Search
Close this search box.
4 Min

Espaços funcionais: como inserir o conceito na sua casa?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Os espaços funcionais são uma das melhores formas de completamente transformar uma residência, especialmente para quem mora em ambiente menores e procura aumentar o seu padrão de vida.

Além de promoverem conforto e estética, os espaços funcionais trazem mais lazer e bem-estar para qualquer casa. Por essas e mais razões, estão sendo cada vez mais usados por arquitetos e procurado por diversas pessoas.

Para introduzir este conceito em uma moradia, não é necessário ser um profissional ou possuir um conhecimento específico sobre certo assunto. Entretanto, é preciso preparo e organização para que seus benefícios sejam aproveitados ao máximo.

Ficou interessado na proposta? Que tal conhecer mais sobre os espaços funcionais neste artigo e tentar inserir o conceito em sua casa? Não é difícil! Prossiga com a leitura e veja por você mesmo.

Afinal, o que são espaços funcionais?

Os espaços funcionais podem ser definidos como um ambiente organizado que permite uma boa e confortável circulação de pessoas em suas vicinais, possibilitando uma maior versatilidade e agilidade.

Eles são especialmente úteis em ambientes de trabalho, já que promovem uma melhor locomoção comparado aos mais tradicionais. Entretanto, isso não quer dizer que não sejam feitos para casas, pelo contrário, os dois são uma combinação perfeita.

Para que tenham êxito, é preciso levar em consideração os objetivos e necessidades dos moradores da casa que pretende ter um espaço funcionais. Por exemplo, canhotos e destros podem diferem quando o assunto é adaptabilidade, diferença essa que precisa ser resolvida afim de criar um ambiente mais justo e igual.

Ou seja, o principal objetivo dos espaços funcionais é trazer mais comodidade para todos, levando em conta possíveis diferenças. Não existem regras, apenas o mantra de que a comodidade precisa ir além do básico e trazer um verdadeiro conforto.

Benefícios dos espaços funcionais

Por existirem diversos benefícios provindas da instalação de espaços funcionais, investir no conceito se mostra como uma forma bastante eficiente de trazer mais bem-estar para uma casa. Algumas de suas vantagens são:

1. Promove a satisfação dos habitantes

Com cada elemento dos espaços funcionais pensado para trazer mais comodidade aos habitantes, suas percepções da casa passam a ser mais positivas. Com ambientes do tipo, fica também mais fácil interagir com a família e até mesmo desenvolver tarefas juntos, o que leva ao aumento do bem-estar geral.

2. Facilita e promove a comunicação

Em um período onde cada vez mais famílias se encontram afastadas, os espaços funcionais é uma ótima maneira de melhorar a comunicação entre os familiares. O conceito pode até mesmo promover um ambiente familiar mais unido ao oferecer um espaço maior para conversa.

3. Ajuda na otimização de processos em casa

Os espaços funcionais também contribuem para a boa realização de atividades em qualquer casa, desde as mais simples até aquelas consideradas mais complexas. Isso porque, além de criar um entrosamento maior entre os habitantes, tudo será mais organizado em um ambiente do tipo, o que auxilia diversas tarefas domésticas.

Como trazer o espaço funcional para a sua casa

Diante das vantagens que existem em trazer os espaços funcionais para a sua vivencia, só nos resta agora saber como colocá-lo em prática. Confira algumas formas de fazê-lo virar realidade:

1. Seja minimalista

Uma das grandes tendências da arquitetura, o minimalismo é uma ótima maneira de aplicar o conceito do espaço funcional para dentro de casa e ainda trazer mais amplitude.

A melhor parte é que ele pode ser aplicado em mais de uma etapa, desde os planos iniciais do desenho imobiliário até um espaço já existente. No último caso, por exemplo, é possível colocar uma estante para separar um cômodo do outro ou ainda servir como uma forma de colocar acessórios ou guardar livros.

2. Dê preferência a móveis funcionais

A escolha dos móveis é uma das etapas mais importantes na busca de um espaço funcional, por isso deve ser feita com bastante atenção. Sabendo disso, existe diversas maneiras úteis e infalíveis para escolher o melhor tipo de móvel para a sua casa.

Uma delas é evitar mobílias muito volumosas, que são difíceis de limpar e carregam na estética de ambientes pequenos. Ao invés disso, prefira aqueles com dupla função, como um sofá cama, e feitos de madeira de cores mais claras, que aumentam a sensação de conforto no ambiente.

3. Favoreça a iluminação natural

Um bom projeto de iluminação natural é um dos elementos que mais agrega um cômodo, e pode ser feita mesmo sem uma grande presença de luz natural nos ambientes.

A instalação de azulejos transparentes de vidro em paredes é uma estratégia bastante usada internacionalmente e uma boa maneira de resolver a questão da iluminação. Até mesmo os espelhos, quando colocados em certos pontos, podem ajudar.

4. Use lâmpadas LED

Como pode ver, a iluminação é um fator importante na criação de espaços funcionais, ela ajuda no conforto, economia e segurança. Todavia, nem sempre é possível um espaço com abundância neste quesito, e é aí que as lâmpadas LED entram em ação.

Com essa tecnologia, é possível escolher diversos tons de cores para decorar um espaço funcional, o que proporciona diversas sensações dependendo do escolhido. Sem contar que ela pode ser utilizada em diversos locais.

5. Use tons cores aconchegantes

As cores têm a capacidade de transmitir sensações e possuem um papel importante na melhoria da estética e conforto de um cômodo. Sabendo disso, é extremamente importante escolher tons que vão ao encontro das pessoas do local.

Você pode optar, por exemplo, em escolher tons que promovem uma sensação de calor energia e movimento, como o vermelho, laranja ou amarelo para a sala, afinal, estes tons quentes tem bastante harmonia em ambientes com maior movimentação.

Espaços funcionais: uma aposta certeira

Agora que você já entendeu o que são os espaços funcionais, seus benefícios e maneiras de fazê-lo se tornar realidade, que tal tentar aplicar este conceito em sua casa? Não se esqueça de levar estes pontos de consideração ao criar seu espaço, assim você terá muito mais conforto, beleza e bem-estar.

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.