Arquitetura

ARQUITETURA BRASILEIRA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ESTILO

No Brasil, o movimento começou a se propagar com a Semana de Arte Moderna em 1922, mas, foi em 1930, na era Vargas, que o país passou por um maior desenvolvimento industrial, e a arquitetura moderna com isso, ganhou muito mais expressividade.

Getúlio Vargas queria aliar o modernismo à ideia de progresso, e isto proporcionou um grande apoio do governo às obras.

A arquitetura moderna se tornou a cara da arquitetura brasileira, e ela continua sendo, sem dúvida, um grande marco para o Brasil. Obras produzidas por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, dois dos principais arquitetos do movimento moderno são notáveis até hoje.

Características do modernismo na arquitetura brasileira brasileiro

O desejo de estimular o padrão estético e a produção artística baseadas na cultura nacional é uma das principais características do modernismo brasileiro. Além disso, as formas geométricas simplificadas e racionalizadas são utilizadas no desenho de residências, prédios, museus e monumentos.

Outros elementos são bem marcantes como o concreto armado, estruturas e vigas aparentes de ferro, como forma de decoração geométrica e abstrata.

Materiais mais utilizados na arquitetura brasileira moderna

A ideia, na arquitetura brasileira moderna, é que se passe leveza, imponência e inovação dos materiais utilizados. A partir disso, valoriza-se o uso de materiais em sua essência como o concreto aparente em detrimento à pintura. Aço, cimento queimado, vidro e madeira são muito comuns e podem ser utilizados sempre que se quer referenciar o estilo moderno.

Seguindo ainda ideia de leveza e simplicidade, surge o cobogó, uma peça desenvolvida para aproveitar a luz do sol que incide de forma generosa nos trópicos. Por ser uma peça vazada ela consegue projetar sombras que desenham pisos e paredes e causam um efeito que pode transformar o clima do ambiente.

Influências e misturas

Mesmo no período denominado de pós-moderno, em que movimentos como o High Tech, defensor uma arquitetura aliada às mais avançadas tecnologias, e o desconstrutivismo que desfaz completamente a ordem racional que predominava no modernismo, o cobogó é utilizado como elemento arquitetônico. Isso porque a arquitetura pós-moderna também é aberta às influências e misturas.

O cobogó tem aspectos que valorizam a contemporaneidade e a luz não precisa ser natural para se alcançar um efeito interessante. À noite, a luz artificial faz com que eles se transformem em uma espécie de luminária e se harmonize com todo o mobiliário do ambiente que ele faz parte.

Uma coisa é certa, o uso do cobogó cria um ar poético para qualquer projeto, cômodo ou fachada em que ele é utilizado.

Agora que você sabe como dar um toque contemporâneo na sua casa, inspirando-se na arquitetura brasileira moderna, veja alguns dos materiais que a Arqplace têm para auxiliar em seu projeto de arquitetura!

O Arqplace é especialista em revestimentos de alto padrão e entregam em todo o país com carga assegurada.

Blog Arqplace

Recent Posts

Como deixar a fachada da casa mais bonita? Guia completo do Arqplace!

A fachada da sua casa é o seu cartão de visitas, a primeira impressão que…

3 dias ago

O que não pode faltar numa área gourmet?

A área gourmet está cada vez mais popular, pois oferecem um espaço dedicado à família…

6 dias ago

Qual a diferença do banheiro e do lavabo?

Você já se perguntou qual a diferença do banheiro e do lavabo? Ambos são espaços…

1 semana ago

Argamassa para pedra hijau: Precisa ser diferente? Entenda mais!

A escolha da argamassa para Pedra Hijau é um passo fundamental para garantir a resistência…

3 semanas ago

Como deixar a sala de jantar bonita?

A sala de jantar é o coração da casa, o palco para momentos especiais e…

3 semanas ago

Casa estilo rancho: O que usar para ter um visual rústico em casa

Sonha em ter uma casa estilo rancho, aconchegante, com a rusticidade e com a beleza…

3 semanas ago