O sonho da casa própria é um dos mais comuns entre os brasileiros, possuir uma habitação em seu nome é, de fato, uma grande conquista que pode levar muitos anos de trabalho duro, economias e planejamento para torna-la realidade.
Isso se mostra ainda mais verídico quando se quer construir uma casa do zero. Para muitos, entretanto, é uma experiência que pode ser muito estressante, afinal, é importante que ela seja bem-feita, resistente e acima de tudo segura para seus habitantes.
Entretanto, ao construir sua casa, a seleção do revestimento talvez seja uma das tarefas mais importantes em sua complexa equação, serão eles que cobrirão todo o seu interior e é o que todos irão notar logo ao entrar em seu lar, por isso, uma boa escolha é imprescindível.
Nesta ocasião, escolha o revestimento Travertino! Nesse artigo, iremos te mostrar o motivo que o revestimento Travertino é a melhor pedida para a sua casa.
O que são os revestimentos e para que servem
O revestimento é, principalmente, tudo aquilo que se usa para os acabamentos de piso e paredes, como: porcelanatos, cerâmicas, azulejos, pedras e outros. Ou seja, é todo aquele material que reveste a alvenaria (conjunto de pedras ou tijolos que formam uma parede ou chão)
Uma boa escolha é importante pois pode impactar diretamente na estética do ambiente e até mesmo sua funcionalidade, um bom revestimento deve ser sofisticado e ter requinte, tal como os revestimentos Travertino.
Para escolher o mais adequado para a sua casa, é necessário levar em consideração como o ambiente será usado, quem o usará, sua função, o nível de exposição solar e se o seu revestimento será aplicado por dentro ou por fora.
Mas tome atenção, pois certos tipos de revestimento necessitarão de uma mão de obra especializada, garantindo um bom resultado.
O que é o revestimento Travertino
O revestimento Travertino, também conhecido como mármore travertino, é uma rocha natural de cor bege que possui em sua composição os minerais calcita, limonita e aragonita. É uma das pedras mais usadas como revestimento no Brasil por sua sofisticação e requinte.
O mármore é uma pedra muito usada em projetos residenciais para revestimentos. Há diversos tipos de mármore, mas o mais usado é o revestimento Travertino, facilmente reconhecido por pequenos buracos presentes na pedra.
Seu uso, entretanto, não se limita aos tempos modernos, já que este tipo de rocha já era usado desde o Império Romano, não só isso, mas o revestimento Travertino foi usado em monumentos importantes, como o Coliseu, as Pirâmides do Egito e a Basílica de São Pedro.
Seu maior exportador atualmente é a Itália, mas existem grandes reservas deste tipo de rocha no México, Peru e Turquia, com o Brasil também possuindo quantidades significativas.
Principais tipos de mármore e revestimento Travertino
O mármore travertino é altamente diverso devido ás diferentes regiões em que foi formado e das suas diferenças de formação. Existem vários tipos de revestimento Travertino e os tipos italianos são, geralmente, os mais conhecidos, como: Romano ou Clássico, Navona, Turco, Toscano, Itamarati, Tivoli, Gold, Silver e Negro. Confira a seguir os mais populares no Brasil:
- Revestimento Travertino Romano Clássico: É a opção mais procurada devido a sua tradição e presença na história. É extremamente resistente e possui grande durabilidade, além de apresentar grande beleza combinada com cores leves, com colorações que vão desde um tom palha até um bege mais amarelado.
- Revestimento Travertino Navona: É mais claro, com uma coloração voltada para o laranja e o creme. Seus veios são caracterizados por serem mais leves e mais marcados. Importado diretamente da Itália.
- Revestimento Travertino Nacional: Este modelo vem diretamente das pedreiras brasileiras e possui os veios mais arredondados, escuros e manchados. Além disso, tem os desenhos em formato rústico que variam entre o marrom e o bege, mais sutis e feitos para uma superfície mais clara.
Acabamentos do mármore travertino
Existem quatro tipos de acabamento, com suas respectivas vantagens e desvantagens:
- Bruto ou Natura: Como o nome já diz, é a pedra direto da natureza. Profissionais indicam este tipo de acabamento para aplicações principalmente em paredes, mas não para banheiros, cozinhas e pisos.
- Resignado ou Estucado: Feito com a aplicação de uma resina na pedra, tal resina tem cor idêntica a pedra e tem como função cobrir os poros e buracos nela existentes. Após sua aplicação, a superfície fica lisa, por isso, é uma das formas mais utilizadas e pode revestir diversos ambientes.
- Levigado: Tem um aspecto opaco e tem como principal característica ser lixado até que a superfície do mármore fique lisa, facilitando na limpeza e na manutenção mantendo concomitantemente a sua cor natural. Pode ser usado em todos os ambientes internos e externos.
- Polido: Este acabamento possui um aspecto liso e com brilho. Pode ser usado em pisos e paredes, mas não é recomendado em pisos externos devido a sua baixa aderência.
Como fazer a manutenção do revestimento Travertino
O revestimento Travertino requer cuidado e atenção no momento da limpeza. Sua superfície deve ser aspirada ao menos uma vez por semana, evitando assim que as partículas de pó se introduzam nos veios da pedra. Caso tal superfície for o piso, faça uso de um aspirador de pó, sem rodinhas que podem arranhar o piso, ou de uma vassoura.
Pode-se fazer uso também de um pano levemente úmido ou seco para limpar o revestimento. É recomendado uma solução de água com sabão de coco ou detergente de PH neutro, lembrando de secar com outro pano igualmente macio. Não deixe a água secar sozinha, que pode causar manchas, e evite limpar o mármore com produtos corrosivos.
Aposte no revestimento Travertino!
Bonito, nobre e atemporal, o revestimento Travertino é o revestimento perfeito para ambientes modernos e elegantes, entretanto, analisar o espaço em que a rocha será aplicada, não se esquecendo de os elementos decorativos e o uso do espaço, é vital para o seu melhor aproveitamento como um mármore de excelência para qualquer casa.
Sabendo disso, considere instalá-lo em sua casa, seja ela recém-construída ou não, ela com toda certeza ficará muito mais elegante.