Uncategorized

Quais os tipos de iluminação e em que circunstâncias são mais indicadas?

Como dito, uma determinada orientação na iluminação pode favorecer imensamente um ambiente. Pode estimular mais vivacidade, criar um espaço íntimo, proporcionar mais tranquilidade, apenas modificando a cor da luz e o tipo de transmissor que será usado.

Porém, quando não se tem um conhecimento aprofundado sobre esse tipo de questão, é comum recairmos em erros, escolhendo o tipo inadequado de iluminação para cada ambiente. E se você acha que algo assim não gera nenhum tipo de desgaste, basta pensar como é difícil se manter concentrado e atento em um lugar com pouca iluminação. Ou, o tanto que isso causa cansaço nos olhos.

Esses são exemplos banais de como a escolha errada da iluminação em um escritório pode ocasionar situações desagradáveis. Mas, isso pode se estender para todos os outros cômodos da casa.

6 TIPOS DE ILUMINAÇÃO QUE VALE A PENA CONHECER

Então, vamos conhecer todos os tipos de iluminação e entender para quais ambientes e circunstâncias eles são mais indicados?

Iluminação direta

Como o próprio nome já diz, a iluminação direta é aquela em que o foco de luz é direcionado diretamente para algum ponto. Esse tipo de iluminação costuma ser muito utilizado quando é necessário dar destaque ou proporcionar luminosidade focada em determinado lugar.

Alguns exemplos de como essa iluminação pode ser utilizada, é sobre mesas de estudos, bibliotecas ou, até mesmo, em áreas de quartos onde são feitas maquiagens.

Elementos que contribuem para proporcionar iluminação direta:

  • Abajures;
  • Luminárias;
  • Spots;
  • Pendentes.

 

Iluminação indireta

Na proposta da iluminação indireta, o foco não é a luz, por mais incrível que pareça, e sim a distribuição que ela terá em todo o ambiente. Normalmente, esse tipo de iluminação é alcançado quando se pretende criar um espaço luminosamente confortável. Para que ele tenha ainda mais impacto, é interessante que o projeto preveja, juntamente com a parte de iluminação, a escolha de móveis e revestimentos que tenham superfície reflexiva. Assim, a distribuição acontece de forma ainda mais natural.

A iluminação indireta pode ser colocada em:

  • Sancas;
  • Detalhes no chão;
  • Forros;
  • Arandelas.

 

Iluminação difusa

A iluminação difusa é ideal para clarear ambientes sem gerar contraste. Isso é, sem criar sombras sobre os móveis ou objetos. É um tipo de iluminação mais suave e confortável, efeito alcançado quando os equipamentos de iluminação possuem um elemento de filtragem, como um vidro ou uma peça de acrílico que “proteja” a lâmpada.

Esse tipo de iluminação é ideal para:

  • Quartos;
  • Salas de descanso;
  • Salas de TV;
  • Banheiros.

 

Iluminação linear

O próprio nome desse tipo de iluminação já nos ajuda a entender como ela é proposta: são linhas contínuas de luz que, apesar de dar a impressão de que será um espaço muito claro, pode ser otimizado quando é feito da forma correta. Isso significa sem exageros e com lâmpadas que promovam uma luminosidade mais confortável, com menos claridade.

A iluminação linear é muito usada em ambientes corporativos e locais funcionais, que exigem que a pessoa mantenha o foco e a atenção.

Iluminação de orientação

Se tem um tipo de iluminação que possui funcionalidade e apelo técnico, essa é a iluminação de orientação. Isso porque, ela é planejada para orientar as pessoas a realizarem determinado trajeto ou ação. Sua proposta não é, em si, criar um foco de luz que clareie, mas sim que dê a orientação correta.

Normalmente, esse tipo de iluminação aparece em:

  • Corredores;
  • Próximo a corrimões;
  • Escadas;
  • Jardins;
  • Piscinas.

 

Iluminação de destaque

A iluminação de destaque é a ideal quando se quer aumentar o destaque e realçar determinada peça ou parte do ambiente. Por isso, é um tipo de iluminação mais focada e concentrada, que serve para dar a ênfase necessária para aumentar a visibilidade de certo objeto.

INCREMENTE O SEU PROJETO LUMINOTÉCNICO COM AS PEÇAS DA ARQPLACE!

Agora que você já sabe a importância de um projeto luminotécnico bem feito e, também, como os equipamentos corretos podem favorecer a funcionalidade dos ambientes, é hora de saber onde encontra as melhores peças para botar a mão na massa. E a resposta é uma só: Arqplace!

Em nossa loja você encontra diversas peças de iluminação alto padrão, que vão tornar os seus espaços ainda mais bonitos e otimizados. Aproveite as ótimas condições de pagamento que oferecemos e, é claro, o nosso preço imbatível!

Blog Arqplace

Recent Posts

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…

2 meses ago

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

3 meses ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

3 meses ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

3 meses ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

3 meses ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

3 meses ago