Search
Close this search box.
4 Min

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: COMO AS PEDRAS NATURAIS PODEM AJUDAR NESSE CONCEITO?

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

A proposta da arquitetura sustentável tem se tornado cada vez mais frequentes nos projetos, justamente por oferecer uma alternativa mais verde para a construção civil.

Pensando em como otimizar ainda mais o conceito, nossos especialistas identificaram que o uso de revestimentos naturais pode ser um elemento a mais nessa proposta.

Afinal, além do uso responsável dos recursos, vale a pena unir, também, alguns conceitos de bioarquitetura e natureza por perto, o que acha?

Então, confira tudo a respeito desse tema e veja o que preparamos nesse artigo especial!

O QUE É ARQUITETURA SUSTENTÁVEL?

Na arquitetura, o desenvolvimento sustentável se traduz em procurar minimizar os recursos utilizados na construção, uso e operação de uma edificação, bem como em reduzir ao máximo os impactos causados ao meio ambiente e à saúde humana através da emissão, poluição e desperdício de seus componentes.

Este conceito de arquitetura em conformidade com princípios ecologicamente corretos é chamado de arquitetura sustentável. O uso de energia solar, materiais recicláveis e estruturas pré-moldadas são alguns dos exemplos de ações sustentáveis na arquitetura.

O conceito, também conhecido como arquitetura verde, leva em consideração a construção de ambientes saudáveis por meio do uso de materiais de baixo impacto, adequação da arquitetura ao clima local e tratamento de resíduos.

E O QUE SÃO OS REVESTIMENTOS E PEDRAS NATURAIS?

Chamamos de materiais naturais todos aqueles itens que vem diretamente da natureza, passando pelo mínimo de intervenção humana.

Isso faz com que eles carreguem características que podem ser rústicas e elegantes, dependendo da orientação do projeto desejado.

Alguns materiais naturais que podemos citar são:

– Madeira;

– Hijau;

– Hitam;

– Seixo;

– Pedras;

– Cerâmica.

ONDE OS MATERIAIS NATURAIS PODEM SER USADOS?

Os materiais naturais são extremamente versáteis. Por isso, você pode usá-los tanto em áreas internas, como externas. Em alguns casos, é possível usar o mesmo material nos dois tipos de ambientes.

É o caso, por exemplo, do hijau e da hitam. Essas duas pedras naturais agregam beleza, funcionalidade e durabilidade aos espaços onde são colocadas.

Além disso, também possuem características antiderrapantes e atérmicas. Por isso, são peças que dão certo em piscinas, áreas de lazer, banheiros, cozinhas, saunas e, também, muros e fachadas.

A madeira é outro exemplo de material natural muito versátil. Porém, para que seja usada em áreas externas, onde ficará exposta, é fundamental que ela passe por um tratamento protetivo.

As pedras, de modo geral, são elementos que agregam beleza e funcionalidade aos espaços, de modo que sempre são consideradas quando se quer criar um ambiente único, com características sustentáveis e que remetam à energia da natureza.

Por fim, para encerrarmos falando sobre materiais naturais que são extraordinariamente funcional, não podemos deixar a argila de lado.

Isso porque, ela pode ser o elemento principal de composição desde o piso, até as peças decorativas.

Dessa forma, é um investimento que, acima de tudo, é financeiramente vantajoso.

VANTAGENS DA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL E DO USO DE PEDRAS NATURAIS

Considerando que as duas propostas combinam perfeitamente, nós ainda conseguimos reunir mais algumas vantagens a respeito desse conceito unificado entre arquitetura responsável e uso de pedras naturais.

Confira!

Preservação do meio ambiente

O setor da construção civil é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no mundo. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor consome 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades e gera 80 milhões de toneladas/ano de resíduos.

É mais justa socialmente

A construção de um ambiente sustentável traz autonomia às comunidades, já que elas se tornam capazes de satisfazer as suas próprias necessidades sem depender de terceiros.

Traz maior bem-estar e benefícios para a saúde

Além de reduzirem a quantidade de poluição, que certamente tem impacto na saúde de todos ao redor, esse tipo de construção melhora a saúde física e mental e o bem-estar dos ocupantes e da vizinhança.

É mais eficiente

Essas construções se preocupam com a eficiência energética e hídrica, além de focar na diminuição dos desperdícios de materiais e nas distâncias que eles percorrem para chegar na obra.

É um investimento

Edificações sustentáveis têm maior valor no mercado imobiliário. Para quem compra ou aluga, além de colaborar com as práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa), a redução de custos operacionais é um grande atrativo. Com fontes de energia limpa e reciclagem de água o custo com energia e água, por exemplo, caem consideravelmente.

ONDE ADQUIRIR PEÇAS QUE ESTEJAM DENTRO DA PROPOSTA DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL?

Se você gostou da ideia de inserir os conceitos de arquitetura sustentável em sua casa e quer inicia-lo usando as pedras naturais, é hora de acessar o nosso site.

Aqui na Arqplace você consegue encontrar as melhores opções de revestimentos naturais, além de elementos que vão ajudá-lo a ter uma casa muito mais sustentável.

Venha falar com os nossos atendentes e saiba mais!

 

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.