Search
Close this search box.
4 Min

Projeto arquitetônico: quais elementos você não pode deixar de lado?

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Quando se está criando ou acompanhando a criação de um projeto arquitetônico, você percebe que cada pequeno detalhe importa na execução, como um todo.

Todas as minúcias é que tornam o trabalho ainda mais rico e qualificado. Porém, para quem é leigo no assunto, acompanhar todas essas variações pode ser difícil.

Na verdade, há alguns pontos que são chaves em um projeto arquitetônico, que não podem ser deixados de lado. Os especialistas indicam esses pilares como as bases de um projeto que terá resultados positivos, tanto em sua execução, quanto no atendimento e satisfação dos clientes.

Pensando nisso, nós resolvemos nos aprofundar nesse tema e descobrimos que há alguns elementos que não podem ser deixados de lado ao desenvolver um projeto arquitetônico. Veja só quais são!

O QUE É PROJETO ARQUITETÔNICO?

O Projeto Arquitetônico é considerado o projeto principal da edificação; nele são representados elementos construtivos como alvenarias, pisos, janelas, portas e tudo aquilo que causa influência na volumetria, funcionalidade, conforto e desempenho da edificação.

Na elaboração do Projeto Arquitetônico que são definidas as principais características da edificação, como sistema construtivo, número de pavimentos, cômodos, espessura de paredes, altura do pé-direito, posição e dimensão de esquadrias, acessibilidade, entre diversas outras informações que possibilitarão o desenvolvimento dos projetos complementares e execução da obra.

Apesar do dimensionamento da estrutura ser realizado no Projeto Estrutural, é necessário definir o tipo de solução que será adotada antes da elaboração do projeto arquitetônico, pois deve-se levar em consideração questões como vãos máximos e posicionamento de paredes, principalmente em alvenarias estruturais.

 

IMPORTÂNCIA DO PROJETO ARQUITETÔNICO

Infelizmente a prática de construir sem um projeto adequado ainda é muito comum, pois existe a ideia de que o projeto é um custo desnecessário. Um projeto bem elaborado evita o desperdício de materiais, atrasos, retrabalho e reduz o custo de manutenção da edificação.

Uma boa orientação solar pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de aparelhos de climatização, ajudando a economizar energia elétrica. A escolha correta do revestimento externo evita o surgimento de patologias na alvenaria de vedação e garante uma estética agradável do imóvel.

O objetivo do projetista não é somente “deixar o imóvel em pé”, pois praticamente qualquer pessoa com experiência em construção consegue esse feito. O objetivo principal é garantir e otimizar a funcionalidade, conforto, segurança e economia da edificação durante toda sua vida útil.

ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

A elaboração do Projeto Arquitetônico é um processo dinâmico e envolve diversos fatores que precisam ser analisados juntamente com o cliente. Para tornar o processo mais organizado e evitar erros separamos 4 etapas distintas:

Levantamento de Necessidades

O Levantamento de Necessidades, também conhecido como briefing, consiste em descobrir o que o cliente espera como resultado final e as necessidades e critérios que o projeto deve atender.

É imprescindível que pontos importantes para o projeto sejam discutidos previamente, para evitar perda de tempo e dinheiro para ambos.

Estudo Preliminar

O objetivo do Estudo Preliminar é analisar a viabilidade técnica-econômica do projeto. Normalmente os impedimentos técnicos podem ser superados com maior investimento na construção, porém, é necessário avaliar todas as possibilidades, sempre buscando a mais econômica e sem prejudicar o conforto e segurança.

Anteprojeto

No Anteprojeto é onde as ideias começam a ganhar forma. Em posse das informações adquiridas nas etapas anteriores, o projetista, juntamente com o cliente, começa dar vida a tudo que foi discutido, sempre buscando a melhor maneira de atender todas as necessidades e garantir o conforto, segurança e economia.

Projeto Legal / Projeto Executivo

Nesta etapa são realizados os ajustes finais na volumetria e criados os documentos necessários para aprovação na prefeitura e também para auxiliar na execução da obra, como Plantas Baixas, Cortes, Planta de Localização e Situação, Planta de Cobertura, Fachadas, entre outros.

Para o Projeto Legal são elaborados apenas os documentos necessários para aprovação do projeto e emissão do Alvará de Construção. Já para o Projeto Executivo pode ser necessário um nível de detalhamento superior, incluindo a descrição das etapas construtivas, para evitar erros durante a obra.

ELEMENTOS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

Para transmitir informações do projeto ao cliente e construtor, o projetista faz uso dos elementos de desenho. Muitas vezes as pessoas acreditam que Projeto é o mesmo que Desenho, o que está errado.

O Desenho serve para auxiliar o construtor na execução da obra, para que não surjam dúvidas e erros de compatibilidade, esses desenhos são apenas uma representação do projeto. Porém, se utilizarmos os mesmos desenhos para construir em outro terreno, é muito provável que o resultado final seja de baixa qualidade caso não sejam feitas alterações.

O Projeto Arquitetônico é pensado de forma que a edificação se comunique com seu entorno, pois depende da posição do sol, ventos dominantes, terreno, entorno, entre muitos outros fatores que seriam alterados ao utilizarmos um terreno diferente.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA O SEU PROJETO ARQUITETÔNICO, TEM AQUI NO ARQPLACE!

Se você é arquiteto, construtor ou se está buscando mais informações sobre o seu projeto arquitetônico, saiba que o lugar ideal para comprar as peças e elementos é aqui no Arqplace.

Nossa loja online conta com uma das maiores coleções de produtos do Brasil, a pronta entrega e com toda a segurança de um ambiente virtual que contém máximos índices de confiabilidade.

Acesse agora mesmo o nosso site e veja tudo o que tem disponível para o seu projeto arquitetônico!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.