Search
Close this search box.
4 Min

O QUE É DECORAÇÃO SENSORIAL

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Durante as nossas experiências do cotidiano, vivemos situações que nos despertam sensações distintas. Visão, audição, olfato, paladar e tato são estimulados ao longo do dia, seja no escritório, no supermercado, na rua ou no caminho para casa. Apesar de parecer algo bastante corriqueiro, são estes estímulos que tornam os momentos interessantes e, muitas vezes, inesquecíveis. 

A partir deste pensamento é que entramos no tópico central deste artigo: a decoração sensorial. Planejar uma cartela de cores que estimule a visão, apostar em texturas que despertem sensações táteis, aguçar o paladar e olfato com aromas e tons, e pensar na trilha sonora, ou silêncio total, para os ambientes, tudo isso faz parte da decoração sensorial. 

Decoração sensorial: aposte nesta ideia

Olfato, audição, tato, paladar e visão. A decoração sensorial considera os cinco sentidos através de todos os elementos que compõem o ambiente. Para tornar o assunto mais claro, vamos explicar como cada um dos sentidos pode ser trabalho no projeto. Então, vamos lá!

Visão

Não podemos dizer que um sentido é mais importante do que qualquer outro. Mas, a visão é um dos primeiros a ser estimulados quando o assunto é a decoração sensorial. 

As cores são o principal elemento de estímulo para a visão. Cada uma delas consegue nos despertar sensações. O verde e azul-claro transmitem tranquilidade e são ideais para espaços de descanso da casa. Tons vibrantes como, por exemplo, o laranja e amarelo são energéticos, dinâmicos e capazes até mesmo de estimular o apetite.

Não são apenas as cores que estimulam a nossa visão. Efeitos como contrastes e degradês criam uma experiência única na decoração. É possível apostar nesta ideia através do uso de tintas de cores distintas ou revestimentos diferentes em uma mesma superfície. Um exemplo simples é o uso de azulejos decorados como elementos decorativos de pisos rústicos. Uma forma simples de estimular a visão, através de revestimentos interessantes.

A iluminação é outro fator impactante na decoração no estímulo da visão. É muito importante que os projetos pensem no aproveitamento da luz natural, com o uso dos cobogós, por exemplo, que ajudam a trazer a luz externa para os ambientes internos. A iluminação artificial também requer atenção, atendendo a necessidade de cada cômodo.

Olfato

Você já reparou que cada casa tem um aroma único? Há inúmeras razões para isso, no entanto, é possível brincar com o estímulo do olfato dentro de casa. As plantas e flores são alguns destes elementos que além de trazer um perfume especial, acrescentam um visual especial à decoração.

Portanto, escolha um belo vaso e encontre um local especial da casa para colocar a sua planta ou flor favorita. 

Para complementar e deixar o aroma da casa único, invista em velas e aromatizadores com foco na personalidade e utilização de cada ambiente. Não se esqueça também da importância do sabão em pó e amaciante escolhidos para a lavagem das roupas de cama, pois eles também ajudam a definir a assinatura olfativa dos cômodos.

Tato

Esqueça aquela história de que tal objeto é “apenas para ver”. Não há nada melhor do que estimular o tato para ganhar total conhecimento dos espaços. Cada material tem a sua característica e todos eles despertam sensações diferentes.

Investir em revestimentos com texturas é a chave para estímulo tátil nos ambientes. Os tijolinhos tipo bricks, por exemplo, têm um toque especial. Produzidos de maneira artesanal, cada peça tem uma identidade, como uma digital, trazendo ainda mais personalidade ao ambiente.

Os vasos de cerâmica esmaltada também são uma opção interessante na decoração sensorial. Seja nos modelos pequenos, ideal para as mesas de centro e aparadores, ou nas versões maiores, para o jardim ou entrada da casa, essas peças têm muito a acrescentar ao décor.

Na hora de escolher os revestimentos e elementos para a sua casa, tenha a questão do tato sempre em mente para garantir um resultado interessante na decoração sensorial. 

Audição

Quem vive nas grandes cidades, sabe muito bem o quanto o estímulo em excesso da audição pode deixar o dia mais estressante. Dentro de casa, tudo o que buscamos é serenidade e um espaço para refazer as energias.

A audição pode ser estimulada de diferentes formas. Sons naturais como o de água corrente trazem tranquilidade, portanto vale a pena em acrescentar uma pequena fonte ao seu jardim ou espaço verde nos apartamentos. 

O sistema de som escolhido também faz toda a diferença na sala de televisão. O Surround é a melhor opção para quem busca um equilíbrio entre graves e agudos, criando um ambiente sonoro harmônico, com foco na decoração sensorial. 

Lembre-se do potencial da música em tornar os ambientes mais agradáveis e de acordo com as suas funcionalidades.

Paladar

Pode parecer estranho falar sobre paladar em um post sobre decoração. Não se esqueça, todos os sentidos estão conectados! As cores da cozinha fazem toda diferença no estímulo do paladar. Vermelho, amarelo e laranja são a escolha ideal para isso. No entanto, o ideal é apostar em detalhes, como, por exemplo, um painel de cobogós criando a divisória entre área de serviço e cozinha, como também o uso de vasos de plantas decorando o balcão.

Após ler este post, você pode sentir que há muito informação e muito o que ser feito em cada cômodo. Mas, o importante é entender como aproveitar ao máximo de cada ítem escolhido para o projeto de maneira natural e que esteja de acordo com a sua personalidade ou do cliente.

Gostou das dicas? Descubra mais no blog da Arqplace

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.