Search
Close this search box.
4 Min

Pendente ou abajur: como escolher o ideal?

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

A dúvida em escolher pendente ou abajur não é tão rara quanto você imagina. Muitas pessoas, quando estão criando o projeto luminotécnico da casa, principalmente do quarto, se sente em dúvida sobre qual dos dois tipos de iluminação é mais indicada.

Pendentes e abajures são modelos de luminárias mais focadas, ideais para quando você precisa iluminar um ambiente menor. É por isso que são as opções mais interessantes para áreas de leitura ou mesmo para ser colocada na cabeceira da cama.

Entretanto, apesar da funcionalidade parecida, escolher entre pendente ou abajur deve ir além dessa questão. Vamos te ajudar a entender melhor!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ABAJUR E LUMINÁRIA?

Vamos começar a te ajudar explicando, exatamente, qual a diferença entre esses dois elementos de iluminação.

Os pendentes são versões mais simples dos tradicionais e elegantes lustres. Mas, não se engane, é uma versão simplificada por não possuir tantos braços de luz quanto o Lustre, mas não deixa em nada a desejar com relação a presença e ao encanto. Um material super em alta atualmente são os pendentes de ferro aramado. Ficam lindos presos ao teto em cima de balcões de cozinha e na área gourmet.

Uma outra opção de iluminação para dar um charme no seu decor é o famoso abajur.

Não é exagero dizer que existe uma infinitude de materiais para se fazer abajur, e, por isso, ele é uma das peças mais conhecidas. Com toda certeza, independente de qual seja o seu estilo, você vai encontrar um abajur para chamar de “seu”. Tem abajur de cerâmica, vidro, rattan, plástico, madeira, ferro, e muitos outros materiais para se adaptar ao seu estilo de decoração e arquitetura.

Outro detalhe importante do abajur é que ele está, na maioria das vezes, acompanhado pela cúpula, graças a ela é possível ter uma iluminação indireta. E é por esse motivo que o abajur é a aposta ideal para quartos e salas, pois a iluminação indireta é menos agressiva, ideal para descanso e para leituras.

QUANDO USAR PENDENTE OU ABAJUR?

Já os pendentes são aquelas luminárias que ficam tensionadas por um fio, e têm a ideia de trazer a fonte de luz para mais perto daquilo que vai ser iluminado. A luz pode ser difusa ou focal, técnica ou decorativa, mas a intenção do uso é sempre aproximar a iluminação de algo que será destacado.

Esse tipo de luminária permite diversas aplicações – os pendentes podem estar fixados no teto ou mesmo em armários, por exemplo. A principal característica do pendente é trazer sensação de aconchego ao ambiente. Em locais com pé direito alto, por exemplo, ele ajuda a delimitar melhor o espaço, trazendo uma espécie de teto.

Além disso, com a grande variedade de modelos e cores de pendentes existentes hoje no mercado, além de cumprir a função de iluminar eles ainda contribuem com a estética determinada para um espaço.

Um outro tipo importante de luminária é o abajur. Podendo ser de chão ou de mesa, esse item tem como principal função fornecer uma iluminação direta a ambientes mais intimistas, como quartos ou aqueles cantinhos de leitura.

Assim como os pendentes, os abajures contribuem para trazer aconchego ao espaço, além de, com seus variados modelos e estéticas, poderem ser utilizados junto a qualquer estilo de décor.

QUAIS AS LÂMPADAS IDEAIS PARA PENDENTE OU ABAJUR?

Outro fator determinante na hora de iluminar qualquer ambiente da casa é a escolha da lâmpada que vai na sua luminária. As lâmpadas de LED são campeãs de uso, especialmente pela economia de energia que proporcionam e, também, pela sua praticidade, já que possuem diferentes aplicações possíveis.

Para iluminações mais difusas (iluminação de todo o ambiente de maneira suave), você pode usar com LEDs lineares. Já se quiser uma iluminação mais direta, pode optar por lâmpadas de LED dicroicas em pendentes e abajures.

Além disso, é importante também entender as temperaturas da luz e trabalhá-las de acordo com o objetivo para o ambiente. Os LEDs de tons mais frios são utilizados para um ambiente onde é necessária uma maior exposição, como na cozinha. Já os tons mais quentes funcionam muito bem com iluminação indireta, mais intimista, como nas salas e nos quartos.

PENDENTE OU ABAJUR, INDEPENDENTEMENTE DA SUA ESCOLHA, VOCÊ ENCONTRA AQUI NO ARQPLACE!

Mesmo que você escolha pendente ou abajur, aqui no Arqplace você encontra as melhores opções de produtos para o seu projeto luminotécnico.

Acesse o nosso site e confira o portfólio completo!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.