Search
Close this search box.
4 Min

Iluminação de escritório: como otimizar esse ambiente?

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Criar um projeto de iluminação para escritório é o tipo de investimento que, quando você realiza, se pergunta por que não tinha pensado nisso antes. Afinal, o conforto luminotécnico é um detalhe essencial para garantir melhor produtividade em qualquer ambiente.

Em empresas, é comum contar com o apoio de arquitetos para otimizar a disposição das luzes no local. Pensando nisso, a Arqplace preparou dicas importantes, que vão ajudar você a aplicar corretamente a iluminação de escritório.

Qual a importância da iluminação para o escritório?

Uma boa luz ajuda a melhorar a concentração dos colaboradores, tornando-os mais ativos, sem prejudicar a vista e proporcionando maior conforto. Porém, é perfeitamente possível migrar esses conhecimentos para elaborar a iluminação para escritório pequeno e de outros tamanhos.

Transformar um escritório pequeno em um local com iluminação ideal para trabalhar ou estudar, por exemplo, pode ser uma tarefa desafiadora. Quer saber como você pode fazer isso? Então, confira as nossas dicas de iluminação de escritório e veja no que deve investir com mais prioridade.

Quais os critérios para uma boa iluminação para escritório?

Ao pensar em iluminação para escritório, surge uma outra série de fatores a serem analisados. Uma lâmpada nova somente não basta, é necessário avaliar a estrutura do local, o tamanho, o posicionamento das mesas, a tonalidade das lâmpadas, as cores das paredes e até mesmo a incidência de luz natural.

As persianas e cortinas também são muito úteis ao privar a entrada do sol em um momento inoportuno e reduzir o calor. Um ambiente prejudicial no quesito luminosidade pode provocar perda da capacidade otimizada da visão de um colaborador e, a curto prazo, constante fadiga, estresse e dor de cabeça.

6 dicas para não errar na iluminação do escritório

Como você viu, para planejar uma boa iluminação de escritório, é necessário observar muitos detalhes, que fazem toda a diferença no resultado. Confira a seguir algumas dicas que podem facilitar o processo de elaboração de iluminação.

1. Iluminação difusa

A missão é iluminar o escritório de maneira difundida, ou seja, em todo o ambiente, o difusor fará com que a luz se espalhe suavemente pelo espaço, sem resultar naqueles contrastes e brilhos inconvenientes e excessivos.

As lâmpadas de led são uma ótima escolha por serem lâmpadas mais frias e, se aliadas a uma tonalidade clara nas paredes, formam o conjunto perfeito para uma iluminação homogênea e relaxante.

2. Posicionamento

Para alcançar uma distribuição ideal de iluminação, é importante se atentar tanto aos móveis quanto às funções realizadas em cada tipo de escritório. A disposição de mesas também deve ser observada, uma vez que, estando em lugares diferentes, as necessidades também se diferenciam.

O truque que oferecemos para solucionar esse problema chama-se luminárias de mesa! Elas se ajustam à posição exata de quem está ali, sem causar sombra do lado esquerdo ou direito. Com ela, é possível modificar a disposição, seja na parte superior ou na direção e foco da lâmpada.

3. Focos de Luz

Alguns escritórios possuem inúmeras gavetas e arquivos junto aos computadores, e elas precisam de uma luz especial. Nesse momento, o primordial é gerar uma luz focada e bem-projetada, mas que, ao mesmo tempo, não agrida o ambiente.

O que funciona muito bem nesses casos é a arandela de LED. Os trilhos criam pontos de luz focados e pontuais, e a tonalidade da luz vai de acordo com a necessidade real do escritório. A temperatura branco frio é mais econômica e muito funcional.

4. Luz Natural

Não abra mão do aproveitamento da luz natural! Cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos, a utilização da luz natural se tornou uma tendência. Com efeito, essa técnica, além de proporcionar economia, é bastante sustentável.

Janelas grandes e de vidro dão um ar de integração maior ao local de trabalho, resultando em um conforto agradável ao longo do dia de trabalho. A ideia é mesclar a luz natural com um sistema de luz para escritório que promova o equilíbrio.

5. Iluminação decorativa

A decoração também faz parte do ambiente. Ainda que não seja um fator decisivo, ela deve ser levada em consideração ao montar um projeto de luminosidade para o seu escritório. Investir no design do seu espaço é fundamental para manter o escritório a todo vapor.

Fitas de led, spots voltados para elementos característicos e cheios de personalidade, luminárias paflon modernas dão um ar de muito bom gosto e criatividade. Não tenha medo de ousar, invista em um espaço acolhedor e aconchegante.

6. Iluminação quente ou fria

A iluminação branca diz respeito a um ambiente de maior concentração, racionalidade e lógica. Naturalmente, ela proporciona essa sensação de produtividade. No entanto, se usada sozinha durante todo o dia, pode deixar o ambiente desconfortável e nada tranquilizador.

Assim, entram em cena as luzes amarelas, que têm um impacto direto no nosso cérebro, gerando aquela sensação de conforto, calma e aconchego O ideal é mesclar as duas para ter a sensação de relaxamento sem perder a concentração ou a energia necessária para executar as tarefas.

Onde adquirir peças de iluminação para escritórios?

Após saber da importância da iluminação de escritório e como essa escolha pode motivá-lo a ter momentos mais produtivos ou relaxantes, está na hora de acessar o site da Arqplace. Aqui, nós contamos com as melhores peças para o seu projeto luminotécnico.

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.