Search
Close this search box.
3 Min

Ambientes integrados: tendência de arquitetura para 2022!

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Os ambientes integrados estão sendo cada vez mais utilizados em residências no ano de 2022. Inovador e bonito, sua estética incomparável faz com que qualquer cômodo se torne único e especial.

O ambiente integrado não é em si uma novidade, visto que seu conceito foi desenvolvido na década de 70. Entretanto, com a necessidade de tornar a casa mais confortável, foi recém-descoberto e popularizado nos últimos anos.

Eles vêm sido muito procurados por quem deseja praticidade e funcionalidade ao adquirir um imóvel. Além de promover estas qualidades, o ambiente integrado agrega bastante a qualquer casa que o tem em sua composição.

Que tal saber mais sobre esta tendência de arquitetura para 2022? Caso tenha ficado interessado, prossiga com a leitura e saiba mais!

sala de recepção

O que são os ambientes integrados?

O conceito do ambiente integrado pode ser definido como uma forma de unir dois ou mais cômodos de uma única casa e transformá-lo em um, tirando a necessidade de paredes ou divisórios.

Com o fenômeno da integração de ambientes se tornando cada vez mais popular, os profissionais da construção civil entenderam que era bastante vantajoso investir neste tipo de obra, tanto pela economia quanto pela saúde e bem-estar geral.

Ainda, a ideia de juntar dois espaços diferentes em um só tem a ver com a tendência do conceito aberto, onde um estilo de vida familiar é prioridade.

Diferentemente do loft, de onde a ideia originalmente surgiu, uma casa com ambientes integrados pode ainda ter em sua composição alguns cômodos separados por divisórias. Por isso, é uma técnica muito útil para lugares com tamanho reduzido.

Vantagens dos ambientes integrados

O ambiente integrado traz benefícios que vão muito além do seu fator estético. São muito conhecidos por contribuírem na criação de espaços aconchegantes e gostosos, trazendo um lazer incomparável para muitas casas.

Além disso, em um período onde cada vez mais famílias se encontram afastadas, o ambiente integrado se transforma em uma ótima maneira de promover um maior contato entre entes queridos: quem está em um cômodo pode conversar facilmente com alguém em outro.

Outra vantagem que deve ser levado em consideração é a maior circulação de ar nos ambientes. Ao torna-lo mais amplo abrindo mão das paredes, o fluxo de ar deixa a casa muito mais fresca e arejada, melhorando também o deslocamento de moradores.

A iluminação também será bastante privilegiada em uma casa que adota os ambientes integrados. Um espaço maior permite que a luz natural permeie os cômodos com mais facilidade, obtendo-se além de uma sensação de bem-estar, uma maior economia de energia. Um bom projeto de iluminação pode fazer toda a diferença.

Como criar um ambiente integrado

Um dos elementos mais importantes quando se quer integrar um ambiente é a flexibilidade. Sendo assim, para garantir a funcionalidade ideal de todo o espaço, é preciso que haja uma grande harmonia entre os cômodos.

Por exemplo, uma das melhores maneiras de promover um diálogo entre os ambientes é através da harmonização de cores. Cores claras nos móveis e nas paredes aumentam significativamente a sensação do espaço ser maior do que realmente é, usar espelhos e móveis planejados também são uma aposta certeira.

Ainda assim, a integração de ambientes pode ser feita de maneira total ou parcial, o que significa que apenas alguns serão integrados, enquanto outros se manterão intactos, como o banheiro ou os quartos.

Por este motivo, as junções de cômodos mais comuns são: a sala de estar/jantar; sala de estar/cozinha. É possível ainda juntar estes três ambientes juntos.

Apesar disso, pode-se integrar o quarto em outro cômodo, entretanto, tal integração deverá ser feita de forma mais sutil, garantindo a privacidade ao mesmo tempo em que exista possibilidade de diálogo.

 

Vale a pena investir em ambientes integrados?

Muitas são as vantagens relacionadas a ambientes integrados: beleza, bem-estar, saúde, funcionalidade, organização, entre outros.

Morar em um ambiente integrado significa que não é apenas o espaço que passa a ser otimizado, mas quem o usa também, permitindo um maior nível de socialização e interação.

A comodidade e o lazer são garantidos, seja em uma casa com maior ou menor espaço, a grande versatilidade que o ambiente integrado oferece pode fazer muita diferença na sua vida.

Tags

Posts Relacionados

0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%
0,0
0,0 out of 5 stars (based on 0 reviews)
Excellent0%
Very good0%
Average0%
Poor0%
Terrible0%

Newsletter

Inscreva-se agora na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

Venha conferir os melhores revestimentos e pisos para o seu projeto!

Acesse a nossa loja e conheça as novidades, lançamentos e produtos exclusivos. São revestimentos, pisos, cobogós, painéis e diversos itens de arquitetura e decoração.