Com certeza você já ouviu esses dois termos: torneira e monocomando. Mas, não é incomum que eles apareçam juntos, o que pode gerar uma certa confusão.
Afinal, qual a diferença entre a torneira e o monocomando? Como diferenciá-los? Quais as características? Quando são indicados? Qual deles é o melhor?
Nós entendemos que essa diferença pode causar muitas dúvidas e, por isso, criamos um conteúdo especial em formato de guia, que irá ajudá-lo a entender, de uma vez por todas, qual a diferença entre os dois produtos.
Confira quais os principais detalhes que envolvem as torneiras e os monocomandos!
O QUE É TORNEIRA?
As torneiras estão entre as peças mais tradicionais de uma casa. São aqueles elementos que estão comumente instalados em pias e tanques, que funcionam como um dispositivo para o escoamento de água.
Os modelos mais comuns oferecem a água fria saída diretamente da caixa ou vinda do sistema de água do município.
Podem ser feitas de metal ou plástico e isso tem direta influência com a sua aparência e durabilidade.
Existem alguns modelos de torneira elétrica, que possuem o funcionamento parecido com o do chuveiro. No caso, há instalação de uma resistência, que faz com que a água seja aquecida.
Esses modelos possuem uma estética diferenciada e pouca variação de cores e modelos, o que pode ser um problema dependendo da decoração da sua casa.
Normalmente, as torneiras são mais baratas e fáceis de instalar, além de demandar infraestrutura mais simples e ocupar menos espaço.
O QUE É MONOCOMANDO?
Já o monocomando é um tipo diferente de dispositivo de escoamento de água. Ele funciona como um único registro, que serve para controlar a temperatura da água.
A partir do acionamento da manopla para a direita ou esquerda, ou, então, para cima ou para baixo, é possível determinar a saída de água quente ou fria.
Quanto mais extrema for a abertura do manípulo, mais quente ou mais fria a água sairá do dispositivo.
Os monocomandos possuem um funcionamento simples. A partir dessa abertura especial, é possível ter água com temperatura ideal.
Em relação ao visual, os monocomandos são peças com design melhor estruturado. Alguns, inclusive, são peças que agregam extraordinariamente à estética do ambiente onde será instalado.
Além do controle da temperatura, os monocomandos permitem, também, o controle de intensidade de saída de água.
A sua instalação também é simples, mas pode exigir alguma técnica, devido à necessidade de realizar, juntamente com a instalação hidráulica, uma instalação elétrica.
Porém, há um ponto negativo desse elemento que precisa ser destacado, que é a obrigatoriedade de ter pressão na água para que ele funcione perfeitamente.
Caso o sistema tenha baixa pressão, a saída de água do monocomando será mínima e não será possível alcançar a vantagem que ele oferece.
QUANDO É INDICADO O USO DE TORNEIRA E MONOCOMANDO?
Se você está em dúvida em escolher torneira ou monocomando, existem alguns critérios que podem ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada.
São eles:
M.C.A ou Metro de Coluna D’Água
O M.C.A é uma unidade de medida que está diretamente relacionada com a pressão da água, considerando o nível que a água tem. Ele faz uma análise com base no nível no ponto de saída até o nível do reservatório.
De modo geral, quanto maior for o nível avaliado, maior será a pressão do sistema hidráulico. Esse resultado, por sua vez, é essencial para determinar se será possível instalar um monocomando, por exemplo.
Local de instalação
O lugar onde pretende instalar a peça também determina se será melhor escolher entre torneira e monocomando.
Espaços menores podem exigir uma peça mais compacta, o que tornaria a escolha da torneira mais sensata.
Além disso, lembre-se de considerar a cuba que acompanhará a torneira ou monocomando. Isso porque, dependendo de como ela será, isso poderá influenciar na escolha de uma peça com instalação na bancada ou na parede.
Orçamento
Por fim, é essencial levar em conta o quanto você está disposto a gastar e o que é prioridade no momento. Misturadores e monocomandos são mais caros que uma torneira.
Além disso, os misturadores exigem mais da estrutura da casa do que uma torneira. Ao optar pelo misturador, você terá que adaptar o sistema da casa também.
Qual é melhor entre torneira e monocomando?
Tanto a torneira, quanto o monocomando, apresentam vantagens e desvantagens em seu uso. As torneiras, por exemplo, são mais simples, mas apresentam mais facilidade na instalação. Já os monocomandos podem ser mais bonitos e elegantes, mas exigem água com mais pressão.
Por isso, o que vai determinar qual deles é o melhor, é o seu projeto. Considere as características do seu espaço e leve em conta os critérios que listamos para a escolha do modelo ideal.
Isso irá te ajudar, também, a determinar qual deles será mais especial para o seu projeto.
Além disso, também vale a pena conversar com um especialista. Um arquiteto, por exemplo, poderá te ajudar a entender qual dos dois modelos poderá apresentar mais vantagens para o seu interesse.
ONDE COMPRAR AS MELHORES TORNEIRAS E MONOCOMANDOS?
Agora que você já aprendeu a diferença entre torneira e monocomando, e quando a indicação de uso é melhor para cada modelo, já pode decidir qual das duas peças será mais interessante para o seu projeto de obra ou reforma.
E independente de qual seja a sua escolha, o lugar ideal para adquiri-las é aqui na Arqplace. Em nossa loja virtual você consegue encontrar os melhores modelos da marca Docol, que é referência e líder de mercado no segmento.
Aproveite as nossas condições especiais de pagamento e venha saber como podemos oferecer os melhores preços e entrega super rápida para você!