Search
Close this search box.
3 Min

Decoração sensorial: o que você sabe sobre?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Já imaginou realizar um projeto que estimule todos os sentidos, tornando-se mais especial e capaz de proporcionar diferentes sensações e bem-estar no dia a dia? Se sim, você achou exatamente o estilo que procurava.

Acreditamos que é através dos sentimentos que percebemos o mundo e somos capazes de viver nele de forma plena. Então, se é assim “lá fora”, porque não aplicar essa mesma lógica ao interior de uma casa? E melhor, tudo através da decoração.

O tato

Ao falar de diferentes texturas (que podem ser exploradas de muitas formas dentro da decoração), o primeiro sentido que vem à cabeça é o tato. Para transmitir uma sensação de acolhimento e provocar bons sentimentos, você pode trabalhar com almofadas de crochê ou um sofá bonito e revestido por veludo. Ou, então, por que não apostar na tecnologia? Imagina só um porta-toalhas aquecido: sair do banho e usar uma toalha quentinha. Ou então um chão aquecido, assim é possível andar pela casa descalço, sem preocupações. Prazeres que quem experimenta não quer mais abrir mão.

parede de tijolinhos

O olfato

O sentido capaz de despertar as mais doces e felizes memórias. É através dele que memorizamos muito de um lugar, por isso é importante ser explorado na decoração sensorial. E isso pode ser feito pelos difusores, aromatizadores de ambientes e velas perfumadas (que além do aroma, garantem um glamour especial). Caso prefira um aroma mais natural, abuse das plantas aromatizadas.

cozinha com decoração de plantas

A Visão

Hora de trabalhar com as cores e elas estão a seu favor. Afinal, cada uma passa uma sensação diferente e você pode escolher exatamente qual quer passar. O melhor, é que isso pode ser explorado em vários pontos da casa: nas paredes, nos móveis, no tapete, nos objetos, nas almofadas – onde você quiser. Use e abuse das cores e crie um ambiente inesquecível.

quadro pendurado em parede de cobogó

A Audição

Em meio a todo esse caos urbano, com barulho de carros, buzinas e sirenes, é necessário criar um ponto de paz dentro do seu projeto. E para isso a decoração sensorial funciona muito bem. Você pode criar um sistema surround, para ter música em cada divisão da casa, ou apostar em itens mais artesanais, como uma pequena fonte para ouvir o barulho da água ou utilizar os famosos mensageiro de ventos.

detalhe de uma casa com decoração de plantas

O Paladar

É difícil imaginar em como provocar o paladar com a decoração, mas é mais simples que você imagina. Há cores que estimulam o apetite, como laranja, amarelo e vermelho – mas não se limite a elas. No geral, cores quentes cumprem muito bem esse papel.

Uma outra dica legal são cestas de frutas frescas no balcão ou sobre a mesa e até uma caixinha de bombom.

mesas de duas cadeiras dispostas em uma cozinha

E então, gostou das dicas? A decoração sensorial é a decoração mais completa e que envolve completamente qualquer um que entra no ambiente. Qualquer sugestão ou dúvida, o Arqplace está aberto para responder e ajudar. Mãos à obra!

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.