Search
Close this search box.
4 Min

Cuidados com o seu piso rústico: aprenda como limpar e dar brilho da forma ideal!

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Sabia que alguns cuidados com o seu piso rústico podem te ajudar a aumentar a vida útil do material?

Sabendo como cuidar, limpar e dar brilho, você pode ter as peças cerâmica com muito mais durabilidade do que poderia pensar inicialmente.

Se você está pensando em investir em pisos rústicos em sua área externa, os cuidados precisam ser ainda mais intensos.

Quer saber como fazer e manter o seu piso sempre limpo, lindo e brilhante? Nós vamos te ajudar!

 

COMO CUIDAR DOS PISOS RÚSTICOS?

Os pisos rústicos são compostos por material cerâmico. A cerâmica é um revestimento clássico cujo valor estético e funcional é apreciado há séculos em todo o mundo.

Belo e atemporal esse tipo de revestimento integra tanto os catálogos de museus quanto as residências modernas.

Como Limpar Piso de Cerâmica

Saber como limpar piso de cerâmica de maneira adequada é um investimento a longo prazo para o seu imóvel.

Afinal, a limpeza e manutenção correta resulta em menor necessidade de reformas e troca de piso causada por manchas ou deterioração por manuseio impróprio. Apesar de ser um material de uso bastante difundido, a manutenção do piso de cerâmica ainda gera muitas dúvidas, mesmo no caso dos proprietários mais experientes.

Quando o assunto é como limpar piso de cerâmica, práticas inapropriadas ainda são muito comuns.

O primeiro passo para quem deseja aprender como limpar piso de cerâmica de maneira adequada é entender um pouco das características físicas deste material.

A cerâmica é um revestimento feito de argila misturada a aditivos. A massa que forma o material é submetida a altas temperaturas resultando em um artigo durável, resistente e de alto apelo estético.

Muitos pisos cerâmicos são formados por peças que receberam uma camada adicional de esmalte como acabamento. Esse tipo de finalização é responsável pelo brilho adicional de muitos pisos residenciais.

Um piso feito do material pode manter a sua beleza por anos a fio, mas para isso é preciso saber como limpar piso de cerâmica de modo a conservar seu apelo estético ao longo dos anos.

COMO LIMPAR PISO DE CERÂMICA: REMOÇÃO DE RESÍDUOS

Quer saber como limpar piso de cerâmica e não sabe por onde começar? A remoção dos resíduos de sujeira e outros materiais que se acumulam nas superfícies do piso cerâmico é o primeiro passo para uma limpeza apropriada.

Quem busca dicas de como limpar piso de madeira precisa observar a mesma regra básica de remover o máximo possível de resíduos sólidos antes de esfregar ou lavar o chão.

Os resíduos acumulados tendem a causar riscos ao esmalte. Atos como simplesmente caminhar em um piso cerâmico com muitos resíduos pode gerar o desgaste e resultar na deterioração do apelo visual do revestimento no longo prazo. O ideal é remover o pó com uma escova de pelo e cerdas macias ou melhor ainda com um aspirador de pó.

 

COMO LIMPAR PISO RÚSTICO: LAVAGEM

Se o objetivo é aprender como limpar piso de cerâmica da maneira correta é importante avaliar alguns hábitos que, apesar de perpetuados como adequados, acabam por resultar na deterioração da estética do piso cerâmico.

Ao contrário do que se imagina, pisos cerâmicos não devem ser lavados com produtos a base de abrasivos e água sanitária. Esse tipo de produto prejudica o esmalte da cerâmica no longo prazo, causando manchas e porosidade com o passar dos anos. O ideal é utilizar detergente misturado a água morna para esfregar o chão. Se houver necessidade de remover manchas, lave o chão com detergente e água quente, já que a água remove as marcas sem agredir.

COMO LIMPAR PISO RÚSTICO: FINALIZAÇÃO

A finalização da limpeza pode ser feita com a secagem do piso com a ajuda de um pano limpo e macio. Evite deixar o chão molhado em interiores onde não há incidência de raios solares e pouca circulação de ar. Nesse caso, a secagem é uma etapa fundamental para impedir a formação de bolor e outros micro organismos que tendem a se acumular no rejunte.

COMO LIMPAR REJUNTE DE PISO RÚSTICO

A melhor maneira de limpar rejunte de piso cerâmico é evitar que a sujeira se acumule em primeiro lugar.

O ideal é criar um hábito de lavagem frequente para evitar que o rejunte se torne escuro devido a manchas ou seja tomado por fungos e bolor. Para a limpeza frequente, o ideal é escovar o rejunte com detergente e água morna ou quente. Lembre-se que um rejunte mantido sob cuidado regular não demandará muito esforço na hora da limpeza.

No caso de um rejunte já encardido ou manchado, pode-se aplicar uma xícara de café de vinagre por litro de água e esfregar a área com escova para remover as manchas. O mercado também dispõe de produtos específicos para rejuntes e pode valer a pena testar uma dessas soluções nos casos mais difíceis.

ONDE COMPRAR PISOS RÚSTICOS?

Os pisos rústicos são peças lindas, que poderão ajudá-lo a ter muito mais conforto e durabilidade, desde que sejam bem cuidados.

E agora que você já sabe como fazer isso, é hora de dar andamento ao seu projeto de tê-los em casa.

Por isso, acesse agora mesmo o site do Arqplace e confira todas as nossas opções de pisos desse tipo.

Temos condições especiais de pagamento. Acesse o chat e converse com o nosso atendente virtual!

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.