.

Cerâmicas hidráulicas

Uma verdadeira “queridinha” dos arquitetos e designers, a cerâmica hidráulica é uma excelente escolha para quem busca um toque vintage no projeto. Seja no piso ou nas paredes, seja em toda a superfície ou detalhes, é um elemento que vai adicionar muita personalidade para a decoração.

A decoração retrô

Para além dos revestimentos, é importante dedicar atenção aos elementos decorativos, pois são eles que vão dar o toque final ao ambiente retrô. Móveis e eletrodomésticos coloridos, posterês divertidos e elementos com ar de terem viajado no tempo, são a escolha a certa para complementar o espaço.

Gostou das dicas? Acesse o blog da Arqplace e se inspire com posts exclusivos!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.