O cobogó é um tipo de revestimento vazado muito utilizado na arquitetura brasileira. Em geral, ele é aproveitado em vários tipos de projetos, mas é especialmente recomendado para criar divisórias entre ambientes da casa.
O Arqplace explica um pouco mais sobre os cobogós e como eles podem ser utilizados.
O cobogó é um revestimento de origem brasileira. Ele surgiu no Recife (PE), aproximadamente em 1929, idealizado por dois comerciantes e um engenheiro, que deram o nome do material a partir da combinação de suas iniciais: Coimbra, Boeckmann e Góes.
Alguns anos depois, os cobogós passaram a ser utilizados com mais frequências nas construções, ainda em um estilo um pouco mais rústico e com menos variações de formatos e cores.
Atualmente, os elementos vazados, como também são chamados os cobogós, são encontrados em diversos modelos, com muitas opções de cores, materiais, e formatos para você escolher, o que permite que eles sejam aplicados em praticamente qualquer espaço da casa.
Como já citamos aqui, os cobogós são revestimentos muito versáteis e por conta da variedade de modelos encontrados, se encaixam com qualquer tipo de projeto. No entanto, uma das principais funcionalidades desses elementos é servir como divisória entre ambientes, já que permitem a passagem de luz e vento.
Além disso, eles ainda podem servir simplesmente para decorar os espaços da casa, por possuírem um visual muito atraente. Os cobogós são ótimos tanto para áreas internas, como salas, cozinhas e quartos, como para áreas externas, como áreas de lazer e jardins.
Por serem um tipo de elementos vazado, alguns modelos de cobogó podem ser aproveitados como nichos para guardar objetos, como jornais, revistas e até plantas. Essa funcionalidade pode ser muito útil em salas e jardins de inverno, por exemplo.
Alguns modelos de cobogó podem ainda ser excelentes materiais para construir uma adega em casa, em particular o Cobogó Garrafeira, da Cerâmica Martins. Ele é feito especialmente para abrigar as garrafas de vinho da melhor forma possível, deixando-as muita seguras e na posição horizontal, para melhor conservação da bebida
Além de ser utilizado dentro dos cômodos, em jardins e áreas de lazer, o cobogó também é muito indicado para compor fachadas de imóveis, principalmente para quem quer ter uma vista para rua.
Os elementos vazados são ótimas opções para esse caso, especialmente para quem quer dispensar grades na entrada de casa, escolhendo um revestimento mais inovador e criativo.
Como você deve ter reparado, não há restrições para o uso dos cobogós. Basta utilizar a criatividade e deixar a casa decorada conforme suas preferências. São muitos os estilos, por isso é fácil encontrar opções que combinem com o restante dos objetos.
O Arqplace oferece as melhores opções de cobogós e está à disposição para auxiliar você a deixar sua casa funcional e bem decorada. Nossa equipe está disponível a qualquer momento do dia. Você pode entrar em contato através de nossas redes sociais ou pelo nosso site.
Construir ou reformar a casa dos sonhos é um momento emocionante e saber como montar…
A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…
A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…
Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…
A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…
A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…