Categories: Quarto

COBOGÓ EM QUARTO DE CRIANÇA FICA BOM? VEJA O QUE DIZEM NOSSOS ESPECIALISTAS!

A utilização do cobogó em quarto de criança é a última tendência no ramo da decoração que está criando cada vez mais interesse em seus adeptos. O uso desta peça decorativa no ambiente em questão pode trazer muitas dúvidas quanto a sua estética e funcionalidade.

De fato, uma combinação interessante, o cobogó é muito popular em casas brasileiras e é muito utilizado em cômodos como a cozinha ou área externa, graças principalmente à sua estética simples que combina muito com os lugares em questão.

Já o quarto de uma criança traz normalmente cores mais vivas e vibrantes e decorações que vão ao encontro do seu residente. Por estas razões, pode parecer estranho divergir desta regra.

É possível afinal juntar o cobogó em quarto de criança apesar de suas naturezas aparentemente opostas? Caso tenha ficado curioso, que tal conferir o artigo para descobrir a resposta e mais informações sobre o cobogó?

 

Cobogó em quarto de criança: conheça mais sobre a peça!

Antes de mergulharmos a fundo no assunto, precisamos saber primeiramente o que é o cobogó e como ele é usado nas casas que o adotam.

O cobogó é um tipo de tijolo vazado criado em Recife em 1920 muito utilizado na construção de paredes e fachadas perfuradas. Inicialmente feitos apenas de cimento, sua popularização na década de 50 promoveu a diversificação de sua matéria base e passaram a ser moldados de materiais como vidro e argila.

Produzido de diversos elementos, ele possui três funções principais em uma obra: fechar ambientes ao mesmo tempo mantendo ventilação e luminosidade; criar divisórias e, talvez o mais importante, embelezar a decoração da casa.

Uma curiosidade interessante é que o cobogó é um elemento de decoração criado por um grupo de engenheiros no Brasil, estes cujos sobrenomes deram origem ao nome cobogó. A inspiração surgiu a partir dos muxarabis, típicos da arquitetura árabe.

 

As possíveis vantagens do cobogó em quarto de criança

Agora que você já sabe mais sobre a peça, que tal conhecermos mais sobre os seus possíveis benefícios que pode trazer ao ser instalado não só no quarto de uma criança, mas como em outros cômodos também.

Um dos principais objetivos que os criadores do cobogó tinham em mente ao criar a peça decorativa era levar mais privacidade para as áreas externas da casa. Entretanto, suas vantagens não se limitam a apenas isso e são bem mais abrangentes, como verá.

 

Deixa qualquer ambiente mais iluminado

Esta talvez seja a sua principal vantagem e o motivo pelo qual muitas pessoas decidem usá-lo em suas casas. Por ter uma característica vazada, consegue separar diferentes ambientes de uma casa ao mesmo tempo em que não barra a luminosidade.

Naturalmente, é muito usado nas cozinhas já que o cômodo necessita de uma boa quantidade de luz para a preparação dos alimentos. Sem contar que as suas sombras formam desenhos geométricos incríveis.

Sabendo disso, usar o cobogó em quarto de criança deixa o ambiente mais iluminado para o seu pequeno brincar, ler, ou assistir algo que o interesse. Além de passar uma sensação de aconchego, o uso da luz natural pode significar mais economia na eletricidade.

 

Prevê mais circulação de ar

Por possuir aberturas que favorecem a iluminação do ambiente, o cobogó também é uma ótima pedida para deixar qualquer lugar mais arejado e fresco. Portanto, caso viva em uma região mais quente, utilizá-lo ao invés de uma parede convencional pode se provar muito vantajoso a você e ao seu filho.

 

Grande diversidade de estilos, cores e materiais

Por ser muito popular, é possível encontrar cobogós de várias maneiras diferentes, dando-lhe grande versatilidade dificilmente encontrada em outros elementos decorativos.

O cobogó de vidro, por exemplo, é uma boa opção para aqueles que possuem um estilo mais moderno e que procuram acrescentar um estilo moderno e leve a qualquer comodo.

Já os tipos cerâmicos podem ser pintados da cor que você quiser, dando uma ótima chance para dar um toque mais pessoal a qualquer lugar da casa.

Tal fato se configura como uma ótima forma de você ou sua criança tornarem realidade os seus gostos e preferencias, já que vocês não estarão limitados a um tipo de cor, estilo ou formatos.

 

Afinal, fica bem o cobogó em quarto de criança?

Após saber todas estas qualidades, parece bem óbvio que usar o cobogó em quarto de criança é uma aposta certa, visto que deixa o aposento mais arejado, iluminado e com uma aparência única.

Caso esteja pensando em ideias de como usá-lo, é interessante utilizá-lo de uma maneira lúdica a partir das formas geométricas, evidenciando assim o ambiente criativo e brincalhão de um quarto de criança.

Por outro lado, caso esteja pensando em criar um quarto para bebe cujo sexo é ainda indefinido, é possível também projetar um quarto sem saber o seu sexo. Usando os cobogós de cerâmica, pode-se pintar da cor do gênero da criança a partir das preferências dos pais.

 

Algumas ideias para combinar o revestimento com o cobogó em quarto de criança

Para criar um quarto ainda para a sua criança, considere combinar os revestimentos a seguir com o cobogó. Fazendo isso, a junção dos elementos com certeza trará muito mais beleza e sofisticação.

 

Revestimento neutro e cobogó colorido

Caso o quarto de seu filho possua uma coloração com tons mais neutros, você pode balancear a natureza das decorações perfeitamente com um cobogó colorido. Assim, o ambiente não ficará enjoativo com muitas cores e nem sem-graça com tons muito passivos.

 

Revestimento de madeira e cobogó de cerâmica

Afim de criar um ambiente aconchegante e que agrega conforto, o revestimento de madeira é sempre uma boa pedida. Quando junto com o cobogó de cerâmica, o mix destes dois elementos garante um ambiente confortável e com traços rústicos ou campestres.

 

Revestimento estampado e cobogó

Os revestimentos são diversos em estampas e cores. Dessa forma, combiná-los com outros itens, como o cobogó, se configura como uma grande vantagem para quem deseja mais controle sobre a decoração.

São diversas combinações, basta colocar a criatividade em frente e recriar o que achar melhor!

Blog Arqplace

Share
Published by
Blog Arqplace

Recent Posts

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…

6 dias ago

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

2 semanas ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

2 semanas ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

3 semanas ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

4 semanas ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

4 semanas ago