Search
Close this search box.
5 Min

5 maneiras de usar o painel ripado em sua decoração

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Foi-se o tempo que madeira era usada, exclusivamente, como o piso ou como forro nas casas. Hoje, ela se apresenta como um dos materiais mais versáteis na decoração, indo desde a criação de móveis, até a utilização como elemento decorativo.

Nesse caso, podemos destacar o surgimento e a ascensão do painel ripado como um dos queridinhos do público.

Aliás, inclusive, ele se mostrou um dos elementos mais pedidos nos projetos em 2021. Isso pode ser explicado, também, pelo crescimento das decorações rústicas e afetivas, onde a madeira aparece como um destaque em ambas.

Em verdade, o painel ripado é um sucesso. E isso vai muito além da sua utilização exclusiva como decoração. Afinal, ele é extremamente funcional.

Aliando à versatilidade da madeira, temos um item que pode ser utilizado para diversos fins. Desde um elemento de destaque, até o uso com intenção clara de separação de ambientes.

Por isso, trouxemos cinco sugestões de uso dessa estrutura, que farão a sua casa se tornar ainda mais incrível.

O QUE SÃO OS PAINÉIS RIPADOS?

Chamamos de painel ripado as estruturas montadas com madeira em ripas, que são filetes mais finos, normalmente com a mesma metragem e espessura.

A definição de ser um painel, vem do fato que, quando colocadas lado a lado, as ripas de madeira criam um item contínuo, de mesmo tamanho e largura variável.

Essa estrutura foi muito utilizada como um apoio, servindo, inicialmente, como um background para móveis e eletroportáteis, como as televisões, por exemplo.

Mas, justamente por ser criado por um material tão nobre e resistente, os painéis ripados deixaram de ser um elemento exclusivamente decorativo e se inseriram nas casas com um papel muito mais prático e funcional.

sala de estar com painel ripado

COMO USAR O PAINEL RIPADO: 5 SUGESTÕES PARA INSERIR EM SUA DECORAÇÃO

É pensando justamente nas mais variadas formas de se utilizar o painel ripado em diferentes ambientes da casa, que criamos esse conteúdo.

Nele, trazemos cinco sugestões de momentos e espaços onde você pode apostar no uso da madeira como um complemento.

Além de garantir mais funcionalidade aos ambientes, você ainda fará isso com um dos elementos mais lindos à disposição: a madeira.

1. Como revestimento de parede

Uma das maneiras mais comuns de se utilizar o painel ripado, é como revestimento de parede.

Nesse caso, ele é instalado diretamente sobre a parede, funcionando como um adendo na decoração.

Normalmente, quando é usado com essa orientação, o painel ripado abrange todo o espaço da parede, criando uma visualização única de infinitude.

2. Como painel para destacar móveis

O painel ripado também é muito utilizado em partes menores, como um destaque. Nesse caso, ele se associa com outro móvel que também ganhou muita relevância nos últimos tempos, que são os painéis para eletroportáteis.

É muito comum ver a estrutura amadeirada servindo como background para televisores e criando um ambiente mais rústico e, ao mesmo tempo, mais refinado.

Essa é a riqueza da madeira: a capacidade que ela tem de transitar por essas duas características tão únicas e peculiares.

3. Como divisória de ambientes

Muita gente também tem apostado no uso do painel ripado como divisória de ambientes.

Substituindo os antigos e ultrapassados biombos, que eram, também, estruturas amadeiradas, os painéis são mais robustos e, normalmente, feitos com materiais mais nobres.

Tem, além da função de dividir o ambiente, a responsabilidade de realizar essa ação com sofisticação e elegância.

4. Como cabeceiras de camas

Seguindo na onda de usar o painel ripado como um destaque e background nas decorações, há quem utilize essas estruturas como cabeceiras de cama.

Nesse caso, são mais voltados para os quartos. E a grande variedade de materiais que podem ser utilizados na montagem dessas estruturas, permite que se encontre madeiras que ficam lindas tanto em espaços infantis, quanto de adultos.

5. Como destaques em ambientes gourmet

Por fim, a madeira, com a sua característica sofisticada, também combina perfeitamente com áreas que foram criadas para serem espaços gourmet.

Varandas, áreas de churrasco e, até mesmo, áreas de lazer, ganham ainda mais requinte quando recebem um painel ripado para decoração.

QUALQUER MADEIRA PODE SER USADA PARA A CRIAÇÃO DE UM PAINEL RIPADO?

A única característica que é fundamental em qualquer painel ripado, é que a madeira esteja alocada em formato de ripas.

Uma ripa, em si, são peças desse material em formato retangular, com largura variável, mas, na grande maioria das vezes, mais estreitos.

Quando unidas em um painel, elas respeitam uma medição padrão, que servirá, também, para guiar a inserção delas.

Isso é o principal detalhe para gerar uma visão contínua, que é um dos detalhes mais importantes do painel ripado: a sensação de ser um item infinito e composto de peças exatamente iguais.

Dessa maneira, podemos compreender que é possível criar um painel ripado com ripas de diferentes tipos de madeira.

Entretanto, vale reforçar que elas devem respeitar esse padrão. Seja na inserção no painel, seja em sua metragem.

Além disso, há tipos de madeira que ficam visualmente mais bonitos na montagem dessa estrutura e que, também, possuem mais resistência, evitando que ele “empene”.

Cumaru, cedro, nogueira e imbuia são boas opções, caso esteja pesquisando mais sobre o assunto.

ONDE ADQUIRIR PAINÉIS RIPADOS PRONTOS PARA A INSTALAÇÃO?

Uma última característica sobre o painel ripado e que vale a pena destacarmos em nossa conclusão, é que ele pode ser comprado já pronto para ser instalado.

Nesse caso, você adquire as placas com as ripas, de modo a facilitar a montagem em seus ambientes.

E sabe onde você encontra as melhores opções, com preço diferenciado e com madeiras de excelente qualidade? É claro, na Arqplace!

Aqui, você tem uma enorme variedade de modelos de painel ripado. E, também, uma consultoria especial que irá tirar todas as suas dúvidas.

Entre em contato com o nosso time agora mesmo e solicite um orçamento!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.