Search
Close this search box.
4 Min

Argamassa para pedra hitam: por que elas são especiais?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Você sabia que existe um tipo ideal de argamassa para pedra hitam? Essa pedra, que fazem parte das novas e desejadas linhas de pedras naturais, fica ótima para ambientes com água, como as piscinas.

Sua coloração escura, em tons de cinza e preto, garantem um colorido diferente do habitual para a área das piscinas, dando um toque de elegância e sofisticação ao lugar.

As pedras naturais tem sido muito utilizadas nos novos projetos arquitetônicos e, dentre elas, a hitam se destaca como uma das mais buscadas.

Mas, você tem ideia de como funciona o assentamento dessas pedras?

Vamos entender melhor como é feito esse procedimento e conhecer com mais profundidade o material ideal para esse tipo de revestimento.

O QUE É ARGAMASSA?

Antes de começarmos a falar especificamente sobre argamassa para pedra hitam, é interessante conhecermos o que é esse material e porque ele é indicado para a colocação de revestimentos de diferentes tipos.

Efetivamente, a argamassa é o nome da liga composta por cimento, areia, cal e água. Quando unidos, esses elementos criam uma massa cimentícia, com alta durabilidade e resistência. Mas, até secar, ela possui uma maleabilidade que a torna ideal para ser usada como “cola” para revestimentos.

A união de todos esses materiais que compõem a argamassa faz com que ela se torne uma escolha segura para assentamento de pedras, que precisam de um elemento firme, que se fixe com qualidade à parede e evite que o revestimento caia.

POR QUE A ARGAMASSA PARA PEDRA HITAM DEVE SER DIFERENTE DAS OUTRAS?

Conhecidas a composição de uma argamassa, podemos dar andamento ao nosso conteúdo, perguntando algo básico: por que a argamassa usada para o assentamento da pedra hitam deve ser diferente dos outros tipos dessa liga cimentícia?

A resposta para isso é simples: porque a pedra natural não possui as mesmas características dos outros revestimentos.

A começar pelo peso, os revestimentos comuns são bem mais leves que as pedras hitam. Logo, é essencial que argamassa utilizada tenha mais aderência, para suportar o efeito da gravidade.

Outro detalhe importante e que justifica o uso de uma argamassa para pedra hitam que seja específica, é evitar o risco de manchá-la.

Por serem produtos especiais e de beleza delicada, é fundamental ter um cuidado maior no momento do assentamento, não apenas para manter sua integridade, sem trincos e lascados, mas também para que ela continue com a face intacta, sem manchas.

Além disso, principalmente quando as pedras são colocadas nas piscinas, é fundamental que a argamassa promova um alto teor de aderência e sustentabilidade, para que ela não descole tendo o contato constante com a água.

COMO REALIZAR O ASSENTAMENTO DE PEDRA HITAM: DETALHES IMPORTANTES

O processo de assentamento da pedra hitam não difere tanto em técnica de outros tipos de revestimento. Apenas é necessário ter maior atenção e considerar alguns detalhes. Veja quais são:

  • Estique a argamassa em espaços de, no máximo, 0,5 m² por vez. Isso evita que ela resseque e perca a sua aderência;
  • Umedeça as pedras e a superfície onde elas serão colocadas antes de aplicar a argamassa. Isso faz com que ela não perca umidade e mantém a sua resistência;
  • Utilize uma desempenadeira dentada de 6mm para aplicar a argamassa para pedra hitam;
  • Aplique argamassa tanto na superfície, quanto na pedra, em sentidos contrários (sistema de dupla colagem);
  • Certifique-se de que toda a área foi coberta com a argamassa;
  • Respeite o tempo de cura indicado pelo fabricante na embalagem do material.
  • Além desses detalhes que envolvem a utilização da argamassa para pedra hitam, também é importante contratar profissionais que possuam experiência nesse tipo de atividade.

 

Afinal, a qualidade do assentador faz uma enorme diferença no resultado final do seu projeto.

E, indo além, garante menor risco de perdas de material. Nesse caso, falamos tanto da argamassa em si, quanto das pedras hitam, que podem ser comprometidas por mau acondicionamento, quedas e manchas.

ONDE ADQUIRIR A ARGAMASSA PARA PEDRA HITAM?

Se você quer ter a certeza de que o projeto da sua piscina ficará incrível com o uso de pedras naturais para a decoração, saiba que investir em uma boa argamassa é algo que lhe oferecerá um ótimo custo-benefício.

Você manterá a beleza do ambiente, gerando mais confiabilidade na sustentação das pedras na área de lazer.

Mas, para conquistar todos esses benefícios, incluindo os que citamos ao longo do conteúdo, é importante escolher uma argamassa de qualidade, como as que você encontra na Arqplace.

Em nosso site você vai achar as melhores marcas de argamassa, especialmente formuladas para o assentamento das pedras naturais, como a hitam, hijau e acquamarine.

Trabalhamos apenas com itens de excelente reputação e temos o diferencial da entrega super rápida.

Acesse agora a nossa página e conheça mais sobre os produtos que deixam a sua casa ainda mais incrível!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.