Categories: Piscinas

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ROCHAS VULCÂNICAS E PISCINAS.

Um tipo de rocha que se forma por arrefecimento do magma superficial

As pedras vulcânicas além de lindas possuem diversos benefícios – e, por isso, estão sendo cada vez mais usadas dentro da decoração. Bons exemplos são as pedras hijau e hitam que dão um toque especial a qualquer piscina e ainda garantem benefícios como uma maior sensação de relaxamento e bem-estar.

Mas, como surgem as rochas vulcânicas?

    Essa resposta é simples, mas, ao mesmo tempo, complexa. Falando brevemente, e como o próprio nome já diz, as rochas vulcânicas são formadas de magma que eclodiram a partir de um vulcão. Em poucas palavras: são rochas ígneas.

Agora, vamos complicar um pouco para que você possa conhecer mais a fundo? As rochas vulcânicas são de textura afanítica, o que significa que possuem cristais de dimensão microscópica, por isso, indistinguíveis a olho nu (podem existir exceções denominadas fenocristais). A pequena dimensão dos seus cristais deve-se ao arrefecimento abrupto, que não permite o pleno desenvolvimento cristalino. Este arrefecimento abrupto ocorre devido à enorme diferença de temperaturas entre o ambiente superficial e o ambiente da intrusão magmática. 

Textura

Geralmente, possui uma granulação fina ou afanítica. Muitas vezes essas rochas possuem pequenos fragmentos de outras rochas ou cristais que são identificados a olho nu. 

Também é comum encontrar rochas vulcânicas com textura vesicular, causada por espaços vazios deixados pelos voláteis presos no fundido da lava. Incrível, né?

Química

    É complicado saber ao certo, uma vez que diferentes mineralogias e texturas podem ser desenvolvidos a partir dos mesmos magmas iniciais. Porém, a composição inicial da maiorias das rochas vulcânicas é basalto, ainda que pequenas diferenças em composições iniciais podem resultar em uma grande variedade. As mais comuns destas são toleítico, cálcio-alcalino e alcalina. 

Interessante, né? Na hora de realizar um projeto é importante se embasar de informações como essas para entregar um trabalho que você se orgulha e que foi feito com propósito. Para mais informações como essa, você pode contar com o ArqPlace para te auxiliar. Estamos aqui para te ajudar a entregar o melhor projeto possível.

Blog Arqplace

Share
Published by
Blog Arqplace

Recent Posts

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…

6 dias ago

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

2 semanas ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

2 semanas ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

3 semanas ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

4 semanas ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

4 semanas ago