Categories: Arquitetura

PORQUE UTILIZAR COBOGÓS E COMO USÁ-LOS EM CADA AMBIENTE?

Porque utilizar cobogós e como usá-los em cada ambiente?

Com um nome bastante peculiar, os cobogós voltaram à tona com força total no mundo da arquitetura, design e decoração. É cada vez maior o número de projetos, nacionais e internacionais, que investem nesse elemento vazado genuinamente brasileiro. O cobogó foi criado nos anos de 1920, em Recife, pelas mãos de um grupo de engenheiros: o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernest August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis. Se juntarmos a primeira sílaba do último nome de cada um chegamos ao COBOGÓ, curioso, não é mesmo?

Os cobogós foram elementos amplamente utilizados durante as décadas de ouro do modernismo brasileiro. As suas formas, recortes, sombras e linhas definem a fachada e o interior das principais obras deste período e se tornaram um marco. Felizmente, os cobogós voltaram com força total, em novos materiais e acabamentos. Pronto para saber mais sobre este elemento e como usá-lo no seu projeto? Então, acompanhe este post até o final.

Porque utilizar os cobogós no seu projeto

Sim, o cobogó é uma tendência no mundo do design e arquitetura, no entanto, é claro que este não é o único pelo qual deve investir. Os cobogós foram desenvolvidos a pensar na forma como a luz solar incide nas casas no nosso país. Sim, o Brasil é um país com um clima privilegiado e uma luminosidade invejada por muitos.

Quando o sol bate nos cobogós, os mesmos criam formas e sombras nos pisos e paredes que transformam o ambiente por completo. Com a variação da luz natural ao longo do ano e as mudanças das estações, essas sombras se transformam e ajuda a criar novos ambientes. Além do quesito estético, os cobogós são ideais para deixarem o ambiente mais arejado e amplo, afinal ele ajuda a dividir os espaços sem fechá-los totalmente.

Onde usar os cobogós

A verdade é que não existem regras para a utilização dos cobogós na decoração. Por estarem disponíveis nos mais diferentes materiais, eles podem ser usados tanto nas áreas externas quanto nos ambientes internos. Inspire-se com alguns projetos e o uso do cobogó nos mais diferentes ambientes da casa.

Tipos de cobogó

Hoje em dia, é praticamente impossível listar todos os tipo de cobogós existentes. Se no início eles eram fabricados exclusivamente de cimento e tijolo, aos poucos foram ganhando versões em cerâmicas, louças, com acabamentos esmaltados, metalizados entre outros.

Investir nos cobogós é garantir personalidade e estilo para o seu projeto. Além, é claro da versatilidade deste elemento vazado para o seu décor. Conheça as possibilidades da Arqplace e conte conosco para criar a casa dos seus sonhos.

Blog Arqplace

Recent Posts

Como montar um cronograma de obra em 6 passos

Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…

6 dias ago

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

2 semanas ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

2 semanas ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

3 semanas ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

4 semanas ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

4 semanas ago