Search
Close this search box.
4 Min

DECORAÇÃO INDUSTRIAL: VOCÊ CONHECE ESSE ESTILO?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Para quem não abre mão da elegância, mas prefere viver em um ambiente charmosamente despojado, a decoração industrial pode ser a opção certa. Esse conceito surgiu em Nova York, em meados dos anos 1950. Ele se tornou característicos dos galpões, que se tornaram moradias para as pessoas que lá viviam.

Mas, a graça de todo esse conceito, é que, apesar de ser um espaço residencial, os prédios antigos mantinham a sua aparência original. Nesse sentido, surgiu um novo tipo de decoração, que traz a inspiração vinda desses galpões nova-iorquinos. Quer saber mais sobre ela? Então, confira o nosso review.

NO QUE CONSISTE A DECORAÇÃO INDUSTRIAL?

Como adiantamos anteriormente, a decoração industrial é essa que surgiu nos Estados Unidos, em um momento em que as pessoas precisavam de espaços para habitar. Em busca desses lugares, as fábricas abandonadas, que faliram ou que migraram para parques industriais se tornaram uma opção bastante viável. O seu custo era baixo e os espaços amplos o suficiente para montar uma casa inteira.

Quando as ocupações começaram, a necessidade básica era ter um espaço próprio para a habitação. Por isso, não havia uma preocupação imediata em decorar, pintar ou corrigir os detalhes que tornavam o ambiente característico de uma fábrica, como a tubulação exposta e as janelas grandes.

E foram exatamente esses detalhes que passaram a compor o que, hoje, conhecemos como decoração industrial. Esse conceito urbano, com muito tijolo e metal, que saiu das fábricas e assumiu os lofts, apartamentos, complexos e, até mesmo, as casas.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA DECORAÇÃO INDUSTRIAL?

A decoração industrial é uma das mais peculiares e definidas que temos em execução. Isso porque, os seus elementos de composição são todos de muita personalidade. Mas, diferente do que se pensa, não basta apenas pintar uma parede de cinza e usar metal nos ambientes, pois isso, apenas, não determina uma decor de estilo industrial.

A grande sacada é reunir os elementos que são parte desse estilo, impondo-os de forma coordenada e equilibrada, de modo a criar não apenas uma estética, mas também uma ambientação urbana.

Veja quais são esses elementos que não podem faltar:

Espaços amplos

O conceito aberto é parte fundamental da decoração industrial. Afinal, pense em uma fábrica abandonada: temos um galpão enorme, onde os maquinários eram colocados. É claro que nas casas será mais difícil montar um espaço único, sem paredes. Mas, quanto mais liberdade você tiver dentro do ambiente, melhor. É interessante trabalhar com esse tipo de amplitude, que dará vida ao projeto de estilo industrial.

Tijolos e metal

Seguindo a premissa da fábrica abandonada, pense em paredes com tijolos aparentes e tubulação. Hoje, é possível conquistar essa estética com revestimentos brick, que imitam o tijolinho, e o metal está super em alta. Inclusive, as peças pretas dão um plus na elegância que o charme cosmopolita dessa decor possui.

Encanamentos e vigas aparentes

A rusticidade das vigas também se mostra um detalhe que agrega muito valor à decoração industrial, bem como os encanamentos, que citamos brevemente logo acima. Pode ser difícil inserir esses elementos no seu projeto, mas vale apostar em uma proposta mais aberta, onde partes da estrutura da casa fiquem à mostra.

Iluminação natural / artificial

A iluminação é um ponto importante da decoração industrial. Isso porque, se pensarmos nas fábricas antigas, a ideia de ter janelas que permitissem a passagem da luz solar era essencial. Isso faz com que essas peças façam parte dos projetos de decor com essa inspiração. Mas, não significam que a iluminação artificial fique de lado. Pendentes, arandelas e spots de luz são fundamentais nessa decoração.

Cimento e concreto

As cores acinzentadas combinam maravilhosamente bem com a decoração industrial e, por isso, as paredes de cimento queimado e concreto aparente são charmosas e impressionantes. Elas garantem um ar mais áspero e bruto, que tem tudo a ver com a proposta principal do tema. Além disso, a ideia do inacabado ou do desgastado tem tudo a ver com esse tipo de decoração. Vale a pena criar balcões de alvenaria e deixa-lo em estado bruto, sem acabamento. O ganho será enorme.

Paleta de cores sóbrias e neutras

Indo além das cores acinzentadas, que citamos logo acima, há outras cores que podem incorporar perfeitamente na decoração industrial. A escolha, nesse caso, é simples: tons sóbrios e neutros. Preto, branco, palha, marrom. E, se quiser garantir algum detalhe com cores mais vibrantes, dê preferência ao azul, amarelo e vermelho. Mas, atenção! Para seguir a cartilha desse décor, essas cores mais abertas devem ser usadas com equilíbrio, apenas para algum destaque, de modo dosado.

PARA QUEM É FÃ DE AMBIENTES ELEGANTES E COSMOPOLITAS

A decoração industrial certamente é uma das escolhas mais instigantes de estilo a se escolher. Ela garante um charme cosmopolita, que cidades apaixonantes como Nova York proporcionam. A proposta mais fria, rústica e bruta, contrasta com elementos mais confortáveis, como a madeira e tijolinho.

Se estiver querendo apostar nesse tipo de décor para a sua casa, conte com a Arqplace para te ajudar. Aqui você encontra diversos elementos de inspiração industrial, que farão o seu projeto sair do papel e se tornar um sonho bastante real. Aproveite nossos ótimos preços, condições de pagamentos incríveis e a segurança da nossa loja online.

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.