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COMO ELABORAR UM CRONOGRAMA DE OBRAS IDEAL?

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Elaborar um cronograma de obras pode parecer uma tarefa complexa de início, mas é uma das decisões mais assertivas que você deve tomar, caso queira propor um ritmo dinâmico para o seu projeto.

Isso porque, cada etapa de uma obra ou reforma exige um tempo específico de dedicação. Conhecer esse prazo pode ajudá-lo a ditar uma dinâmica mais inteligente na execução das tarefas, que se refletirá em um desempenho muito mais eficiente.

Com isso, é possível ter um cronograma de obras que não atrase e que seja efetivo em sua realização.

Te interessa saber como elaborá-lo? Então, confira como criar um bom cronograma de obras!

 

COMO MONTAR UM CRONOGRAMA DE OBRA

O cronograma de obra é o detalhamento das atividades que foram listadas no planejamento, com as tarefas que devem ser realizadas associadas e os prazos que devem ser cumpridos. O documento é um instrumento de planejamento diário, necessário para orientar as atividades e fases de cada projeto.

A partir de suas informações o gestor do projeto deve programar as atividades de campo, instruir suas equipes, fazer os pedidos de compra, alugar equipamentos, contratar mão de obra, acompanhar o progresso das atividades, monitorar os atrasos ou avaliar as atividades adiantadas, replanejar a obra e pautar suas reuniões.

Veja a seguir o passo a passo para montar um cronograma de obra:

Faça uma lista com todas as atividades

Dentro desta etapa, montar a EAP (Estrutura Analítica de Projeto) pode ser um ótimo caminho. A EAP se refere às atividades que serão realizadas durante a obra e ao desmembramento delas em pacotes de trabalho menores.

Liste todas as atividades que serão necessárias em cada etapa da obra. Tenha com você o orçamento da obra, pois no documento constam quantidade de insumos, serviços e equipamentos que serão usados em cada momento.

Além disso, inclua as subtarefas de cada fase, pois isso vai garantir um detalhamento maior e uma visão melhor dos prazos necessários para a conclusão de cada etapa. O cronograma de obra deve ser bem detalhado para aumentar a eficiência do controle, mas isso exige uma atualização frequente do documento.

Envolver profissionais de outras áreas vai te ajudar a ter uma visão mais completa do processo como um todo. Revise essa etapa para minimizar ao máximo ajustes e replanejamentos por falta de previsibilidade.

Defina as datas e prazos para realização de cada etapa

Na construção civil é bastante comum que os orçamentos tenham informações agrupadas por tipo de serviço. Essas informações precisam ser destrinchadas em seu cronograma de obra. Use uma ordem lógica, de atividades que se relacionam e são dependentes, para definir os prazos e datas de finalização de cada pacote de serviço.

Importante destacar que antes de qualquer cronograma é fundamental estabelecer uma metodologia que irá guiar o seu processo construtivo. Do contrário, os pesos e medidas atribuídas às atividades e aos prazos podem ser divergentes da real capacidade de execução das equipes e da sua realidade.

Assim, tenha bem claro qual o tempo necessário para a realização de cada atividade e cuidado com essas definições.  Sempre considere se as atividades serão distribuídas entre mais profissionais e se já está definido o tamanho da equipe que vai trabalhar no projeto. Essas informações podem influenciar nos prazos.

Relacione as atividades

Na construção civil, algumas atividades dependem de outras para serem concluídas, que é o que se chama de dependências. Ter um mapeamento claro deste sequenciamento de pacotes de serviço ajuda a evitar que algumas tarefas sejam iniciadas antes de outras que eram prioritárias, por exemplo.

Nestes casos, não é possível considerar o mesmo tempo ou que serão realizadas em conjunto, mas sim deve-se levar em conta o tempo de execução de cada uma em sequência. Inclua também no cronograma de obra quais são as relações de interdependências entre as tarefas e quais são os pré-requisitos de cada uma.

Utilize uma metodologia de acompanhamento para o cronograma de obra

Depois de montar o cronograma, é preciso colocá-lo em prática, acompanhar e medir seus resultados, processos que ainda fazem parte desta construção. A utilização de uma metodologia direcionada vai entregar informações mais rápidas e fáceis de serem visualizadas.

Existem dois modelos que são os mais utilizados na construção civil: Linha de Balanço e Método de Gantt, e a principal diferença entre as duas está na visualização e no tipo de projeto que atendem.

Linha de Balanço é mais indicada para obras maiores, com maior complexidade e perfil de repetição. A metodologia Gantt é mais indicada para projetos menores e menos complexos. Isso porque a visualização do cronograma de obra feito com base em Gantt fica mais complexa quando a lista de serviços que devem ser realizados é maior.

A Linha de Balanço permite visualizar o pacote de serviços do projeto dentro do tempo, proporcionando uma visão otimizada e simples do sequenciamento das atividades e alinhada com o conceito de Lean Construction. Isso também influencia na amostragem da produtividade, pois as linhas do gráfico da Linha de Balanço mostram quão produtiva a equipe está sendo.

Além disso, a Linha de Balanço também mostra a visualização das tarefas por pavimento, isso permite que o gestor identifique em qual atividade ou bloco de tarefas houve o gargalo. Ela também ajuda a ajustar o ritmo da obra, levando em conta as folgas das atividades. Um dos retornos que esta ferramenta mais traz para o canteiro de obra está na otimização da alocação de recursos.

A metodologia de produção puxada leva em consideração o último início ideal para o serviço, para que haja um fluxo contínuo. Com a metodologia de Gantt a lógica é inversa, utilizando a produção empurrada que considera a primeira data de início possível (quanto antes eu iniciar, melhor).

No Gantt a visibilidade das folgas entre as atividades é menos intuitiva, e ter acesso a uma visualização mais fácil otimiza recursos e tempo. Na linha de balanço é possível ter a visão do cenário de fluxo ideal para a empresa, pensando em uma obra ou em todo o portfólio.

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