Search
Close this search box.
4 Min

CASAS INTELIGENTES JÁ SÃO UMA REALIDADE! VENHA ENTENDER COMO A ARQUITETURA PODE CONTRIBUIR!

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

As casas inteligentes são a última novidade no mundo da tecnologia. O que antes era considerado impensável e possível apenas em filmes e televisão, hoje em dia já se tornou uma realidade que já pode ser adotada por diversas pessoas.

Com tecnologia e preço de custo acessível, as casas inteligentes mostram que é possível automatizar várias tarefas do dia-a-dia sem precisar investir uma fortuna, e a arquitetura é uma grande aliada neste processo.

Afinal, uma das bases das casas inteligentes é usar a tecnologia como uma forma de trazer comodidade aos habitantes. Atividades simples como acender ou apagar a luz ou tocar uma música podem ser realizadas apenas com o comando de voz.

Por seus benefícios, as casas inteligentes já são bastante populares no estrangeiro, mas vem se tornando cada vez mais conhecidas no Brasil também, principalmente com a chegada de assistentes de voz.

Quer saber mais sobre essa novidade? Continue com a leitura do artigo e entenda mais sobre as casas inteligentes!

O que são as casas inteligentes?

As casas inteligentes são, basicamente, residências onde moradores podem, através de um comando de voz, configurar algumas de suas características, como a iluminação ou o controle de temperatura, permitindo assim um alto grau de versatilidade e comodidade.

Ela funciona através do uso do IoT, a internet das coisas, tecnologia esta que conecta a casa a um servidor comum e permite a sua automação. Tal facilidade de sua instalação é uma das maiores razões que explica a sua fama nos últimos anos.

Visto os seus benefícios e alto grau de acessibilidade, não é surpresa que, no ano de 2018, mais de 40 milhões de dispositivos de automação foram instalados em casas estadunidenses.

Lá, para uma casa ser considerada inteligente, é requerido a existência de ao menos dois itens conectados à internet. Importante dizer que tais dispositivos podem variar de acordo com as necessidades e expectativas dos moradores.

Alguns exemplos práticos de IoT aplicados em residências são: geladeiras inteligentes, SmartTV e iluminações automáticas. Todas essas automações facilitam bastante a vida dos moradores e dão a sensação de possuir mais controle sobre a sua casa.

Vantagens das casas inteligentes

Agora que você já sabe mais sobre as casas inteligentes, que tal analisarmos quais são os benefícios de trazer este conceito para perto de você?

A princípio, uma das maiores vantagens que as casas inteligentes proporcionam é a economia elétrica, afinal, com um sistema de iluminação inteligente, dificilmente lâmpadas ficarão ligadas sem necessidade.

Além disso, é possível poupar também nos gastos com água, já que casas com o sistema de irrigação conectados também evitam o desperdício e ajudam bastante no final do mês.

As casas inteligentes também contribuem de diversas formas para a segurança dos moradores. Quando notam a presença de invasors, os alarmes e câmeras avisam o usuário, com alguns modelos sendo até mesmo capazes de alertar o seguro ou a polícia.

A segurança das casas inteligentes também está presente em seu interior, especialmente através de detectores de fumaça que reconhecem incêndios ou equipamentos que percebem um vazamento de gás.

Por essas razões, quando o assunto é os benefícios das casas inteligentes, mencionar apenas o conforto e a comodidade que proporcionam não faz jus ao que elas podem trazer

Qual o valor das casas inteligentes?

Para descobrimos quanto custa exatamente a implementação deste conceito, é importante falarmos mais sobre os dois cenários digitais das casas inteligentes: a automação de projeto e o plug and play.

A automação de projeto é normalmente pensado para ser instalada antes da obra de uma casa, visto que requere uma infraestrutura pré-estabelecida para integrar os sistemas. Este cenário é geralmente procurado por pessoas que desejam desde o início possuir uma casa inteligente, e pode ser difícil retirá-lo caso mude de ideia.

Já o segundo cenário segue a linha do pensamento “faça você mesmo” e permite um maior grau de customização por parte do morador, uma vez que ele mesmo pode realizar as suas próprias transformações inteligentes. Por ser bastante versátil e dar mais liberdade, este cenário se torna atraente para muitos, até para os mais leigos.

Em relação aos produtos necessários fara fazer ambos os cenários se tornarem realidade, existe uma tendência de se tornarem cada vez mais acessíveis. O preço, que antes era bastante alto, caiu, agora há produtos por menos de R$ 50 no mercado.

Sendo assim, uma casa de 100m² pode ter um sistema de iluminação e dispositivos com controle remoto por apenas R$450.

Como a arquitetura pode ajudar na aplicação das casas inteligentes?

Ficou interessado nas casas inteligentes? Agora que você sabe que também é possível tê-las até mesmo em residências já construídas, saiba que existe uma maneira de fazer este sonho ainda mais real com a arquitetura.

Isso mesmo! As casas inteligentes bem planejadas e pensadas podem proporcionar ainda mais conforto e facilidade para os seus moradores, maximizando os seus benefícios e trazendo mais segurança.

Sendo assim, uma forma de usar a arquitetura a seu favor quando quiser criar uma casa inteligente é criar um projeto de residência já pensando na automatização das tarefas. Por exemplo, implementar um programa que automaticamente acenda as luzes ao abrir as portas de casa.

Pode-se também criar um quarto que não precise usar interruptores para acender ou apagar as luzes. Com a arquitetura, é possível integrar um sistema de comando de voz similar aos de assistentes de voz das grandes empresas.

Usando da arquitetura como sua aliada no processo, é possível obter um alto grau de tecnologia em sua casa e ao mesmo tempo deixar convidados impressionados com a estética futurista da casa inteligente.

Vale a penas investir nas casas inteligentes?

Conforto, tecnologia e praticidade: todos estes são os benefícios encontrados nas casas inteligentes, a tendência que começou há apenas alguns anos e não para de crescer.

Sabendo disso, é seguro dizer que investir em uma casa inteligente é uma aposta certa, tanto para uma residência já existente ou planejada. Com este conceito, o futuro já estará em suas portas.

Tags

Posts Relacionados

5,0
5,0 out of 5 stars (based on 2 reviews)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
5,0
5,0 out of 5 stars (based on 1 review)
Excellent100%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.