Search
Close this search box.
3 Min

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE TINTA E TEXTURA?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Está pesquisando sobre os melhores tipos de acabamento para a sua obra ou reforma e empacou na escolha entre tinta e textura?

Nós entendemos você. Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado, cada uma com vantagens e desvantagens especiais, pode ser difícil decidir qual dos dois tipos é mais indicado.

Por isso, nós criamos esse conteúdo especial, que vai te ajudar a entender, exatamente, qual é a diferença entre tinta e textura!

Confira quais são os detalhes que envolvem esses dois produtos e veja qual deles vale mais a pena para a sua necessidade.

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE TINTA E TEXTURA?

A tinta é uma substância líquida, comumente pigmentada, utilizada como revestimento e acabamento de paredes e esquadrias em geral.

Ela proporciona as superfícies proteção, impermeabilização, acabamento e resistência.

A pintura é uma etapa importante da obra, pois na alvenaria ela evita o esfarelamento, a absorção de água, acumulo de sujeira e o desenvolvimento de mofo.

Além de permitir acabamentos com uma ampla variedade de cores e texturas.

A textura é um material de alta resistência tanto à chuva quanto ao sol. Elas são utilizadas como acabamento decorativo de paredes internas e externas.

Os desenhos, texturas, ranhuras e efeitos em relevo do acabamento da textura variam conforme a massa e ferramentas utilizadas.

A massa é um composto acrílico geralmente branco. Algumas massas são vendidas já pigmentadas, porém em muitos casos as texturas são feitas com as massas brancas e pintadas posteriormente com tintas acrílicas da tonalidade desejada.

As massas acrílicas utilizadas possuem grãos de quartzo. Estes grãos podem ser finos, médios ou grossos e sua granulação influencia diretamente se a textura terá um acabamento e visual mais fino e suave ou grosseiro e áspero.

O QUE É MELHOR ENTRE TINTA E TEXTURA?

Não há uma definição concreta se há uma escolha melhor entre tinta e textura. Afinal, as duas possuem suas características especiais e detalhes.

Então, é o seu interesse que vai determinar qual dos dois tipos é melhor. Considerando as duas funcionalidades, você mesmo vai poder escolher o que vale mais a pena.

COMO SE USA TINTA E TEXTURA NA OBRA?

As tintas e texturas são utilizadas para pintura paredes internas e externas, madeiras, metais, entre outras superfícies dos imóveis.

As tintas possuem a função de proteger e facilitar a limpeza das superfícies.

Enquanto as texturas protegem e impermeabilizam as superfícies, sendo em muitos casos utilizadas para controle de umidade e evitar mofos.

COMO COMPRAR TINTAS E TEXTURAS?

As tintas são vendidas em latas de 900ml até 18 litros. Já as texturas são vendidas em latas ou baldes variando de 3,7 a 28 kg.

Na hora de comprar tintas e textura, observe se na embalagem constam as seguintes informações: nome do produto, empresa fabricante, quantidade, tipo de acabamento, tipo de solvente, prazo de validade, número do lote e referências às normas técnicas.

Além das informações acima, procure se na embalagem há a indicação de superfícies onde pode ser aplicada, modo de preparo e aplicação, diluição, tempo de secagem entre demãos, tempo de secagem total e o rendimento médio por demão.

As embalagens de tintas também devem indicar se a empresa fabricante participa de programas de controle de qualidade, como o Programa Setorial da Qualidade para tintas imobiliárias (PSQ).

COMO ARMAZENAR AS TINTAS E TEXTURAS?

As latas e baldes de tintas e texturas devem ser armazenadas em prateleira, em um local protegido, longe de fontes de calor e ventilado. As embalagens sempre devem estar de pé para evitar vazamentos.

Antes de utilizar a tinta ou textura, verifique o prazo de validade. A maioria das tintas e texturas têm validade de apenas 36 meses.

Não utilize tintas ou texturas fora da validade para evitar problemas durante e após a aplicação.

O QUE PREFERE EM SUA OBRA, TINTA OU TEXTURA?

Se você já avaliou a diferença entre as duas, tinta e textura, e concluiu que prefere a segunda em sua obra ou reforma, nós podemos te ajudar.

Isso porque, a Arqplace oferece as melhores texturas para a sua casa, do mais alto padrão, para garantir a beleza e funcionalidade dos seus espaços.

Aproveite as nossas incríveis condições de pagamento e dê esse upgrade na sua casa. Certamente, você vai entender como há mais valor agregado nesse tipo de material.

Acesse o nosso site e converse com os nossos consultores. Nós temos ótimas sugestões de uso para você!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.