Search
Close this search box.
5 Min

Cerâmica hidráulica: muito além da cozinha! Confira 3 ambientes em que ela fica ótima!

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

A cerâmica hidráulica é um dos melhores aparatos decorativos usados atualmente. Ela não só traz muita beleza e sofisticação para qualquer ambiente, mas sua versatilidade a permite ser usada em diferentes formas com grande facilidade.

Apesar disso, ela é usada majoritariamente em apenas um espaço de uma casa: a cozinha. É verdade que a cerâmica hidráulica combina muito bem com o cômodo, mas tal situação ofusca a sua incrível diversidade e limita de grande forma o seu uso.

A realidade é que ela vai muito além da cozinha ou apenas um ambiente. Por isso, é importante falarmos mais sobre esta ótima peça de decoração e como ela deve ser mais utilizada.

Ficou curioso? Prossiga com a leitura do artigo e descubra mais sobre a cerâmica hidráulica e 3 ambientes onde ela fica ótima. Depois, que tal pensar em adicioná-la na sua própria casa?

piso com cerâmica hidráulica

O que é a cerâmica hidráulica?

Um dos estilos de decoração mais usados atualmente, a cerâmica hidráulica é um revestimento que assegura a elegância de um ambiente através da harmonia de seus padrões. E muito disso vem através do seu material principal: a cerâmica em si.

A cerâmica é feita, principalmente, de argila de cor vermelha ou branca cozida, o que proporciona grande resistência, impermeabilidade e facilidade na limpeza. Apesar de ser fabricado com poucos materiais, existem diversos desenhos, cores e formas que servem a todos os gostos.

Além disso, por ser feito de maneira mais mecanizada, ela é vendida a um preço menor, o que constitui grande vantagem ao consumidor que pode adquirir uma ótima decoração a um preço reduzido.

Sem contar que, graças ao seu método de produção, é possível customizar diferentes estilos, como lhe dar uma aparência mais desgastada que combina muito com vários tipos de piso.

É importante dizer que o termo “hidráulica” provém da semelhança estética com outro estilo de revestimento, o ladrilho hidráulico, este que, por sua vez, tem seu nome através da prensa hidráulica usada para a sua produção.

Como utilizar a cerâmica hidráulica corretamente?

Saber utilizar a cerâmica hidráulica é imprescindível para que ela desfrute de todo o seu potencial estético. Mesmo que exista diversas formas de usá-la, há uma forte preferência em ambientes mais rústicos, perto de móveis em madeira do tipo demolição e paredes de tijolos.

Pode ser aproveitada também para separar ou delimitar um ambiente através da montagem de algo como um tapete decorativo. É possível também brincar um pouco com a sua diversidade de padrões através da mistura cores e formatos, formando uma espécie de colcha de retalhos cerâmico que pode ser usado na parede ou no piso.

Caso decida utilizar a cerâmica hidráulica nos pisos, tente optar por móveis neutros para complementar o cômodo. As cores em questão devem ser representadas na peça de cerâmica, por isso, móveis de madeira são uma ótima opção de escolha.

3 ambientes perfeitos para utilizar a cerâmica hidráulica

A sua casa pode ficar muito mais bonita com a cerâmica hidráulica. Mesmo sendo usado bastante na cozinha, existem vários outros cômodos que podem se beneficiar com este tipo de decoração. Por isso, vamos ver 3 ambientes que combinam muito com ela.

Banheiro

Este tipo de revestimento é muito indicado para banheiros, tanto pela sua facilidade, quanto pela estética que proporciona à decoração. Você pode optar por colocá-lo no piso ou em algumas paredes, ou até mesmo na cuba ou banheira para garantir um visual divino para o cômodo.

cerâmica hidráulica no banheiro

Sala de Jantar

Na sala de jantar, o recomendado é destacar a mesa de jantar, o móvel principal do cômodo. Para isso, pode-se optar por revestir o seu chão com uma cerâmica de cores mais alegres ou mais discretas.

Quarto

Isso mesmo, a cerâmica hidráulica pode ser utilizada até mesmo em seu quarto. Há alguns anos atrás, essa ideia não seria levada a sério, mas com o advento de novas ideias, padrões e cores, o quarto não poderia ficar de fora dessa.

Nele, o revestimento pode ser aplicado em cores mais leves para passar uma sensação de conforto, sem muito exagero. Para o quarto das crianças, a cerâmica hidráulica também é uma boa opção, não se esquecendo de preferir por cores mais discretas.

Vantagens da cerâmica hidráulica

Agora que você já sabe mais sobre este revestimento, que tal ver também as vantagens que o seu uso oferece?

A cerâmica hidráulica é, como já dito, muito similar a outro tipo decoração: o ladrilho hidráulico. Portanto, não é surpresa que compartilhem diversas semelhanças.

Entretanto, a cerâmica hidráulica é especial pois, apesar de possuir a mesma aparência elegante do seu “primo”, não demostra a necessidade de realizar a impermeabilização que o ladrilho exige, o que diminui os gastos com a instalação e acabamento e facilita o seu uso. Tais fatos a tornam uma escolha muito mais favorável e viável do que outros tipos de cerâmica.

Além disso, a cerâmica hidráulica é encontrada em muitas formas, cores e tamanhos, o que proporciona grande flexibilidade na hora de decorar os ambientes e possibilita o aproveitamento de outras decorações. E, quando instalada, fornece facilidade na limpeza e não requere uma forma de conservação diferenciada.

Portanto, a utilização da cerâmica hidráulica promove grandes benefícios aos mais variados tipos de projetos e, quando instalada, é seguro de que terá uma vida útil prolongada, o que configura um grande custo-benefício.

Como limpar a cerâmica hidráulica?

Como dito anteriormente, a cerâmica hidráulica tem uma grande vantagem se comparado ao ladrilho elétrico por não precisar ser impermeabilizada. Mais precisamente, não requere a aplicação de três camadas de resina acrílica, seu assentamento é feito de maneira simples e o rejunte ocorre após dois dias. Após este processo, os cuidados necessários são voltados apenas a hora da limpeza.

Para deixar a cerâmica hidráulica bem cuidada, procure limpar e varrer o chão no mínimo 1 vez por semana afim de tirar a poeira e deixá-la sempre brilhante. Além destes cuidados, jogue um balde de água com detergente para assegurar a sua limpeza.

Caso note alguma mancha no piso, passe um pano molhado misturado com um produto de limpeza específico e esfregue-o no piso, para depois enxaguar com um pano limpo úmido e secar.

Por fim, evite fazer uso de produtos corrosivos e de jogar produtos de limpeza diretamente no piso para não correr o risco de manchar.

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.