Qual é a primeira imagem que lhe vem a cabeça quando lê “estilo industrial”? É provável que a primeira imagem seja um loft amplo, na cidade de Nova Iorque, no estilo que vemos nos filmes. De fato, a cidade que nunca dorme é a origem desse estilo que, hoje em dia, é muito do mais do que uma tendência no universo da arquitetura e decoração.
Ferro, madeira, tijolinhos e revestimentos cimentícios são a base do estilo industrial. A decoração é composta por peças grandes e de muita personalidade, sempre com elementos densos. Mas há muito mais para se descobrir… Neste post, vai conhecer mais sobre a história do estilo industrial, além de dicas que como decorar a partir dos seus elementos.
ESTILO INDUSTRIAL: UMA BREVE HISTÓRIA
A década de 1950 é um período de grande crescimento da cidade de Nova Iorque. Como toda área urbana em expansão, os bairros mais centrais na ilha de Manhattan foram se tornando cada vez mais caros e inacessíveis. Isso fez com que, principalmente artistas e profissionais criativos, tivessem de mudar para lugares poucos explorados da cidade.
As antigas áreas industriais de Nova Iorque acabaram sendo o destino de muitos. Com isso, os grandes armazéns, galpões e fábricas foram sendo convertidos em lofts – apartamentos amplos e sem divisões – ideal para aqueles jovens.
Com poucos recursos, estes imóveis eram adaptados de forma limitada, mantendo muito dos seus elementos originais. Assim, de forma natural, surge o estilo industrial, atualmente um verdadeiro hit dos projetos de arquitetura e decoração.
Os elementos do Estilo Industrial
Quem busca um estilo moderno, descontraído e cheio de personalidade, pode e deve apostar nos elementos industriais. O primeiro passo é pensar nos revestimentos do espaço.
Os bricks, ou tijolinhos em bom português, são a base de qualquer projeto no estilo industrial. Seja em preto, cinza, branco ou tons terrosos eles trazem toda a atmosfera dos lofts nova-iorquinos, pois esses elementos eram a base dos armazéns e galpões.
Por norma, os lofts são imóveis sem divisões entre os cômodos. No entanto, sabemos que isso pode não ser tão prático na vida cotidiana. Um revestimento que pode ajudar a criar divisões, porém sem abrir mão da amplitude do espaço, é o cobogó.
Os cobogós podem ser encontrados em diferentes materiais, do cimento à louça, passando pelos rústicos de cerâmica. O importante é harmonizar com os outros elementos que vão compor o projeto.
Para além dos bricks e cobogós, o concreto é o terceiro revestimento que ajuda a criar a atmosfera dos lofts nova-iorquinos, que são a essência do estilo industrial.
A decoração industrial
Agora que já conhece os revestimentos, já pode começar a pensar na decoração do estilo industrial.
Madeira e ferro são os principais elementos que precisa ter em mente na hora de decorar. Vidro, cobre e outros metais também se incorporam com facilidade nos projetos.
Quando o assunto é a paleta de cores, o ideal é não complicar. Preto, branco, cinza, ocre e tons terrosos são os mais usados. É claro que atualmente é possível inovar o estilo industrial e usar alguns toques de cores para iluminar o ambiente.
O mais importante do estilo industiral é brincar com peças que parecem estar desgastadas pelo tempo, elementos estruturais aparentes e elementos de grandes dimensões. Garantindo um décor contemporâneo e de acordo com um dos estilos mais bacanas do século XX.
Acesse o site da Arqplace e encontre produtos que se adequam ao estilo industrial.