Search
Close this search box.
5 Min

PISO DRENANTE: O QUE É E COMO ISSO PODE FAVORECER A SUA CASA?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Optar por um piso drenante em sua casa é o tipo de ação que pode favorecer extraordinariamente a funcionalidade dos seus espaços.

Com características especiais, é possível alcançar a união entre segurança e beleza estética, a partir do uso de materiais específicos.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de trabalhar com peças que agreguem funcionalidade e ainda sejam bonitas, certamente vale a pena entender como funcionam os pisos drenantes.

Para te ajudar, nós organizamos um verdadeiro guia sobre esses elementos, que vão ajudá-lo a conhecer todos os detalhes sobre eles e, ainda, te ajudar a compreender porque o investimento vale a pena.

Confira!

O QUE É PISO DRENANTE?

O piso drenante é formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixam espaços para a água escoar.

Devido a essas propriedades, são as melhores opções de piso para áreas externas, constantemente expostas à chuva ou umidade, tais como calçadas ou entorno de jardins e piscinas.

No âmbito urbano, os pisos drenantes são muito usados também em estacionamentos, praças e parques.

Uma vez instalados nesses locais, eles facilitam o escoamento da água da chuva e limitam a formação de poças, amenizando até mesmo problemas mais graves, como enchentes.

Já no período de seca, eles podem ser molhados para conter a poeira e manter a qualidade do solo por debaixo das peças.

O piso drenante é perfeito para o escoamento de água da chuva, evita a formação de poças de água e permite a volta das águas ao lençol freático. Um superamigo do meio ambiente, não é mesmo?

Ele é 100% poroso, então a água passa completamente por dentro dele. É a solução ideal para locais pavimentados e onde chove bastante.

Então está claro que o piso drenante é feito justamente para cobrir espaços expostos à ação do tempo.

FUNÇÃO DO PISO DRENANTE

Em resumo, o piso drenante favorece a absorção da água pluvial diretamente pelo solo, evitando o seu acúmulo na superfície.

Este material é composto por granilhas microscópicas de concreto prensado. Trata-se de um piso cimentício, que também pode ter outras características, como ser antiderrapante e atérmico.

Graças a essa tecnologia, o piso drenante é ideal para áreas externas, como jardins, varandas, praças, áreas de piscina e calçadas. Ou seja, espaços expostos à ação do tempo, como a chuva, prevenindo a ocorrência de enchentes nos centros urbanos.

Este piso é fabricado de forma que haja espaço entre os materiais que o constituem, para que a água consiga passar facilmente.

Para se ter uma ideia do poder de absorção deste material, ele é capaz de reter até 90% da água de forma bastante rápida.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS PISOS DRENANTES?

Lendo até aqui, já demos várias pistas sobre os benefícios desse tipo de piso. Em seguida, detalhamos as seis principais vantagens da escolha. Confira!

1. Permeabilidade

Como vimos, esse é o ponto forte dos pisos drenantes, visto que sua extensão é 100% permeável.

A porosidade das peças é o que vai permitir a perfeita drenagem da superfície e a passagem de nutrientes para o subsolo.

Outra vantagem é que a permeabilidade do piso também ajuda a amenizar o acúmulo de poeira ou lama, de forma prática e respeitosa ao meio ambiente, além de não formarem poças.

Isso porque pequenos espaços entre as peças atuam como reservatórios, prevenindo impactos ambientais mais graves.

2. Sustentabilidade

Além do auxílio à manutenção do solo, a fabricação dos pisos drenantes também segue uma proposta sustentável, já que levam um combinado de materiais reaproveitados ou bases naturais em sua formulação, como pedras ou fibras.

No plano urbanístico, os pisos drenantes favorecem a comodidade dos pedestres, proporcionando uma melhor integração entre o espaço urbano e o meio ambiente.

As pedras granuladas usadas na composição das peças ainda ajudam na purificação da água. Isso quer dizer que, mesmo após passar pela poluição dos grandes centros ou das calçadas, ela conseguirá retornar limpa ao solo.

3. Resistência

O mercado especializado oferece pisos drenantes de vários padrões e propostas de uso conforme as particularidades do local da instalação.

Nesse sentido, alguns modelos tendem a ser mais resistentes que outros, de modo que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade da área em questão.

Por exemplo: existem pisos drenantes ideais para áreas de paisagismo e tráfego médio e também opções mais resistentes para projetos que envolvem tráfego intenso ou alto padrão de acessibilidade.

4. Segurança

Porosos e antiderrapantes, os pisos drenantes favorecem a circulação das pessoas com muito mais conforto e segurança, prevenindo quedas e escorregões, já que não haverá acúmulo de água ou lama sobre as superfícies.

Outra comodidade desse tipo de piso é o excelente conforto térmico das peças, proporcionado pelas pedras granuladas que ajudam a reduzir a temperatura da superfície em até 7º C se comparado ao asfalto, por exemplo.

Por isso, são uma escolha perfeita para compor as áreas externas da casa, como os caminhos de jardins e o entorno de piscinas.

5. Paisagismo

Engana-se quem pensa que, por ser feito de concreto, o piso drenante precisa ser cinza. Pelo contrário: devido ao seu design moderno e padronagens criativas, os pisos drenantes possibilitam uma combinação diversificada de cores e dimensões para você compor o ambiente em total harmonia com seu estilo de decoração.

Para garantir uma composição harmônica e uniforme, é só pensar nos ares que você quer dar ao local e escolher as peças que melhor combinam com a atmosfera da sua área externa: rústica, contemporânea, arrojada… Que tal?

6. Economia

A questão financeira é outro fator de peso no uso do piso drenante, pois os custos são mais vantajosos se comparados aos pisos tradicionais (no curto ou longo prazo).

Só para você ter uma ideia de como é possível economizar com esse tipo de piso, basta sintetizar as possibilidades da peça: reaproveitamento da água da chuva, baixo índice de manutenção, alta durabilidade e desperdício zero na instalação.

ONDE ADQUIRIR PISO DRENANTE PARA A SUA CASA?

Gostou da ideia de aliar segurança e beleza em sua casa, a partir do uso do piso drenante? Realmente, esse conceito de arquitetura inteligente e funcional vem ganhando cada vez mais repercussão, devido à qualidade integrada que oferecem.

Então, é o tipo de escolha que vale muito a pena. Se você quiser aderir, usando os pisos drenantes fora de casa, venha conhecer as opções que a Arqplace tem disponíveis.

São ótimas sugestões para tornar o seu ambiente perfeito e nós podemos contribuir para que consiga o melhor custo-benefício para o seu projeto.

Venha bater um papo com os nossos consultores. Será um prazer te atender!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.