Search
Close this search box.
3 Min

CERÂMICA ESMALTADA E NÃO ESMALTADA: QUAL É A DIFERENÇA

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

A cerâmica é um material versátil e que pode se adaptar a vários projetos de decoração. Ela proporciona pelo menos dois acabamentos distintos, de acordo com o processo em que é produzida e qual será o objetivo da peça. Esta versatilidade desperta o interesse de arquitetos, decoradores e designers, uma vez que é possível utilizar a cerâmica de diversas formas, e ao mesmo tempo, respeitando o estilo estético de cada projeto.

Seja em pisos, paredes ou em peças de decoração, a cerâmica esmaltada e a não esmaltada oferecem muitas possibilidades, e é preciso entender a diferença existente neste material para poder aproveitá-los em sua totalidade.

O acabamento vitrificado das peças em cerâmica esmaltada garante a sofisticação dos ambientes e uma maior resistência das peças. Já as peças em cerâmica não esmaltada tem um estilo rústico e não são tão resistentes, devido ao  seu acabamento. Uma coisa é certa: a cerâmica é um material multiuso, durável e de fácil manutenção, além de oferecer cores e tons variados do mesmo elemento.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE UMA PEÇA DE CERÂMICA ESMALTADA E NÃO ESMALTADA, E AINDA, COMO ELA SE ADAPTA A DIFERENTES PROJETOS DE ARQUITETURA.

O que define uma peça de cerâmica esmaltada?

A cerâmica esmaltada, como o próprio nome revela, deve ter necessariamente o esmalte para dar um acabamento lustroso e impermeável ao objeto, ou seja, o esmalte é o elemento principal e a sua presença diferencia as peças de outros materiais. E ainda, é o esmalte que ajuda na conservação do material e faz com que o revestimento fique sempre preservado e livre de infiltrações, garantindo uma vida muito mais longa. Por este motivo, a cerâmica esmaltada é considerada uma das melhores opções para a obra da casa ou estabelecimento comercial, seja através do uso de revestimento ou peças de decoração.

Entre muitas opções, algumas peças em cerâmica esmaltada, caíram no gosto dos arquitetos, entre eles os vasos estilo vietnamita. O acabamento vitrificado ressalta a cor de forma especial e por isso, está presente cada vez mais presente em projetos sofisticados. Eles vão além da sua funcionalidade e servem não só para abrigar plantas e flores,  mas também como um elemento decorativo de destaque.   

A cerâmica não esmaltada preserva as características originais do material

A cerâmica não esmaltada é composta basicamente por argila e outras matérias primas inorgânicas. A argila depois de seca é exposta a altas temperaturas, e adquire resistência, dureza e rigidez, e também por isso, quando é exposta à luz solar ou à chuva, por exemplo, já não sofre grandes alterações. As placas de cerâmica são muito utilizadas nos pisos, seja para projetos de casas de campo ou estabelecimentos comerciais que fazem uso do estilo rústico. Aliado à resistência, as peças em cerâmica preservam a cor da matéria e esta autenticidade é bastante valorizada pelos profissionais da área. Utilizar painéis de cobogós em cerâmica não esmaltada é outra forma de aproveitar ao máximo este material tão original e que garante um projeto de arquitetura espontâneo e que faz uso de materiais naturais.

Confira as peças em cerâmica esmaltada e não esmaltada que a Arqplace tem em seu portfólio para valorizar o seu projeto de arquitetura. Visite o nosso site agora mesmo!

Crédito imagem: cobogó linha orgânica – Cristiano Gomes arquiteto

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.