Search
Close this search box.
4 Min

Qual a diferença entre mármore e travertino?

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Muita gente tem dúvida sobre a diferença entre mármore e travertino. Inclusive, esse é um dos maiores fatores de indecisão no momento da compra desse tipo de material.

Isso porque, o mármore ficou muito estigmatizado por ser uma rocha natural de alto custo, destinada apenas aos projetos de padrão mais elevado.

Mas, efetivamente, qual a diferença entre mármore e travertino, você já se perguntou isso? Sabe qual dos dois é mais indicado para o seu projeto? Está pensando em adquirir um deles, mas não sabe qual é o mais adequado?

Vamos te ajudar com todas essas perguntas, a partir desse conteúdo explicativo que criamos. Confira!

AFINAL, QUAL A DIFERENÇA ENTRE MÁRMORE E TRAVERTINO?

A confusão ao procurar a diferença entre mármore e travertino se dá pelo fato de que os dois produtos são, em suma, equivalentes.

Isso porque, o travertino é um tipo de mármore. Por isso há uma certa dúvida relacionada aos dois.

Basicamente, podemos definir o mármore travertino como sendo uma rocha natural de cor bege composta pelos minerais calcita, aragonita e limonita, formada através de reações físico-químicas sofridas por outras rochas e também pela ação de água termais.

O mármore travertino possui cor bege clara, com veios longilíneos. Para se formar na natureza, o travertino precisa de solos onde há cursos de água corrente sobre rochas, como cascatas e cachoeiras. No Brasil, a Bahia é um dos maiores estados produtores dessa pedra, pois possui condições climáticas e geológicas favoráveis para sua formação.

O nome travertino tem origem na cidade de Tivoli, na Itália, região pioneira a investir na extração dessa pedra. Porém, também há grandes pedreiras desse tipo de rocha no México, Peru e Turquia.

‍As vantagens e desvantagens do mármore travertino são praticamente as mesmas comuns aos mármores. Dentre as vantagens que o mármore travertino apresenta, podemos citar:

– Boa resistência;

– Aparência clean, elegante e nobre;

– Variedade de tipos e cores;

– Variedade de acabamentos, sendo flexível para o que você deseja.

Quanto às desvantagens, o mármore travertino, assim como os outros mármores, possui valores mais elevados quando comparado com outros tipos de revestimentos.

Além disso, são porosos, estando mais sujeitos às manchas, porém isso pode ser revertido, vou explicar mais pra frente. De qualquer forma, quem quer um revestimento diferenciado, apesar do preço, escolhe o mármore e o travertino é uma ótima opção, pois combina com diferentes estilos de ambientes.

 

Tipos de mármore travertino

Agora, vamos conhecer os tipos de mármores travertino. Há variações por conta da região em que se formaram e também das diferenças de formação que possuem. Então, é possível encontrar mármore travertino de variados tons. Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles.

– Romano ou clássico: um dos mais conhecidos e utilizados, possui tonalidade bege com manchas e veios discretos em tons de bege claro e escuro. É bastante utilizado na sua forma bruta, inclusive em áreas externas. Altamente resistente e durável.

– Navona: apresenta tonalidades mais claras de bege, com veios mais leves e menos marcados. É um mármore mais homogêneo.

– Nacional ou Bege Bahia: tem sua origem de pedreiras brasileiras, o que torna seu preço bem mais acessível. É muito utilizado no Brasil. Possui veios e manchas mais marcadas, escuras e em maior quantidade.

– Turco: é produzido na Turquia e é menos resistente e mais poroso. É uma pedra que se quebra com mais facilidade, podendo haver mais perdas. Possui coloração mais puxada para o bege escuro e marrom.

– Noce: também extraído na Turquia, possui tonalidade bege escura, tendendo ao marrom, com veios discretos. Não é muito comum no Brasil.

– Silver: tem origem em pedreiras turcas e sua coloração varia entre bege claro frio, bege rosado tendendo ao marrom e cinza.

– Tivoli: mármore de cor creme muito utilizado.

 

SOBRE O MÁRMORE

É uma rocha metamórfica que tem origem no calcário. Foi exposto a altas temperaturas e pressão, localizada na maioria das vezes em regiões montanhosas com atividades vulcânicas. O mármore tem uma variedade de cores, texturas e veios. Desde branco, creme, preto, castanho, rosa, verde, cinzento, azul, etc.

O mármore é utilizado desde a antiguidade e era considerado um símbolo de imponência, riqueza e status social.

O povo egípcio foi decerto o primeiro a extrair o mármore. Mais tarde na Antiga Grécia foram construídos templos e edifícios nobres em mármore contudo foi na Roma Antiga que o mármore foi mais explorado e utilizado. Entretanto na idade média, o mármore foi utilizado na construção de igrejas e casas reais. Certamente mantendo-se até hoje na construção de edifícios.

É um material usado na construção civil, na decoração de interiores, design e escultura.

Pode aplicar no interior da sua casa:
– Banheiro: Tanto em pavimento como em bancadas totalmente elaboradas em mármore, bases de duche e banheiras.

– Cozinhas: em pavimento e bancadas de cozinha.

– Sala de estar: em revestimento de paredes, pavimentos, mesas de centro ou de apoio, molduras de espelhos ou móveis, bandejas/tabuleiros, esculturas, vasos, tampos de móveis assim como lareiras.

– Sala de jantar: mesas de jantar, mesas de apoio, tabuleiros, bandejas, revestimento de parede e pavimento.

ONDE COMPRAR MÁRMORE TRAVERTINO?

Se você gosta da ideia de ter mármore travertino em sua casa, aqui no Arqplace você o encontra em condições especiais!

Acesse agora mesmo o nosso site e confira o nosso portfólio completo sobre as peças!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.