Search
Close this search box.
4 Min

Como escolher o lustre perfeito para sua casa!

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Quer dar um up no projeto luminotécnico da sua casa, mas não sabe como escolher o lustre perfeito?

Realmente, optar por uma peça que, além de linda, seja funcional, pode não ser das tarefas mais simples de ser realizada sozinho.

Mas, é por isso que estamos aqui! Consultamos os especialistas Arqplace e eles nos deram algumas dicas bem úteis de como escolher o lustre que se adeque perfeitamente ao seu ambiente.

Confira quais são!

QUAL ESTILO DE LUSTRE ESCOLHER?

Existem muitos modelos e estilos para escolher e, para definir aquele que se encaixa melhor com o restante da decoração, não é uma tarefa muito fácil.

Rústico

O estilo rústico tem como premissa a ausência de um acabamento mais refinado, sendo apresentado como algo mais próximo ao ambiente rural ou do campo. No caso dos lustres, é bem comum que você encontre modelos feitos de madeira, fibra sintética, palha e outros materiais mais “naturais”.

Industrial

Tendência nos últimos anos do mundo da decoração, a pegada industrial tem se mostrado descolada e moderna.

Sabe aqueles trilhos de luz e pendentes que ficam com os cabos ou fios pendurados para a sua sustentação? Então, essas são ótimas opções para compor o seu ambiente industrial.

Uma dica aqui é combinar o lustre com o restante do ambiente. Você pode ter uma parede de tijolos aparentes, de cimento queimado, móveis feitos em ferro ou com a aparência mais desgastada. Ou seja, tudo que lembra uma fábrica!

Moderno

Uma das tendências do mundo da decoração é o estilo minimalista e podemos dizer que ele está presente também nos lustres modernos. Isso porque as linhas retas e a ausência de muitos detalhes deixam este item muito mais sofisticado.

Os modelos modernos normalmente se aproximam de formas geométricas, principalmente aqueles quadrados, retangulares, ovais ou circulares.

Além disso, se você gosta de lustres mais “diferentões” e que fogem bastante do padrão mais clássico, os modelos modernos trazem traços e formas mais orgânicas e irregulares que irão deixar sua sala ainda mais contemporânea.

Os materiais variam bastante e você encontra lustres modernos feitos em vidro, metal ou até acrílico. Já em relação às cores, existem diversas opções, mas o legal é escolher aquelas mais neutras para combinar com o restante da decoração, que pode ter tonalidades mais quentes e vivas. Se quiser, opte por aqueles que têm um toque metálico e estão em alta, como o dourado, o bronze ou o rosé gold.

Clássico

Já se você é mais convencional e quer trazer um pouco da tradição do passado para dentro de casa, essa é a opção ideal. Neste estilo, os materiais mais usados são os metais pesados e cristais, também sendo bem comum a estética do candelabro. Uma dica interessante é ter a iluminação mais amarelada para dar a impressão dos tons de velas.

 

E QUAIS OS TIPOS DE ILUMINAÇÃO?

Direta

Nesse estilo não tem muito segredo: quer o foco direcionado diretamente para uma superfície ou objeto? Então use a iluminação direta! Use-a para iluminar aquela escultura ou quadro que você pretende destacar, por exemplo. Luminárias pendentes e abajures são ideais para esse estilo.

Indireta

É essencial para deixar sua sala bem clarinha, já que a luz se espalha por todo o ambiente, como em sancas de gesso, rasgos decorativos, entre outros.

Difusa

Esse é o tipo de iluminação que não pode faltar no seu ambiente, afinal, ela irá iluminar o espaço por igual, sem criar contrastes.

Na sala de estar, a iluminação difusa normalmente é usada com lâmpadas no teto, como por exemplo através dos plafons de led ou sobrepor. Em ambientes maiores, essas lâmpadas ficam espalhadas para clarear o ambiente por inteiro, enquanto naqueles menores, pode estar centralizado.

Decorativa

Como o próprio nome sugere, esse tipo de iluminação tem como foco a estética do objeto. Os lustres, luminárias e arandelas são ótimos itens para deixar sua sala de estar mais elegante.

Existem várias opções dentro do estilo de iluminação decorativa. Escolha a que se adequa melhor no seu ambiente:

– Rasgos de luz: quer um ambiente moderno e clean? esse tipo de iluminação é a opção perfeita! Normalmente ficam no gesso, entre o teto e o acabamento do forro. Dependendo da combinação feita com a iluminação principal, pode deixar sua sala mais intimista ou descolada;

– Fitas de led: muito utilizada em floreiras, prateleiras, painéis, estantes e nichos, elas dão um toque especial ao ambiente. A vantagem é que são fáceis de aplicar, consomem pouca energia e não esquentam;

– Arandelas: com luz suave e indireta, elas darão um ar mais intimista e aconchegante à sua sala. Fixadas na parede, são excelentes como iluminação secundária;

– Abajures: seja qual for o estilo de decoração do ambiente (do mais moderno ao clássico), esse item é uma opção de luz secundária que serve para iluminar um objeto específico, como uma poltrona de leitura, por exemplo. É possível utilizar lâmpadas de diferentes cores e formatos, mas tudo depende do clima que você quer gerar no ambiente e do restante da decoração.

 

APRENDEU COMO ESCOLHER O LUSTRE PERFEITO?

Agora que você já entendeu como escolher o lustre perfeito para sua casa, é hora de comprar o modelo mais bonito de todos!

E, é claro, o lugar certo é aqui no Arqplace!

Temos uma linha completa e especial de peças de iluminação de alto padrão para a sua casa. Confira e compre com toda a segurança da nossa loja online!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.