Search
Close this search box.
4 Min

Como escolher a melhor iluminação para sala?

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Muita gente fica em dúvida sobre qual é a iluminação para sala ideal, considerando que esse é um dos cômodos mais utilizados da casa. Na sala, dá para relaxar, curtir, comer e interagir. E tudo isso exige uma iluminação especial, justamente para combinar com a versatilidade do ambiente.

Se você está pensando em modificar a iluminação da sala de sua casa e quer ter boas referências, continue a leitura. Vamos descrever os tipos disponíveis de iluminação para sala e compartilhar dicas importantes sobre como fazer um bom projeto luminotécnico. Confira!

4 tipos de iluminação sala de estar

A iluminação está entre os principais pontos da decoração, pois garante bem-estar e pode até mesmo deixar seu ambiente mais funcional. Mas, para acertar nas escolhas, é preciso conhecer os tipos de iluminação. Confira a seguir:

Iluminação direta

A iluminação direta, como o próprio nome já diz, é aquela iluminação direcionada  para uma superfície ou para um objeto específico, e há muitas formas de usar esse estilo de iluminação na sua sala decorada.

Aqui, você pode optar por dar destaque a um quadro ou quem sabe a uma escultura usando esse tipo de iluminação para sala. Outra ideia é usar a iluminação direta para focar uma poltrona, garantindo um espaço mais confortável de leitura. Para isso, pode-se usar luminárias pendentes, arandelas e até mesmo um abajur.

Iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela cujo fluxo de luz rebate sobre uma superfície e se espalha pelo espaço decorado. Em projetos de iluminação de sala de estar, ela é muito usada através de sancas de gesso, em escadas, com espelhos e até mesmo com rasgos decorativos na parede.

A grande vantagem desse tipo de luz no projeto de iluminação para sala é que o espaço fica mais intimista, garantindo a sensação de bem-estar e acolhimento ao ambiente.

Iluminação difusa

A iluminação difusa nada mais é do que aquela iluminação geral do ambiente. Nesse caso, o espaço recebe luz de maneira homogênea e sem criar contraste. Assim, não é necessário escolher um foco.

A luz difusa para sala de estar mais utilizada é aquela feita com lâmpadas no teto, que podem tanto ser distribuídas pelo ambiente, muito comum em projetos de iluminação voltada para sala de estar e de jantar integradas, como também podem estar centralizadas,  sendo ideal para o projeto de iluminação sala de estar pequena.

Iluminação decorativa

A iluminação decorativa para sala de estar é aquela cujo projeto terá o foco principal mais voltado para o objeto usado para iluminar o ambiente do que para a iluminação em si.

Aqui, é interessante investir em lustres, arandelas e luminárias, que vão contribuir para uma decoração especial e personalizada. Lembre-se de que é preciso que esses itens de iluminação harmonizem com o estilo do ambiente.

5 dicas para escolher a iluminação sala de estar

Como você pôde ver acima, para uma sala de estar bem-iluminada, há muitas possibilidades de iluminação, e cada uma contribui para um ponto específico do seu ambiente.

E para te ajudar a fazer um bom projeto de iluminação para decorar sua sala de estar, separamos abaixo algumas ideias de iluminação para sala que, além de deixarem seu espaço mais aconchegante, também vão garantir uma decoração mais bonita e personalizada. Confira!

1. Use dimmers

Os dimmers são reguladores de intensidade da iluminação, ou seja, usando os dimmers, você conseguirá um espaço muito mais funcional e também acolhedor, pois conseguirá regular a intensidade da iluminação que mais vai atender a suas necessidades em determinados momentos.

2. Valorize a iluminação natural

Quando falamos sobre sala de estar bem-iluminada, não estamos nos referindo apenas a um projeto com luminárias, lustres,  abajures e fitas de LED, mas também à  valorização daquilo que o seu ambiente tem de melhor, ou seja, a iluminação natural.

Mas lembre-se de que a iluminação natural também precisa ser controlada através de cortinas, por exemplo, pois, apesar dela deixar os espaços mais bonitos e confortáveis, a luz do sol pode ser prejudicial e acabar danificando móveis, livros, quadros e até mesmo alguns equipamentos.

3. Mix de tipos de iluminação

A iluminação para sala de estar pequena e grande deve ser pensada não apenas para um projeto de interiores bonito, mas também para ambientes aconchegantes e funcionais. Por isso, o mais indicado é saber usar a luz direta e indireta no seu projeto.

Invista em lâmpadas de teto que vão conseguir iluminar de maneira homogênea, mas também use sancas de gesso iluminadas, luzes em escadas ou até mesmo em corrimão, para criar uma iluminação direta, utilizando luminárias para sala, abajures ou até mesmo arandelas.

4. Atenção aos detalhes

Outro ponto importante a ser levado em consideração sobre a iluminação para sala são as cores escolhidas para a decoração e também os revestimentos e móveis. As superfícies claras ajudam na claridade dos espaços, o que é muito interessante para a iluminação de salas pequenas, enquanto as cores escuras absorvem mais a luz.

Onde comprar elementos para a iluminação da sua casa?

Agora que você já sabe qual iluminação ideal para sala, é hora de escolher as peças que farão parte do seu projeto. Mesmo que você escolha diferentes elementos, todos eles estarão disponíveis aqui no Arqplace.

Temos uma variedade de peças que podem ser agregadas ao seu projeto. Por isso, não perca tempo! Acesse a nossa loja virtual e confira tudo para transformar a sua casa e local de trabalho.

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.