Search
Close this search box.

7 dúvidas sobre os cobogós que vale a pena discutirmos

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Algumas dúvidas sobre os cobogós tem aparecido com uma certa frequência em nossa caixa de mensagens. Afinal, com o aumento do interesse por esse elemento da arquitetura, mais pessoas estão buscando informações que vão desde onde eles podem ser instalados, até os materiais mais adequados para cada ambiente.

É por meio dessas questões, que os interessados acabam tomando as decisões mais assertivas em relação ao uso dos cobogós. Mas, será que você sabe quais são elas? Ou melhor: será que saberia responder a essas dúvidas?

Nós consultamos os nossos especialistas Arqplace e organizamos as 7 principais dúvidas sobre os cobogós que surgem em nossa caixa de mensagem ou que nos são enviadas via chat. Veja só o que elas dizem e como podem resolver questões que até você pode ter!

1. EXISTE UM TIPO IDEAL DE COBOGÓ PARA CADA AMBIENTE?

Na arquitetura é difícil determinarmos que um elemento é mais certo do que o outro. Afinal, tudo depende de como o projeto está sendo pensado, qual o seu estilo e o que está sendo buscado. Porém, algumas características sempre tornam um item mais interessante que o outro, considerando questões que envolvem, por exemplo, o ambiente onde será inserido.

É o caso do cobogó. Efetivamente, todas as áreas da casa ganham com a presença dessas peças. Mas, realmente há tipos ideais dependendo de cada um desses ambientes. Por exemplo, os cobogós de louça se dão melhor em áreas internas, enquanto que os rústicos combinam mais com ambientes externos.

2. COBOGÓ COLORIDO VALE A PENA?

Uma das dúvidas sobre cobogó que sempre surge, é, na verdade, uma questão que envolve o estilo dos ambientes. Usar esses elementos com cor não gera nenhum desgaste ao espaço e nem se torna cansativo. Porém, é interessante que haja um equilíbrio com as outras peças nas áreas onde eles serão colocados.

Por exemplo, usar os cobogós coloridos em um ambiente onde a decoração usa muita estampa ou textura pode deixa-lo mais pesado. Mas, vale reforçar: desde que sejam bem escolhidas, as peças sempre têm espaço em qualquer lugar.

3. O COBOGÓ DE CONCRETO NÃO DEIXA O AMBIENTE MUITO GROSSEIRO?

Sempre que pensamos no concreto, automaticamente imaginamos o seu uso mais comum, para revestir paredes ou criar peças de alvenaria. Em ambos os casos, ele traz uma certa rusticidade, que parece não combinar em nada com o cobogó. Logo, pensar em peças com esse material parece ilógico, já que vai tornar o ambiente mais grosseiro.

Mas, este é um engano terrível. Apesar de ser criado com massa cimentícia, o cobogó de concreto é feito com formatos delicados e trazem estruturas que otimizam a decoração dos ambientes. Além disso, o material permite pinturas de todas as formas, o que pode contribuir ainda mais para deixar o local bonito.

4. O COBOGÓ PODE SER USADO EM PROJETOS SUSTENTÁVEIS?

Os projetos com orientação sustentável têm ganhado cada vez mais notoriedade. Afinal, essas pautas possuem enorme relevância e o setor da construção civil tem se reinventado para criar projetos com menos impacto ambiental. Nesse sentido, alguns elementos podem ser escolhidos para contribuir com essas criações, sendo que o cobogó é um deles.

Por favorecer a iluminação e ventilação natural, ter essa peça no projeto pode reduzir a necessidade de instalações elétricas com mais ênfase. Também, diminui a necessidade de climatização artificial. Usando-os, se tem um ganho imenso nessas duas questões, contribuindo para menos consumo de materiais e, consequentemente, de energia.

5. A INSTALAÇÃO DO COBOGÓ EXIGE ALGUMA TÉCNICA ESPECIAL?

Outra dúvida sobre cobogós que é muito recorrente e sempre é feita aos nossos consultores, diz respeito a instalação desses elementos. Efetivamente, o cobogó é uma peça modular, que não exige nenhum conhecimento específico para ser instalado nos ambientes onde será utilizado.

No entanto, o fato de ser um elemento vazado o torna mais delicado em termos de compressão. Isso significa que, se a fileira que será feita de cobogós for muito alta, é necessário que o instalador se atende a questões como o peso e a resistência do material. Há normas técnicas que podem orientá-lo nessa instalação. Podemos indicar as:

– NBR 05712;

– NBR 07173;

– NBR 07184;

– NBR 15220;

– NBR 8995.

6. QUANDO USADOS PARA DIVISÓRIAS, OS COBOGÓS TORNAM OS AMBIENTES PRIVADOS?

A ideia de ser um elemento vazado pode fazer com que as pessoas pensem que ele não gera privacidade. Essencialmente, esses espaços servem, justamente, para aumentar a iluminação natural e torna-la mais fluida dentro dos ambientes. Mas, quando escolhidos modelos mais fechados, eles podem, sim, se tornar peças que garantem privacidade aos ambientes.

Quando for utilizá-los em espaços mais íntimos, como banheiros ou quartos, dê ênfase na escolha daqueles que possuem aberturas menores ou que criem ilusões de ótica. Isso favorece a sua utilização, sem a perda de uma de suas principais características, que é a otimização da luminosidade.

7. OS COBOGÓS ACUMULAM MUITA SUJEIRA?

Outra dúvida sobre os cobogós que está diretamente relacionada a sua estrutura de elemento vazado, é o acúmulo de sujeira. Mas, para deixar claro de uma vez por todas: o cobogó não é nem um pouco difícil de ser limpo. Geralmente, um pano úmido já é o suficiente para fazer a sua higienização.

Algo que pode favorecer ainda mais a rotina de limpeza desses elementos, é escolhê-los com o material certo para cada ambiente. Por exemplo, na cozinha, dê preferência para os cobogós de louça, que podem ser lavados com água e sabão neutro.

AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE COBOGÓS?

Nós criamos essa lista com base nas perguntas mais frequentes que os nossos clientes trazem sobre os cobogós, que são nossos queridinhos por aqui. Mas, se a sua questão não tiver sido respondida, é só entrar em contato com a gente. Nosso time de especialistas está pronto para tirar todas as suas dúvidas!

Aliás, que tal conhecer todos os nossos modelos de cobogó disponíveis? Em nossa loja, temos diversas opções de formatos, nos materiais de louça, cerâmica e concreto. Veja qual deles mais se adequa ao seu projeto e adquira já, com o melhor preço e condições especiais de pagamento!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.