Search
Close this search box.
4 Min

Conheça os tipos de borda de piscina e confira a manutenção adequada

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

As piscinas não são apenas um refúgio refrescante nos dias quentes de verão, mas também elementos estéticos que podem transformar o ambiente ao seu redor. Os tipos de borda de piscina desempenham um papel crucial, proporcionando funcionalidade e adicionando um toque de estilo ao espaço. 

Além disso, a manutenção adequada da piscina é fundamental para garantir a durabilidade e a segurança do ambiente aquático. Neste artigo, vamos explorar as diferentes possibilidades de bordas de piscina e discutir práticas essenciais de cuidados para manter a sua em ótimo estado.

Tipos de bordas de piscina

O material mais adequado para fazer a borda de piscina perfeita deve atender a alguns aspectos, como estética, durabilidade e segurança. O último ponto vai garantir que o ambiente de lazer, que sempre está molhado, não seja perigoso. Confira a seguir alguns tipos e escolha qual se encaixa na sua piscina.

Azulejos e mosaicos

As bordas de azulejos e mosaicos são versáteis e esteticamente agradáveis. Elas podem ser encontradas em variedade de cores e padrões. E a limpeza precisa ser feita frequentemente, para evitar o acúmulo de sujeira e manchas.

Pedra natural

Um dos tipos de borda elegantes e duráveis é a borda de pedra natural. Os materiais mais comuns são mármore, granito e travertino. A borda de piscina em granito, em especial, é atérmica, o que traz mais segurança ao usuário.

Mármore branco azul

Um dos tipos de borda de piscina mais sofisticados é a borda de aquamarine. O seu material é mármore branco com cristais azuis, que refletem a luz em diferentes ângulos, a depender do movimento da água. Na Arqplace, você encontra esse tipo de borda, que possui os lados abaulados para evitar acidentes.

Mármore bege

Conhecida como “travertino”, essa pedra para borda de piscina natural possui ação anticorrosiva, além de ser resistente à umidade e à abrasão. Além disso, a borda é atérmica, o que traz mais conforto e tranquilidade para os usuários.

Concreto estampado

A borda de concreto estampado oferece uma variedade de padrões e texturas, além de ser durável e de baixa manutenção. Esse tipo de revestimento para piscina pode ser colorido, adequando-se à estética desejada.

Pastilhas

Na Arqplace, estão disponíveis pastilhas para piscina Atlas, a marca que tem o título de maior fabricante de pastilhas do Brasil. Elas podem ser encontradas em diversos espaços de lazer, além de serem antiderrapantes e de fácil manutenção.

Deck de madeira

O deck de madeira deixa o ambiente charmoso e deve ser instalado acima do nível da água, para preservar a madeira. Os tipos de madeira mais indicados para contornar piscinas são o cumaru e o ipê. Porém, o ideal é consultar um especialista para orientar a escolha do material da sua piscina.

Cuidados com a borda de piscina

Para que a experiência do banho de piscina seja a melhor possível, é muito importante que a borda esteja em boas condições, ou seja, limpa e sem rachaduras. Afinal, as funções primordiais são deixar o visual do espaço de lazer do jeito que você planejou e garantir a segurança durante o uso, evitando quedas. Para isso:

  • limpe as bordas da piscina, para evitar o acúmulo de sujeira e manchas;
  • repare quaisquer danos nas bordas, como lascas ou desgaste — isso vale para todos os tipos de borda de piscina.

Saiba como fazer a manutenção da piscina

Agora que você já conhece os tipos de borda de piscina e como cuidar, chegou o momento de aprender como manter a piscina própria para banho e sempre bonita. O cuidado com a água é uma das ações fundamentais. Confira a seguir algumas dicas de como preservar a sua piscina por mais tempo.

Equilíbrio químico da água

Monitore regularmente o pH, o cloro e a alcalinidade. Desinfete a água para prevenir o crescimento de algas e bactérias. Não se esqueça de fazer a limpeza regular, removendo detritos flutuantes com uma rede. Por fim, aspire o fundo da piscina, para eliminar sujeira e resíduos.

Manutenção do filtro

Limpe ou substitua os filtros conforme necessário. Mantenha a circulação adequada da água, para preservar a qualidade da água, assegurando que ela permaneça adequada para o banho.

Proteção contra raios UV

Utilize capas solares para proteger a água dos efeitos prejudiciais dos raios U e aplique produtos químicos estabilizadores, para minimizar os danos causados pela exposição ao sol.

Inspeção da estrutura

Verifique regularmente a integridade da estrutura da piscina. Repare rachaduras ou vazamentos imediatamente, a fim de evitar problemas mais graves. Essas intercorrências podem ser prevenidas, escolhendo um revestimento para piscina resistente e ideal para o local.

Encontre a borda ideal para a sua piscina na Arqplace!

Como você pôde ver, existem diversos tipos de borda de piscina no mercado, que atendem às demandas de cada cliente. Escolha aquele que melhor se adapta ao seu estilo e siga as dicas de manutenção para que sua piscina permaneça um espaço agradável, seguro e duradouro. 

Na Arqplace, você encontra os melhores revestimentos para desfrutar plenamente da beleza e da funcionalidade da sua piscina. Acesse a nossa loja on-line e confira as opções de bordas e outros produtos para reforma e decoração. Estamos aguardando a sua visita!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.