Search
Close this search box.
3 Min

Estilo Industrial: como aplicar no seu projeto

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Qual é a primeira imagem que lhe vem a cabeça quando lê “estilo industrial”? É provável que a primeira imagem seja um loft amplo, na cidade de Nova Iorque, no estilo que vemos nos filmes. De fato, a cidade que nunca dorme é a origem desse estilo que, hoje em dia, é muito do mais do que uma tendência no universo da arquitetura e decoração.

Ferro, madeira, tijolinhos e revestimentos cimentícios são a base do estilo industrial. A decoração é composta por peças grandes e de muita personalidade, sempre com elementos densos. Mas há muito mais para se descobrir… Neste post, vai conhecer mais sobre a história do estilo industrial, além de dicas que como decorar a partir dos seus elementos.

ESTILO INDUSTRIAL: UMA BREVE HISTÓRIA

A década de 1950 é um período de grande crescimento da cidade de Nova Iorque. Como toda área urbana em expansão, os bairros mais centrais na ilha de Manhattan foram se tornando cada vez mais caros e inacessíveis. Isso fez com que, principalmente artistas e profissionais criativos, tivessem de mudar para lugares poucos explorados da cidade.

As antigas áreas industriais de Nova Iorque acabaram sendo o destino de muitos. Com isso, os grandes armazéns, galpões e fábricas foram sendo convertidos em lofts – apartamentos amplos e sem divisões – ideal para aqueles jovens.

Com poucos recursos, estes imóveis eram adaptados de forma limitada, mantendo muito dos seus elementos originais. Assim, de forma natural, surge o estilo industrial, atualmente um verdadeiro hit dos projetos de arquitetura e decoração.

Os elementos do Estilo Industrial

Quem busca um estilo moderno, descontraído e cheio de personalidade, pode e deve apostar nos elementos industriais. O primeiro passo é pensar nos revestimentos do espaço.

Os bricks, ou tijolinhos em bom português, são a base de qualquer projeto no estilo industrial. Seja em preto, cinza, branco ou tons terrosos eles trazem toda a atmosfera dos lofts nova-iorquinos, pois esses elementos eram a base dos armazéns e galpões.

cozinha estilo industrial

Por norma, os lofts são imóveis sem divisões entre os cômodos. No entanto, sabemos que isso pode não ser tão prático na vida cotidiana. Um revestimento que pode ajudar a criar divisões, porém sem abrir mão da amplitude do espaço, é o cobogó.

Os cobogós podem ser encontrados em diferentes materiais, do cimento à louça, passando pelos rústicos de cerâmica. O importante é harmonizar com os outros elementos que vão compor o projeto.

parede de cobogó

Para além dos bricks e cobogós, o concreto é o terceiro revestimento que ajuda a criar a atmosfera dos lofts nova-iorquinos, que são a essência do estilo industrial.

A decoração industrial

Agora que já conhece os revestimentos, já pode começar a pensar na decoração do estilo industrial.

Madeira e ferro são os principais elementos que precisa ter em mente na hora de decorar. Vidro, cobre e outros metais também se incorporam com facilidade nos projetos.

revestimento de tijolinho brick em quarto

Quando o assunto é a paleta de cores, o ideal é não complicar. Preto, branco, cinza, ocre e tons terrosos são os mais usados. É claro que atualmente é possível inovar o estilo industrial e usar alguns toques de cores para iluminar o ambiente.

O mais importante do estilo industiral é brincar com peças que parecem estar desgastadas pelo tempo, elementos estruturais aparentes e elementos de grandes dimensões. Garantindo um décor contemporâneo e de acordo com um dos estilos mais bacanas do século XX.

Acesse o site da Arqplace e encontre produtos que se adequam ao estilo industrial.

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.