Search
Close this search box.

Como escolher revestimento: o guia completo para você!

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Você sabe como escolher revestimento para sua casa, considerando seus detalhes principais e sabendo como isso pode influenciar na usabilidade?

É, muita gente também não sabe. Ou, pelo menos, não conhece todos os detalhes que devem ser considerados no momento da escolha.

Isso porque, indo além do material e da beleza do revestimento, é necessário considerar fatores extras, tais como a sua durabilidade, o local para onde são indicados e, até mesmo, o custo-benefício que poderá obter.

Para te ajudar com essa questão e te orientar em todas as vezes que precisar escolher revestimentos, nós criamos esse guia especial com tudo que precisa saber sobre o tema. Confira!

PARA COMEÇAR, O QUE É REVESTIMENTO?

Os revestimentos são, basicamente, uma camada externa que cobre a alvenaria de uma obra. Com eles, ainda, é possível agregar mais personalidade, proteção e design ao ambiente de acordo com a influência do proprietário.

Dentre os tipos de revestimentos mais conhecidos, temos o azulejo, as cerâmicas, porcelanatos e pastilhas como as opções mais conhecidas e usadas.

E, ao contrário do que se pensa, o revestimento não é usado apenas para decorar e compor a estética do ambiente, mas também de proteger as paredes deixando-as mais resistentes e duráveis.

É justamente por isso que a escolha dos revestimentos precisa ser bem assertiva no sentido que existem lugares que atendem incidência de sol, vento, umidade, poeira e afins.

Isso faz com que alguns detalhes precisem ser considerados na hora de escolher o modelo ideal para sua reforma ou construção.

Tipos mais comuns de revestimento

É bem provável que você já soubesse do que se tratou os revestimentos antes, mas não tinha os associados ao seu nome adequado, não é mesmo?

Para te deixar ainda mais inteiro quanto ao tema, separamos abaixo os diferentes tipos de revestimentos para que você entenda com propriedade quais são essas peças, seus detalhes e características. Confira abaixo:

Azulejos

Os azulejos são peças cerâmicas que contam uma superfície lisa devido a uma camada de esmalte que recebe durante sua fabricação. Um detalhe bastante característico dessas peças é que possuem uma ampla variedade de tamanhos, podendo ser encontrado desde menores de 15 x 15 cm até os maiores com 50 x 50 cm.

Laminados

Os pisos laminados buscam copiar o efeito promovido pelas madeiras, ideal para quem deseja agregar um acabamento mais rústico ao ambiente. A grande vantagem desse revestimento é que ele sai muito mais em conta do que a instalação de um piso de madeira propriamente dita e, ainda assim, promove um acabamento extremamente semelhante.

pastilhas

As pastilhas são revestimentos muito semelhantes aos cerâmicos, no entanto, possuem um tamanho consideravelmente menor do que eles. São ideias para instalação em espaços úmidos, como banheiros e cozinhas, pelo fato de que esses espaços recebem, naturalmente, uma incidência elevada de água e vapor.

pedras

Se você busca por um acabamento mais aconchegante e sofisticado para seu ambiente, sem dúvida, os revestimentos de pedra são as melhores opções. Por serem extraídas diretamente da natureza, as pedras conferem uma energia única e especial para o espaço, deixando-o extremamente sexual.

Porcelanato

O porcelanato é um dos revestimentos mais procurados para instalações, devido a toda a alegria que a peça promove ao ambiente. Seu diferencial se dá devido a um processo que passa durante a fabricação, que ocorre por meio de uma prensagem, garantindo uma baixa porosidade e uma resistência elevada.

Os 4 modelos dos mais procurados são:

– Esmaltado: ambientes ideais úmidos e secos, além de receber uma grande variedade de estampas devido à camada de esmalte que recebe;

– Estruturado: resistente à água e umidade, sendo a melhor opção para instalação em banheiros, cozinhas e até mesmo piscina, por não ser tão escorregadio;

– Natural: possui um acabamento mais bruto e seco, sendo a opção para áreas externas, com alta circulação de pessoas e espaços comerciais;

– Polido: ideal para sala de estar, corredores e até mesmo quartos pois seu brilho agrega muito requinte ao ambiente.

Vinílicos

Os revestimentos vinílicos são muito parecidos com os laminados, que mencionamos acima, procurando se assemelhar ao acabamento de piso de madeira genuíno. Como resultado, temos um ambiente com uma instalação confortável e sofisticada, ideal para o lar.

COMO ESCOLHER REVESTIMENTOS IDEAIS?

Conhecer o material que irá revestir a sua casa é o primeiro passo para fazer a escolha ideal.

Mas, veja mais algumas dicas que vão te orientar sobre as melhores maneiras de utilizá-los nos ambientes:

Separe a residência em áreas

Antes de escolher o revestimento para cada cômodo, é aconselhável que você divida a casa em áreas. Observe que uma residência geralmente é formada pela área íntima, onde ficam os quartos, pela área social, que abrange a sala de estar e jantar e os corredores de acesso às áreas íntimas, e também pelos ambientes úmidos.

– Áreas úmidas como lavabos, cozinha e área de serviço precisam de um revestimento antiderrapante, de forma a evitar acidentes.

– Área íntima pode receber madeira, que é um material quente e que proporciona conforto e elegância, ou ainda laminados ou vinílicos.

– Área social também pode receber materiais nobres, mas como é mais utilizada, talvez seja preferível materiais de fácil limpeza.

Escolha o revestimento apropriado para a cozinha

A cozinha é uma peça especial da casa, pois é um ambiente onde a família costuma se reunir e muito frequentada por todos os moradores, além de contar com alguns elementos que a diferenciam dos outros cômodos.

Lembre-se de que a cozinha possui muito vapor e umidade, e por isso o revestimento deve ser resistente a essas condições.

De forma geral, o revestimento da cozinha deve ser antiderrapante, por causa da umidade desse ambiente, e de material não rugoso, para evitar que a gordura fique grudada e facilitar a limpeza.

Revista a área externa de acordo com suas características

O revestimento ideal para a área externa depende da forma como esse espaço assume na residência. Para ambientes abertos, com ou sem cobertura, o recomendável é optar por pisos antiderrapantes, já que podem ficar molhados devido à chuvas e outros fatores climáticos.

Já para áreas externas cobertas e fechadas, como a garagem ou casa da piscina, é possível utilizar porcelanatos ou cerâmicos, que são de fácil manutenção.

Pense nas cores de acordo com o efeito que se deseja

A cor do revestimento ajuda a transformar o ambiente. Assim, se o espaço for pequeno, é preferível utilizar cores claras, que passam a sensação de amplitude. Já para aumentar o conforto e a elegância do cômodo, utilize o preto ou outras cores escuras, e prefira materiais nobres, como o mármore, o granito e a madeira.

Mude o revestimento apenas se houver uma separação

De forma geral, o material utilizado no revestimento deve permanecer o mesmo até que haja uma separação física entre os cômodos. Assim, em ambientes em que não há elementos de separação, como uma porta, mantenha o mesmo revestimento em toda a peça para criar uniformidade.

Atente-se ao clima da região

Em cidades com clima frio na maior parte do tempo, escolha pisos quentes para quartos e salas, como madeira, vinílico e laminado, e pisos frios como cerâmicos e porcelanatos para lavabos, cozinha e áreas de serviço.

Já em cidades com clima predominantemente quente é possível utilizar pisos frios mesmo nas áreas social e íntima. Assim, escolha porcelanatos e cerâmicos também para quartos e salas, de forma a manter o conforto térmico desses ambientes.

A ARQPLACE É O LUGAR CERTO PARA VOCÊ COMPRAR REVESTIMENTOS!

Depois de conhecer os detalhes sobre como escolher revestimentos, você chegou a conclusão de que essa é uma tarefa mais delicada do que imaginava, certo?

Mas, antes de desistir do plano e acabar escolhendo qualquer coisa por achar que é um processo muito complexo, podemos te dar uma última dica? Acesse o site da Arqplace.

Isso porque, nós só aceitamos com revestimentos altamente resistentes, que atendem a todos os critérios de escolha que te orientamos ao longo do conteúdo.

Aqui você encontra as melhores marcas, peças mais bonitas e os itens com melhor custo-benefício do mercado.

Venha conversar com os nossos atendentes sobre os melhores e mais competentes revestimentos para a sua necessidade e nos deixe te mostrar porque aqui é o lugar ideal para adquiri-los!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.