Você já ouviu falar sobre a cerâmica esmaltada? Esse é um dos elementos mais buscados em nosso site, justamente por ser uma peça muito popular e que se adapta a diferentes estilos de decoração.
A cerâmica é um material versátil e que pode se adaptar a vários projetos de decoração. Ela proporciona pelo menos dois acabamentos distintos, de acordo com o processo em que é produzida e qual será o objetivo da peça.
Esta versatilidade desperta o interesse de arquitetos, decoradores e designers, uma vez que é possível utilizar a cerâmica de diversas formas, e ao mesmo tempo, respeitando o estilo estético de cada projeto.
Seja em pisos, paredes ou em peças de decoração, a cerâmica esmaltada e a não esmaltada oferecem muitas possibilidades, e é preciso entender a diferença existente neste material para poder aproveitá-los em sua totalidade.
O acabamento vitrificado das peças em cerâmica esmaltada garante a sofisticação dos ambientes e uma maior resistência das peças.
Já as peças em cerâmica não esmaltada têm um estilo rústico e não são tão resistentes, devido ao seu acabamento.
Uma coisa é certa: a cerâmica é um material multiuso, durável e de fácil manutenção, além de oferecer cores e tons variados do mesmo elemento.
Entenda a diferença entre uma peça de cerâmica esmaltada e não esmaltada, e ainda, como ela se adapta a diferentes projetos de arquitetura.
O QUE DEFINE UMA PEÇA DE CERÂMICA ESMALTADA?
A cerâmica esmaltada, como o próprio nome revela, deve ter necessariamente o esmalte para dar um acabamento lustroso e impermeável ao objeto, ou seja, o esmalte é o elemento principal e a sua presença diferencia as peças de outros materiais.
E ainda, é o esmalte que ajuda na conservação do material e faz com que o revestimento fique sempre preservado e livre de infiltrações, garantindo uma vida muito mais longa.
Por este motivo, a cerâmica esmaltada é considerada uma das melhores opções para a obra da casa ou estabelecimento comercial, seja através do uso de revestimento ou peças de decoração.
Antes de falar dos acabamentos, é importante entender que eles valem para a cerâmica esmaltada. A cerâmica esmaltada, como o próprio nome indica, recebe uma camada de esmalte na sua finalização. Esse material atua como impermeabilizante da peça.
Na prática, a cerâmica esmaltada absorve menos água que outros tipos do mesmo revestimento. Por causa disso, é um revestimento mais fácil de limpar e suja com menos frequência.
TIPOS DE ACABAMENTO
Polido
O acabamento polido proporciona um efeito estético semelhante ao cristal. Isso porque utiliza resinas diamantadas que eliminam todas as imperfeições da superfície, tornando-a mais plana.
Este acabamento é perfeito para quem deseja compor a casa com paredes e pisos brilhantes, pois reflete bastante a luz natural ou artificial, destacando tanto a cobertura do revestimento, quanto o espaço ao redor.
Devido à alta refletividade, também contribui para a iluminação indireta, deixando também os ambientes mais amplos.
Entre as vantagens do acabamento polido, podemos citar a praticidade para a limpeza. Basta um pano e uma solução com água e detergente neutro. Isso sem contar a sofisticação que traz ao produto em complemento aos desejados grandes formatos.
Como deixa a superfície extremamente lisa, este acabamento é indicado exclusivamente para pisos de ambientes secos, como salas e quartos, assim como para as paredes de qualquer ambiente.
Brilhante
Provavelmente, as cerâmicas brilhantes são as mais populares. Como refletem bastante luz, suas cores ficam bem destacadas e ainda oferecem um pouco de iluminação indireta para o ambiente onde estão instaladas.
O brilho dessas peças é alcançado pela aplicação de uma camada de esmalte brilhante. Diferente do acabamento polido, o acabamento brilhante envolve um processo mais simples de fabricação, o que torna o valor do produto final mais acessível.
Mas, assim como o acabamento polido, o acabamento brilhante também deixa a cerâmica muito lisa. Por causa disso, é muito escorregadia, não indicada para o piso de ambientes onde pode entrar em contato com a água, como o banheiro ou a cozinha. Já na parede desses espaços é mais que possível aplicar a cerâmica brilhante.
Mate
A cerâmica mate é aquela que não brilha. Por causa disso, costuma apresentar uma textura um pouco mais áspera que as peças polidas.
Essa textura específica e a falta de brilho fazem com que a cerâmica mate seja muito utilizada para peças que se propõem a reproduzir materiais foscos, como madeira ou pedra.
Também existem peças desse tipo que são brilhantes, mas o toque fica mais característico com a peça mate.
ADQUIRA ÓTIMOS REVESTIMENTOS ESMALTADOS!
Se você gosta da estética promovida pelos revestimentos esmaltados, acesse agora mesmo o site da Arqplace e confira todas as opções que temos disponível.
Confira os nossos preços imbatíveis e as melhores condições de pagamento do mercado!