Search
Close this search box.
7 Min

Obras sem dor de cabeça: 10 passos para um projeto de sucesso

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Quem nunca viveu aquele momento de estar na sua primeira obra sem nenhuma experiência prévia? Quem nunca se deparou no meio dos trabalhos, com aqueles “probleminhas” de última hora para resolver? Quem nunca viu seu projeto saindo dos trilhos e se afastando do planejamento inicial?

É pessoal… Faço mais uma pergunta: quem nunca se viu procurando formas de resolver tudo isso, em tempo recorde não é? Pois então… Hoje trataremos aqui deste tema tão discutido na hora de se iniciar a execução de nosso lindos projetos: como ter uma obra sem dores de cabeça?

Deixarei aqui 10 passos fundamentais para resolver, ou melhor, prevenir todos os problemas corriqueiros de uma obra, para que essa experiência lhe traga boas lembranças da construção do seus sonhos!!

Vamos lá?

É claro que não há obras perfeitas, sem imprevistos, mas podemos nos adiantar nas soluções, e procurar seguir um checklist que nos levarão a errar menos na hora do planejamento de tudo.

10 PASSOS PARA UM PROJETO DE SUCESSO (POR ARQUITETA DANIELE DAYANE – STUDIO DECORARQ)

1. Procure auxílio de um profissional qualificado

Não tem como iniciar uma obra, sem ter ao seu lado um excelente profissional da área. Escolha com atenção um arquiteto, para que sua obra seja executada de forma brilhante. Ele(a) desenvolverá o seu projeto conforme as suas necessidades e cuidará para que ele seja executado de forma adequada para que tudo saia conforme foi planejado.

2. Tenha uma mão de obra especializada

Chegou a hora de começar a construção! Vamos escolher o pessoal que fará a sua obra. Para isso, vá atrás de boa equipes, com mão de obra especializada. Procure pessoas com boas referências, confira se eles oferecem todos os tipos de serviços necessários para uma obra (carpinteiro, pedreiro, pintor, eletricista…).

Se houver alguma dúvida, pergunte se há algum trabalho concluído para que você possa ter como dar aquela “olhadinha”, antes de contratar. Estar ciente que o trabalho da equipe contratada é satisfatório, é imprescindível para que a sua confiança com eles seja estabelecida.

3. Tenha um cronograma

Ter um cronograma de serviço, não é só extremamente necessário, como também é uma forma de estar por dentro de tudo que irá acontecer no decorrer da obra. O profissional escolhido para acompanhar a sua obra poderá fornecero cronograma. O cronograma irá estabelecer todas as etapas e prazos da construção.

Prazos de início e término de tarefas, detalhamento do dia a dia da obra. Tendo isso feito, você terá como saber de todas as etapas necessárias para que seu projeto fique pronto, como também, ele irá auxiliar-te no que diz a respeito das comprar necessárias para a obra, por exemplo: quando será necessário a compra dos pisos ou das portas.

4. Siga os prazos determinados pelo cronograma

Tão importante como ter o seu cronograma, é seguir os prazos pré-determinados por ele. Geralmente, os prazos determinados no cronograma são discutidos com a equipe que irá executar o projeto, então, estando todos cientes do combinado, nada mais justo que os prazos sejam cumpridos.

Manter os dias de obra afinados com o planejamento, fará com que toda a construção tenha um desenvolvimento saudável, tanto para que os prazos do cronogramas deem certo com os materiais que chegarão (já que as compras podem ser orientadas pelo cronograma físico da obra), quanto para agenda do profissional que irá acompanhar essa obra e para o seu cliente que espera que tudo esteja concluído nas datas previamente estabelecidas.

5. Para qualquer alteração no projeto, consulte antes o seu arquiteto (a)

O ideal, é que na fase de execução de obra, nenhuma alteração seja feita, que todas as dúvidas possam ter sidas resolvidas em projeto mesmo… Mas se algo precisar ser mudado de última hora, não deixe de consultar seu arquiteto(a). Ele(a) orientará a fazer tal mudança da melhor maneira possível, visando o benefício da obra e a execução da nova ideia.

Nunca altere nada sem que o profissional responsável seja avisado. Esse é um dos muitos dos motivos que levam ao desagrado do proprietário ao final de uma obra. No decorrer do percurso, podem surgir novas ideias e vontades, mas se elas não forem pensadas meticulosamente, tudo pode dar errado, e o resultado não ser o que você esperava.

6. Monitore os seus custos, não estoure o seu orçamento

miniatura de cofre em cima de várias notas de dinheiro

https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/04/brasil-avanca-no-controle-contra-lavagem-de-dinheiro-diz-relatorio.html ((FOTO: THINKSTOCK)

A falta de orçamento, é geralmente, o responsável pela paralisação das obras. É em grande parte comum, todos terem ao início dos trabalhos, um valor X para cobrir os gastos da construção. E o que é muito comum também, é o mau gerenciamento deste dinheiro, o que leva à parada dos trabalhos. Por isso, monitore com cuidado a verba disponível para cada etapa do projeto.

É claro que às vezes podemos nos empolgar com certas peças, que de cara nos conquistam para nossa linda residência, mas nessas horas, se apegue ao preço, ao custo. Se estiver dentro do orçamento disponível para essa determinada “coisa”, tudo bem… Caso contrário, pesquise mais, e dê preferência à produtos similares, prezando a sua eficiência e qualidade, porém, que tenha um valor menor para se encaixar no seu orçamento. Não faça loucuras!

7. Tenha bons fornecedores

Outro ponto importantíssimo, assim como ter bons profissionais ao seu lado, é ter também bons fornecedores de produtos. Preze pela variedade de produtos, melhores preços e também pela pontualidade. É indispensável para que se cumpra o cronograma da obra, ter fornecedores que cumpram a sua palavra no que diz respeito às entregas. Não ter os materiais na hora certa, acarretar em atrasos na sua obra.

8. Tenha materiais de boa qualidade

Quando digo que não devemos estourar nosso orçamento, não estou dizendo para adquirir produtos que não oferecem qualidade. As escolhas que visam somente o menor custo, pode acarretar vários problemas na construção. A boa qualidade do produto deve ser garantida, para os resultados sejam satisfatórios e duradouros. Sabe aquela sábia frase: “O BARATO SAI CARO”? É exatamente do que digo. Fazer pesquisas de mercado, pode lhe trazer grande conhecimento sobre novos produtos, novas possibilidades e ainda assim, se beneficiar de bons valores.

Não se intimide de fazer pesquisar. Elas trazem conhecimentos suficiente para que você possa fazer sábias escolhas de materiais, fazendo com que se dinheiro renda mais, e quem sabe, que sobre aquele “extra” para que se possa investir um pouco mais em alguma outra peça que gostou?

9. Tenha paciência

É comum que obras maiores tenham um tempo de construção mais estendidos, de pelo menos 6 meses, e não podemos negar que toda a pressão para uma ter obra perfeita, faz com que em certo ponto, a paciência chegue ao fim. Pois bem, saiba que isso é mais do que comum, mas não deixe que isso estrague tudo. Se mantenha firme, porque o final do obra está próximo.

E se você seguiu todos os outros passos, tenha certeza de que sua obra vai terminar no prazo correto, dentro do valor disponibilizado para a construção e com todos os problemas evitados ou resolvidos. Somente olhe mais adiante e vislumbre sua construção prontinha para que você desfrute dela.

10. A obra acabou!

É, não é fácil gerenciar toda uma obra. Por isso é necessário ter ao seu lado profissionais qualificados de todas as áreas necessárias para que o sucesso da construção seja garantido. Valorize os profissionais e dê à eles os créditos necessários, porque quando temos pessoas boas para nos orientar, tudo dá certo. Agora fique aliviado, porque daqui em diante, é só relaxar e aproveitar, a obra já acabou!

Desejo que você tenha uma maravilhosa experiência com a sua obra, e que guarde com carinho todas as lembranças e aprendizados.

Sobre a Arquiteta Daniele Dayana

Olá pessoal, sou a Dani:

Sou Arquiteta e Designer de Interiores e amo tudo o que é relacionado à profissão. O meu escritório é o Stúdio DECORARQ na cidade de Quatá/SP. Aqui desenvolvo projetos cheios de carinho, dedicação e detalhes. Atualmente trabalho muito com decoração, e nem preciso dizer que sou encantada com este mercado né?!

Trabalho na área há 2 anos e para mim ainda é o começo de tudo. Por isso espero ter vocês aqui por perto para acompanhar tudo de pertinho.

Fale com a arquiteta Daniele: 18 99605-5944

E-mail: danieleday_quata@hotmail.com

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.